História da educação matemática: sua importância na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330
Resumo: Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912.
id UFSC_754085bf92e0eabb9ad11196e73752e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234330
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling História da educação matemática: sua importância na formação de professoresEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaHistóriaDisponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912.Este artigo tematiza o papel da história da educação matemática na formação de professores. Coloca como questão central a ser respondida pelo texto: Como se dá a elaboração da matemática que o professor deve ensinar nas escolas? Para responder à questão, analisam-se as diferenças existentes entre ensino de matemática e educação matemática. A partir dessa análise promove-se a distinção entre duas searas distintas de pesquisa: história do ensino de matemática e história da educação matemática. O estudo utiliza como referência principal teórico-metodológica as pesquisas de André Chervel sobre história das disciplinas escolares. Como resultado do trabalho realizado, é feita a defesa de que a um dado tempo, num dado contexto social, político e cultural, as relações estabelecidas entre o campo disciplinar matemático, o campo da docência e as ciências da educação dão origem a uma dada matemática para o ensino, uma referência de trabalho para o professor que ensina matemática.Tangram2022-05-09T21:28:45Z2022-05-09T21:28:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021.2595-0967https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-09T21:28:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234330Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-09T21:28:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação matemática: sua importância na formação de professores
title História da educação matemática: sua importância na formação de professores
spellingShingle História da educação matemática: sua importância na formação de professores
Valente, Wagner Rodrigues
Ensino de Matemática
Educação Matemática
História
title_short História da educação matemática: sua importância na formação de professores
title_full História da educação matemática: sua importância na formação de professores
title_fullStr História da educação matemática: sua importância na formação de professores
title_full_unstemmed História da educação matemática: sua importância na formação de professores
title_sort História da educação matemática: sua importância na formação de professores
author Valente, Wagner Rodrigues
author_facet Valente, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Educação Matemática
História
topic Ensino de Matemática
Educação Matemática
História
description Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-09T21:28:45Z
2022-05-09T21:28:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021.
2595-0967
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330
identifier_str_mv VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021.
2595-0967
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tangram
publisher.none.fl_str_mv Tangram
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652203373625344