AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407 |
Resumo: | À educação geográfica cabem muitos objetivos, dentre eles, destaca-se o de perceber a importância da transformação do espaço e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. Perceber essa dinâmica de mudança do espaço geográfico é extremamente complexo, diante das múltiplas relações e áreas de conhecimento envolvidas nesse processo. Assim o grande desafio da Geografia numa sociedade dinâmica é fazer com que o conhecimento geográfico seja um significativo instrumento para a transformação social e o educando, sendo o agente central desse processo de ensino e aprendizagem, transformando o conhecimento em ferramenta do dia-a-dia. O professor é um sujeito essencial nesse processo de aprendizagem. Para que a educação geográfica compra o seu papel, de ampliar a capacidade crítica do indivíduo em relação ao espaço, é necessário uma prática de ensino que possibilite ao futuro licenciado em geografia uma compreensão prática e teórica do ensino de geografia atual. |
id |
UFU-16_abb89054177d1d23d24cf902b9eb2539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15407 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Educação geográficamediação pedagógica prática de ensinoÀ educação geográfica cabem muitos objetivos, dentre eles, destaca-se o de perceber a importância da transformação do espaço e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. Perceber essa dinâmica de mudança do espaço geográfico é extremamente complexo, diante das múltiplas relações e áreas de conhecimento envolvidas nesse processo. Assim o grande desafio da Geografia numa sociedade dinâmica é fazer com que o conhecimento geográfico seja um significativo instrumento para a transformação social e o educando, sendo o agente central desse processo de ensino e aprendizagem, transformando o conhecimento em ferramenta do dia-a-dia. O professor é um sujeito essencial nesse processo de aprendizagem. Para que a educação geográfica compra o seu papel, de ampliar a capacidade crítica do indivíduo em relação ao espaço, é necessário uma prática de ensino que possibilite ao futuro licenciado em geografia uma compreensão prática e teórica do ensino de geografia atual. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2006-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1540710.14393/RCG71715407Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 17 (2006): Fevereiro ; 250-264Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 17 (2006): Fevereiro ; 250-264Caminhos de Geografia; v. 7 n. 17 (2006): Fevereiro ; 250-2641678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407/8705Copyright (c) 2006 Vandeir Robson da Silva Matiashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Vandeir Robson da Silva2022-11-23T12:26:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15407Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-23T12:26:18Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
title |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
spellingShingle |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA Matias, Vandeir Robson da Silva Educação geográfica mediação pedagógica prática de ensino |
title_short |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
title_full |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
title_fullStr |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
title_sort |
AS RELAÇÕES ENTRE GEOGRAFIA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA |
author |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
author_facet |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Vandeir Robson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação geográfica mediação pedagógica prática de ensino |
topic |
Educação geográfica mediação pedagógica prática de ensino |
description |
À educação geográfica cabem muitos objetivos, dentre eles, destaca-se o de perceber a importância da transformação do espaço e seu impacto no cotidiano dos cidadãos. Perceber essa dinâmica de mudança do espaço geográfico é extremamente complexo, diante das múltiplas relações e áreas de conhecimento envolvidas nesse processo. Assim o grande desafio da Geografia numa sociedade dinâmica é fazer com que o conhecimento geográfico seja um significativo instrumento para a transformação social e o educando, sendo o agente central desse processo de ensino e aprendizagem, transformando o conhecimento em ferramenta do dia-a-dia. O professor é um sujeito essencial nesse processo de aprendizagem. Para que a educação geográfica compra o seu papel, de ampliar a capacidade crítica do indivíduo em relação ao espaço, é necessário uma prática de ensino que possibilite ao futuro licenciado em geografia uma compreensão prática e teórica do ensino de geografia atual. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407 10.14393/RCG71715407 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG71715407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15407/8705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Vandeir Robson da Silva Matias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Vandeir Robson da Silva Matias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 17 (2006): Fevereiro ; 250-264 Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 17 (2006): Fevereiro ; 250-264 Caminhos de Geografia; v. 7 n. 17 (2006): Fevereiro ; 250-264 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067011857055744 |