UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobis Verges, João Vitor
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima Silva de Góis, Rômulo, Senra, Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088
Resumo: As manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação. 
id UNIR-3_80f3a10de60b922b6b50a69826a64263
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/7088
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS A CONTRIBUTION TOWARD UNDERSTANDING THE CLIMATE CHANGE EDUCATION UNA CONTRIBUCIÓN PARA ENTENDER LA EDUCACIÓN SOBRE EL CAMBIO CLIMÁTICOEnsino-AprendizagemEmergência ClimáticaEscolaTeaching-Learning.Teaching-LearningSchoolEnseñanza-AprendizajeEmergencia ClimáticaEscuelaAs manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação. Las manifestaciones a nivel mundial sobre la emergencia climática global trajeron consigo una serie de reverberaciones y tensiones, insertando en ellas los contornos educativos, ampliando los debates sobre la llamada “Educación para el Cambio Climático” (ECC). Con el fin de arrojar luz sobre este tema, este artículo buscó sistematizar lineamientos conceptuales sobre ECC desde diferentes marcos académicos. Para ello, se utilizaron artículos científicos distribuidos a nivel mundial, con hasta 15 años de producción, que presentaban en el título los descriptores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” y que tuvo un uso recurrente por parte de sus pares, caracterizado por la cantidad de citas en el índice de Google Scholar Index. Se enumeraron 17 artículos, de los siguientes países: Canadá, Marruecos, EE.UU., Inglaterra, Brasil, Francia, Ghana, Australia, Portugal, Alemania, Finlandia, México y España. Se encuentra que la ECC se basa principalmente en las siguientes dimensiones: a) escala local; b) enfoque interdisciplinario; c) la enseñanza y el aprendizaje centrados en las acciones de los individuos; d) enseñanza y aprendizaje dirigidos a comprender las incertidumbres. Por estas razones, ECC indica un alineamiento con lo que se entiende como perspectivas neoliberales para la educación.The worldwide manifestations about the global climate emergency brought with them a series of reverberations and tensions, inserting in them the educational contours, expanding the debates on the so-called “Education for Climate Change” (CME). In order to shed light on this topic, this article sought to systematize conceptual guidelines on CME from different academic frameworks. For this, we used scientific articles distributed worldwide, with up to 15 years of production, which presented in the title the descriptors “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” and “climate change education” and that had recurrent used by peers, characterized by the number of citations in the Google Scholar index. 17 articles were listed, from the following countries: Canada, Morocco, USA, England, Brazil, France, Ghana, Australia, Portugal, Germany, Finland, Mexico and Spain. It is found that the EMC is mostly based on the following dimensions: a) local scale; b) interdisciplinary approach; c) teaching and learning focused on the actions of individuals; d) teaching and learning aimed at understanding uncertainties. For these reasons, EMC indicates an alignment with what is understood as neoliberal perspectives for education.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/708810.26568/2359-2087.2023.7088EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-212359-20872359-208710.26568/educa.v10ireponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088/1173https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGobis Verges, João VitorLima Silva de Góis, RômuloSenra, Ronaldo2024-03-14T21:31:21Zoai:periodicos.unir.br:article/7088Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2024-03-14T21:31:21Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
A CONTRIBUTION TOWARD UNDERSTANDING THE CLIMATE CHANGE EDUCATION
UNA CONTRIBUCIÓN PARA ENTENDER LA EDUCACIÓN SOBRE EL CAMBIO CLIMÁTICO
title UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
spellingShingle UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Gobis Verges, João Vitor
Ensino-Aprendizagem
Emergência Climática
Escola
Teaching-Learning.
Teaching-Learning
School
Enseñanza-Aprendizaje
Emergencia Climática
Escuela
title_short UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
title_full UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
title_fullStr UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
title_full_unstemmed UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
title_sort UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENTENDIMENTO DA EDUCAÇÃO PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
author Gobis Verges, João Vitor
author_facet Gobis Verges, João Vitor
Lima Silva de Góis, Rômulo
Senra, Ronaldo
author_role author
author2 Lima Silva de Góis, Rômulo
Senra, Ronaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobis Verges, João Vitor
Lima Silva de Góis, Rômulo
Senra, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem
Emergência Climática
Escola
Teaching-Learning.
Teaching-Learning
School
Enseñanza-Aprendizaje
Emergencia Climática
Escuela
topic Ensino-Aprendizagem
Emergência Climática
Escola
Teaching-Learning.
Teaching-Learning
School
Enseñanza-Aprendizaje
Emergencia Climática
Escuela
description As manifestações mundiais sobre a emergência climática global trouxeram consigo uma série de reverberações e tensionamentos, inserindo-se neles os contornos educacionais, ampliando os debates sobre a chamada “Educação para as Mudanças Climáticas” (EMC). Para trazer luz sobre este tópico, este artigo procurou sistematizar orientações conceituais sobre a EMC a partir de diferentes referenciais acadêmicos. Para isso, utilizou-se de artigos científicos distribuídos na escala mundial, com até 15 anos de produção, que apresentavam no título os descritores “educação para as mudanças climáticas”, “educação em mudanças climáticas”, “educación para el cambio climático” e “climate change education” e possuíssem utilização recorrente por pares, caracterizada pelo número de citações no indexador Google Scholar. Foram elencados 17 artigos, oriundos dos países: Canadá, Marrocos, EUA, Inglaterra, Brasil, França, Gana, Austrália, Portugal, Alemanha, Finlândia, México e Espanha. Encontra-se que a EMC está assentada, majoritariamente, nas seguintes dimensões: a) escala local; b) enfoque interdisciplinar; c) ensino e aprendizagem voltados para as ações dos indivíduos; d) ensino e aprendizagem direcionados à compreensão de incertezas. Por esses aspectos, indica-se na EMC um alinhamento ao que se compreende como perspectivas neoliberais para a educação. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088
10.26568/2359-2087.2023.7088
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2023.7088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/7088/1173
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 10 (2023); 1-21
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v10i
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541493993472