UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088 |
Resumo: | As manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação. |
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UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS A CONTRIBUTION TOWARD UNDERSTANDING THE CLIMATE CHANGE EDUCATION UNA CONTRIBUCIÓN PARA ENTENDER LA EDUCACIÓN SOBRE EL CAMBIO CLIMÁTICOEnsino-AprendizagemEmergência ClimáticaEscolaTeaching-Learning.Teaching-LearningSchoolEnseñanza-AprendizajeEmergencia ClimáticaEscuelaAs manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação. Las manifestaciones a nivel mundial sobre la emergencia climática global trajeron consigo una serie de reverberaciones y tensiones, insertando en ellas los contornos educativos, ampliando los debates sobre la llamada “Educación para el Cambio Climático” (ECC). Con el fin de arrojar luz sobre este tema, este artículo buscó sistematizar lineamientos conceptuales sobre ECC desde diferentes marcos académicos. Para ello, se utilizaron artículos científicos distribuidos a nivel mundial, con hasta 15 años de producción, que presentaban en el título los descriptores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” y que tuvo un uso recurrente por parte de sus pares, caracterizado por la cantidad de citas en el índice de Google Scholar Index. Se enumeraron 17 artículos, de los siguientes países: Canadá, Marruecos, EE.UU., Inglaterra, Brasil, Francia, Ghana, Australia, Portugal, Alemania, Finlandia, México y España. Se encuentra que la ECC se basa principalmente en las siguientes dimensiones: a) escala local; b) enfoque interdisciplinario; c) la enseñanza y el aprendizaje centrados en las acciones de los individuos; d) enseñanza y aprendizaje dirigidos a comprender las incertidumbres. Por estas razones, ECC indica un alineamiento con lo que se entiende como perspectivas neoliberales para la educación.The worldwide manifestations about the global climate emergency brought with them a series of reverberations and tensions, inserting in them the educational contours, expanding the debates on the so-called “Education for Climate Change” (CME). In order to shed light on this topic, this article sought to systematize conceptual guidelines on CME from different academic frameworks. For this, we used scientific articles distributed worldwide, with up to 15 years of production, which presented in the title the descriptors “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” and “climate change education” and that had recurrent used by peers, characterized by the number of citations in the Google Scholar index. 17 articles were listed, from the following countries: Canada, Morocco, USA, England, Brazil, France, Ghana, Australia, Portugal, Germany, Finland, Mexico and Spain. It is found that the EMC is mostly based on the following dimensions: a) local scale; b) interdisciplinary approach; c) teaching and learning focused on the actions of individuals; d) teaching and learning aimed at understanding uncertainties. For these reasons, EMC indicates an alignment with what is understood as neoliberal perspectives for education.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/708810.26568/2359-2087.2023.7088EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-212359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088/1173https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGobis Verges, João VitorLima Silva de Góis, RômuloSenra, Ronaldo2024-03-14T21:31:21Zoai:periodicos.unir.br:article/7088Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-03-14T21:31:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
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