Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593 |
Resumo: | This article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers. |
id |
UECE-6_d4beccb95c3cee6882e850156c088eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5593 |
network_acronym_str |
UECE-6 |
network_name_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docenteFormação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docenteDocênciaFormaçãoEnsino superiorDocênciaFormaçãoEnsino superiorTeachingFormationUniversity educationThis article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers.O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/559310.47149/pemo.v3i3.5593Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 3 No. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 3 n. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e3355932675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/4509https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8456https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8085Copyright (c) 2021 Mayara Alves Loiola Pacheco, Fábia Geisa Amaral Silva, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Mayara Alves Loiola Silva, Fábia Geisa AmaralRibeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa2023-03-14T18:29:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5593Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2023-03-14T18:29:26Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
title |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente Pacheco, Mayara Alves Loiola Docência Formação Ensino superior Docência Formação Ensino superior Teaching Formation University education |
title_short |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
title_full |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente |
author |
Pacheco, Mayara Alves Loiola |
author_facet |
Pacheco, Mayara Alves Loiola Silva, Fábia Geisa Amaral Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fábia Geisa Amaral Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Mayara Alves Loiola Silva, Fábia Geisa Amaral Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Formação Ensino superior Docência Formação Ensino superior Teaching Formation University education |
topic |
Docência Formação Ensino superior Docência Formação Ensino superior Teaching Formation University education |
description |
This article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593 10.47149/pemo.v3i3.5593 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593 |
identifier_str_mv |
10.47149/pemo.v3i3.5593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/4509 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8456 https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 3 No. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593 Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 3 n. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593 2675-519X reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
collection |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades |
repository.name.fl_str_mv |
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
rev.pemo@uece.br |
_version_ |
1801213153455898624 |