História da educação matemática: sua importância na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330 |
Resumo: | Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912. |
id |
UFSC_754085bf92e0eabb9ad11196e73752e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234330 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
História da educação matemática: sua importância na formação de professoresEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaHistóriaDisponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912.Este artigo tematiza o papel da história da educação matemática na formação de professores. Coloca como questão central a ser respondida pelo texto: Como se dá a elaboração da matemática que o professor deve ensinar nas escolas? Para responder à questão, analisam-se as diferenças existentes entre ensino de matemática e educação matemática. A partir dessa análise promove-se a distinção entre duas searas distintas de pesquisa: história do ensino de matemática e história da educação matemática. O estudo utiliza como referência principal teórico-metodológica as pesquisas de André Chervel sobre história das disciplinas escolares. Como resultado do trabalho realizado, é feita a defesa de que a um dado tempo, num dado contexto social, político e cultural, as relações estabelecidas entre o campo disciplinar matemático, o campo da docência e as ciências da educação dão origem a uma dada matemática para o ensino, uma referência de trabalho para o professor que ensina matemática.Tangram2022-05-09T21:28:45Z2022-05-09T21:28:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfVALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021.2595-0967https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-09T21:28:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234330Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-09T21:28:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
title |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
spellingShingle |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores Valente, Wagner Rodrigues Ensino de Matemática Educação Matemática História |
title_short |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
title_full |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
title_fullStr |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
title_full_unstemmed |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
title_sort |
História da educação matemática: sua importância na formação de professores |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Educação Matemática História |
topic |
Ensino de Matemática Educação Matemática História |
description |
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13912. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-05-09T21:28:45Z 2022-05-09T21:28:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021. 2595-0967 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330 |
identifier_str_mv |
VALENTE, Wagner Rodrigues. História da educação matemática: sua importância na formação de professores. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 151–161, 2021. 2595-0967 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Tangram |
publisher.none.fl_str_mv |
Tangram |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652203373625344 |