MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964 |
Resumo: | O presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas. |
id |
UECE-5_6e0470409fd0987e7715890d6bfcf10f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6964 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃOEnsino de GeografiaTecnologiaMediação docenteO presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas. EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 138 - 1592317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964/5860Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccess de Oliveira, João PauloMaia de Andrade de Lima, Benedita Jailma 2021-08-29T23:58:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6964RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:28.331470GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
title |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO de Oliveira, João Paulo Ensino de Geografia Tecnologia Mediação docente |
title_short |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
title_full |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
title_sort |
MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS ELEMENTOS DO PROCESSO DE MEDIAÇÃO |
author |
de Oliveira, João Paulo |
author_facet |
de Oliveira, João Paulo Maia de Andrade de Lima, Benedita Jailma |
author_role |
author |
author2 |
Maia de Andrade de Lima, Benedita Jailma |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, João Paulo Maia de Andrade de Lima, Benedita Jailma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Tecnologia Mediação docente |
topic |
Ensino de Geografia Tecnologia Mediação docente |
description |
O presente trabalho busca enfatizar sobre as possibilidades de se construir metodologias utilizando instrumentos das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como formas de auxiliar na mediação do processo da educação geográfica. Como metodologia, utilizou-se como referência a realização do trabalho de campo em uma escola na cidade de Caicó/RN e leituras sobre Ensino de Geografia, TIC e Educação. O objetivo dessa investigação é levantar questionamentos e suscitar o leitor a refletir sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino em Geografia. As discussões também ressaltam da aproximação no embate teoria/prática no trabalho do professor em Geografia. Trazemos, portanto, a discussão sobre elementos da mediação docente. Dentre os resultados, considera-se, a partir do trabalho de campo que ainda é ínfima a utilização das TIC pelos docentes. Outra questão, é que na maioria das vezes na escola em estudo, o uso desses instrumentos restringe-se a assistir vídeos de filmes e aulas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6964/5860 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 138 - 159 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1797047130291961856 |