OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230 |
Resumo: | O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos. |
id |
UECE-4_c5848db1c204d46382afe6a26c5591c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/230 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINOHistória da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos. EdUECE2018-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/23010.30938/bocehm.v5i14.230Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 08 - 152447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230/164Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner SoaresSousa, Ana Cláudia Gouveia de2018-11-25T20:57:13Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/230Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:39.661177Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
title |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
spellingShingle |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO Oliveira, Francisco Wagner Soares História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino. |
title_short |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_full |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_fullStr |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_sort |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO |
author |
Oliveira, Francisco Wagner Soares |
author_facet |
Oliveira, Francisco Wagner Soares Sousa, Ana Cláudia Gouveia de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Ana Cláudia Gouveia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Francisco Wagner Soares Sousa, Ana Cláudia Gouveia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino. |
topic |
História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino. |
description |
O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230 10.30938/bocehm.v5i14.230 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v5i14.230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 5 n. 14 (2018): Número Especial - III Seminário Cearense de História da Matemática; 08 - 15 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997489586176 |