ENSINO DE GEOGRAFIA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: ANÁLISE SOBRE A COLEÇÃO “EXPLORANDO O ENSINO”- MEC (2004-2010)
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6903 |
Resumo: | Os diálogos e acordos internacionais sobre mudanças no clima possuem reverberações diretas em políticas públicas de muitos países. Isto faz com que se construam medidas e ações para a justificação de ideias e projetos. No Brasil, nos anos de 2008 e 2009 são apresentados o plano e a política nacional sobre as mudanças no clima, designando interposições nos âmbitos educacionais. Neste ínterim, a coleção “Explorando o Ensino” – MEC (2004-2010), criada para fomentar/auxiliar a prática de ensino do professorado, é levada pela política climática a tratar o assunto “mudanças climáticas” em caderno específico, separando-o das demais disciplinas curriculares da educação básica como a Geografia. Neste sentido, este artigo busca demonstrar como ocorre a alocação da chamada “Ciência das Alterações Climáticas” enquanto meio de ensino do clima e suas nuances, em detrimento da observação inerente pelos aportes da Geografia. Para isto, tomou-se como referência de análise os volumes 8 e 22, atinentes ao ensino de Geografia, e o volume 13, elaborado para tratar especificamente das “mudanças climáticas” na coleção “Explorando o Ensino”. Adota-se a dialética como método e o contrastar epistemológico das diferentes abordagens como metodologia de análise. Concluí-se que a formatação em volume específico do assunto “mudanças climáticas” não atingiu características interdisciplinares e distanciou a compreensão da questão pela abordagem geográfica. Isto alude que as aferições pelas categorias de análise da Geografia são secundárias no processo, devendo ser afirmados os cenários climáticos e as ações de mitigação e adaptação provindas de estudos da “Ciência das Alterações Climáticas” e seus desdobramentos propositivos. |
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