CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Ana Claudia Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Acta Geográfica (Online)
Texto Completo: http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes.
id UFRR-3_3be64145ca4fab65c0547faa94979e11
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/4770
network_acronym_str UFRR-3
network_name_str Acta Geográfica (Online)
repository_id_str
spelling CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTESConsciênciaMediaçãoConceitosEnsino de Geografia.O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes.Universidade Federal de Roraima2018-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/477010.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 32-482177-43071980-5772reponame:Acta Geográfica (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttp://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770/2412Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICAhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSacramento, Ana Claudia Ramos2022-11-16T19:12:15Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/4770Revistahttps://revista.ufrr.br/actageoPUBhttp://revista.ufrr.br/index.php/actageo/oai||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com2177-43071980-5772opendoar:2022-11-16T19:12:15Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
title CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
spellingShingle CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
Sacramento, Ana Claudia Ramos
Consciência
Mediação
Conceitos
Ensino de Geografia.
title_short CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
title_full CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
title_fullStr CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
title_full_unstemmed CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
title_sort CONSCIÊNCIA E MEDIAÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS PELOS DOCENTES
author Sacramento, Ana Claudia Ramos
author_facet Sacramento, Ana Claudia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Ana Claudia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência
Mediação
Conceitos
Ensino de Geografia.
topic Consciência
Mediação
Conceitos
Ensino de Geografia.
description O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da consciência e da mediação dos professores de Geografia a partir dos conceitos geográficos. Este estudo é parte a tese do doutorado defendida em 2012, ao se trabalhar com sete professores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, se discutiu o processo de consciência que acontece a partir do momento no ato de ensinar a disciplina geografia e a forma como há a materialização dos conceitos e conteúdos na sala de aula. Para tanto, há um outro elemento que é fundamental na compreensão da disciplina, a mediação do conhecimento que está associada ao construir meios, maneira, modo de desenvolver estratégias que promovam a aprendizagem dos estudantes. Assim, pensar a mediação requer compreender os conceitos trabalhados pelos docentes em sala de aula e o papel deles. Como metodologia de pesquisa foi trabalhar a etnografia escolar tendo como instrumento de pesquisa neste artigo o questionário respondido pelos docentes. Os conceitos geográficos são parte da formação do estudante para a leitura de mundo, sendo assim, os resultados da pesquisa mostram a importância que os docentes estabelecem na construção de uma educação geográfica que visa a leitura dos fenômenos, fatos e conteúdos geográficos necessários para formar geograficamente os estudantes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770
10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770
url http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770
identifier_str_mv 10.18227/2177-4307.acta.v11iee.4770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4770/2412
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ACTA GEOGRÁFICA
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
dc.source.none.fl_str_mv ACTA GEOGRÁFICA; 2017: Edição Especial: Ensino de Geografia; 32-48
2177-4307
1980-5772
reponame:Acta Geográfica (Online)
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Acta Geográfica (Online)
collection Acta Geográfica (Online)
repository.name.fl_str_mv Acta Geográfica (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||actageografica@gmail.com|| rafasolufrr@gmail.com
_version_ 1789436704544784384