Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história. |
id |
UECE-4_e5a3b32c8506cba98446e685096d47af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/9906 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de ImagensNúmeros e suas relaçõesSistema de numeração decimalHistória da MatemáticaEste trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.EdUECE2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/990610.30938/bocehm.v10i29.9906Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-172447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906/9498Copyright (c) 2023 Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Wynston Anunciado Olimpiohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonhato, Igor Cardoso Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento Olimpio, Wynston Anunciado2023-08-01T00:12:12Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9906Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-08-01T00:12:12Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
title |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
spellingShingle |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens Tonhato, Igor Cardoso Números e suas relações Sistema de numeração decimal História da Matemática |
title_short |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
title_full |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
title_fullStr |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
title_full_unstemmed |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
title_sort |
Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens |
author |
Tonhato, Igor Cardoso |
author_facet |
Tonhato, Igor Cardoso Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento Olimpio, Wynston Anunciado |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento Olimpio, Wynston Anunciado |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonhato, Igor Cardoso Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento Olimpio, Wynston Anunciado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números e suas relações Sistema de numeração decimal História da Matemática |
topic |
Números e suas relações Sistema de numeração decimal História da Matemática |
description |
Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906 10.30938/bocehm.v10i29.9906 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v10i29.9906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906/9498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-17 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997016678400 |