A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sheila de Jesus Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7993
Resumo: O presente artigo, que é um recorte de uma dissertação em andamento, objetiva apresentar de forma sucinta informações parciais sobre algumas contribuições do estudioso islâmico al-Banna (1256- 1321) para a construção do pensamento científico e matemático islâmico, mais especificamente no Magrebe islâmico medieval, onde obteve ascensão em sua trajetória científica. Faremos isso seguindo os pressupostos da historiografia atualizada, que nos ajuda a olhar para a história a partir de uma cosmovisão menos eurocêntrica. Parte do pensamento desse sábio será apresentada por meio de uma de suas obras, o Rafc al-Hijab, um compilado de argumentos sobre cálculos básicos, construídos por meio de argumentos retóricos, filosóficos e poéticos. No bojo desses argumentos, procuramos apresentar também algumas potencialidades didático-pedagógicas do referido texto, tendo como suporte teórico a proposta de Luís Radford (1997). Assim, buscamos alinhar o pensamento de al-banna, o qual é conforme ao espírito da época, ao pensamento presente, partindo de uma concepção epistemológica e sociocultural.
id UECE-4_fc4697c6b50e908e38ec3f0c914feceb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7993
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-BannaHistória da MatemáticaMatemática Islâmica MedievalMatemática e EnsinoHistoriografia AtualizadaEpistemologiaO presente artigo, que é um recorte de uma dissertação em andamento, objetiva apresentar de forma sucinta informações parciais sobre algumas contribuições do estudioso islâmico al-Banna (1256- 1321) para a construção do pensamento científico e matemático islâmico, mais especificamente no Magrebe islâmico medieval, onde obteve ascensão em sua trajetória científica. Faremos isso seguindo os pressupostos da historiografia atualizada, que nos ajuda a olhar para a história a partir de uma cosmovisão menos eurocêntrica. Parte do pensamento desse sábio será apresentada por meio de uma de suas obras, o Rafc al-Hijab, um compilado de argumentos sobre cálculos básicos, construídos por meio de argumentos retóricos, filosóficos e poéticos. No bojo desses argumentos, procuramos apresentar também algumas potencialidades didático-pedagógicas do referido texto, tendo como suporte teórico a proposta de Luís Radford (1997). Assim, buscamos alinhar o pensamento de al-banna, o qual é conforme ao espírito da época, ao pensamento presente, partindo de uma concepção epistemológica e sociocultural.EdUECE2022-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/799310.30938/bocehm.v9i26.7993Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 396-4092447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7993/6932Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Sheila de Jesus Costa Oliveira, Davidson Paulo Azevedo2022-05-31T20:04:21Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7993Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:52.401209Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
title A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
spellingShingle A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
Soares, Sheila de Jesus Costa
História da Matemática
Matemática Islâmica Medieval
Matemática e Ensino
Historiografia Atualizada
Epistemologia
title_short A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
title_full A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
title_fullStr A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
title_full_unstemmed A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
title_sort A Álgebra Islâmica Magrebina no Rafc Al-Hijab De Ibn Al-Banna
author Soares, Sheila de Jesus Costa
author_facet Soares, Sheila de Jesus Costa
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
author_role author
author2 Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sheila de Jesus Costa
Oliveira, Davidson Paulo Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Matemática Islâmica Medieval
Matemática e Ensino
Historiografia Atualizada
Epistemologia
topic História da Matemática
Matemática Islâmica Medieval
Matemática e Ensino
Historiografia Atualizada
Epistemologia
description O presente artigo, que é um recorte de uma dissertação em andamento, objetiva apresentar de forma sucinta informações parciais sobre algumas contribuições do estudioso islâmico al-Banna (1256- 1321) para a construção do pensamento científico e matemático islâmico, mais especificamente no Magrebe islâmico medieval, onde obteve ascensão em sua trajetória científica. Faremos isso seguindo os pressupostos da historiografia atualizada, que nos ajuda a olhar para a história a partir de uma cosmovisão menos eurocêntrica. Parte do pensamento desse sábio será apresentada por meio de uma de suas obras, o Rafc al-Hijab, um compilado de argumentos sobre cálculos básicos, construídos por meio de argumentos retóricos, filosóficos e poéticos. No bojo desses argumentos, procuramos apresentar também algumas potencialidades didático-pedagógicas do referido texto, tendo como suporte teórico a proposta de Luís Radford (1997). Assim, buscamos alinhar o pensamento de al-banna, o qual é conforme ao espírito da época, ao pensamento presente, partindo de uma concepção epistemológica e sociocultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7993
10.30938/bocehm.v9i26.7993
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7993
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v9i26.7993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/7993/6932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 9 n. 26 (2022): Número Especial - V Seminário Cearense de História da Matemática; 396-409
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053997099515904