OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Wagner Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230
Resumo: O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos.  
id UECE-4_c5848db1c204d46382afe6a26c5591c8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/230
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINOHistória da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos.  EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/23010.30938/bocehm.v5i14.230Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 08 - 152447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230/164Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner SoaresSousa, Ana Cláudia Gouveia de2018-11-25T20:57:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/230Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.661177Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
title OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
spellingShingle OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Oliveira, Francisco Wagner Soares
História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.
title_short OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
title_full OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
title_fullStr OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
title_full_unstemmed OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
title_sort OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
author Oliveira, Francisco Wagner Soares
author_facet Oliveira, Francisco Wagner Soares
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
author_role author
author2 Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Wagner Soares
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.
topic História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.
description O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230
10.30938/bocehm.v5i14.230
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v5i14.230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230/164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 08 - 15
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997489586176