Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonhato, Igor Cardoso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento, Olimpio, Wynston Anunciado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.
id UECE-4_e5a3b32c8506cba98446e685096d47af
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/9906
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de ImagensNúmeros e suas relaçõesSistema de numeração decimalHistória da MatemáticaEste trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.EdUECE2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/990610.30938/bocehm.v10i29.9906Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-172447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906/9498Copyright (c) 2023 Igor Cardoso Tonhato, Matheus Vieira do Nascimento Cardoso, Wynston Anunciado Olimpiohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTonhato, Igor Cardoso Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento Olimpio, Wynston Anunciado2023-08-01T00:12:12Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/9906Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-08-01T00:12:12Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
title Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
spellingShingle Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
Tonhato, Igor Cardoso
Números e suas relações
Sistema de numeração decimal
História da Matemática
title_short Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
title_full Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
title_fullStr Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
title_full_unstemmed Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
title_sort Aritmética En Margarita Philosophica: Uma proposta didática por meio do uso da História da Matemática Vinculada à Leitura de Imagens
author Tonhato, Igor Cardoso
author_facet Tonhato, Igor Cardoso
Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento
Olimpio, Wynston Anunciado
author_role author
author2 Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento
Olimpio, Wynston Anunciado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonhato, Igor Cardoso
Cardoso, Matheus Vieira do Nascimento
Olimpio, Wynston Anunciado
dc.subject.por.fl_str_mv Números e suas relações
Sistema de numeração decimal
História da Matemática
topic Números e suas relações
Sistema de numeração decimal
História da Matemática
description Este trabalho tem o objetivo de apresentar aos professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental, uma proposta didática desenvolvida a partir da leitura de uma imagem histórica: Aritmética En Margarita Philosophica. E tem por finalidade, possibilitar o desenvolvimento de conceitos e habilidades matemáticas acerca dos números. Dito isso, apresentamos um breve estudo histórico dos números, cujo desenvolvimento se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Além disso, no que tange a leitura da imagem já mencionada e sua inserção na prática pedagógica, utilizamos como referencial teórico a leitura de imagens históricas para trabalhar a História da Matemática no ensino. Acreditamos que é possível desenvolver o ensino de matemática e estabelecer relações entre os conceitos matemáticos e a história de seu desenvolvimento, e reconhecer a importância tanto dos conceitos quanto da sua história. Neste artigo, propusemos uma abordagem que visa o ensino do conceito de números, suas características e história.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906
10.30938/bocehm.v10i29.9906
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v10i29.9906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9906/9498
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 10 n. 29 (2023): BOCEHM (Fluxo Contínuo) - Mai/Ago; 01-17
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997016678400