Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Mayara Alves Loiola
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Fábia Geisa Amaral, Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593
Resumo: This article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers.
id UECE-6_d4beccb95c3cee6882e850156c088eaf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5593
network_acronym_str UECE-6
network_name_str Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
repository_id_str
spelling Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docenteFormação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docenteDocênciaFormaçãoEnsino superiorDocênciaFormaçãoEnsino superiorTeachingFormationUniversity educationThis article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers.O referido artigo analisa a formação continuada de professores através do documento que realiza a implementação do desenvolvimento docente. Constata-se que a formação docente deve ser orientada por transformações e desafios diante da prática, já tendo início nos cursos de licenciatura, na graduação. A metodologia apresentada é a pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa documental. A pesquisa documental foi realizada no Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) da universidade pública pesquisada. Os resultados alcançados, remetem ser relevantes diante da presente pesquisa, pois a qualidade da formação continuada, deve estar pautada na reflexão e inovação, porque, é diante da formação, que o professor desenvolve sua prática, de forma a encarar os novos desafios, assegurando assim, uma formação integral do docente.EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará2021-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/559310.47149/pemo.v3i3.5593Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 3 No. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 3 n. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e3355932675-519Xreponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidadesinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporenghttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/4509https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8456https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8085Copyright (c) 2021 Mayara Alves Loiola Pacheco, Fábia Geisa Amaral Silva, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Mayara Alves Loiola Silva, Fábia Geisa AmaralRibeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa2023-03-14T18:29:26Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5593Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revpemoPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revpemo/oairev.pemo@uece.br2675-519X2675-519Xopendoar:2023-03-14T18:29:26Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
title Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
Pacheco, Mayara Alves Loiola
Docência
Formação
Ensino superior
Docência
Formação
Ensino superior
Teaching
Formation
University education
title_short Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
title_full Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
title_sort Formação de professores: contribuições do plano de desenvolvimento profissional docente
author Pacheco, Mayara Alves Loiola
author_facet Pacheco, Mayara Alves Loiola
Silva, Fábia Geisa Amaral
Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa
author_role author
author2 Silva, Fábia Geisa Amaral
Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Mayara Alves Loiola
Silva, Fábia Geisa Amaral
Ribeiro, Renata Rosa Russo Pinheiro Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Formação
Ensino superior
Docência
Formação
Ensino superior
Teaching
Formation
University education
topic Docência
Formação
Ensino superior
Docência
Formação
Ensino superior
Teaching
Formation
University education
description This article analyzes the continuing education of teachers through the document that implements the development of teachers. It shows that teacher training should be guided by transformations and challenges despite practice, beginning already in the undergraduate courses. The methodology presented is qualitative research, based on document research. The documentary research was carried out in the Teacher Professional Development Plan (PDPD) of the researched public university. The results achieved are relevant to this research because the quality of continuing education should be based on reflection and innovation because it is through training that the teacher develops his practice to face new challenges, thus ensuring a comprehensive training of teachers.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593
10.47149/pemo.v3i3.5593
url https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593
identifier_str_mv 10.47149/pemo.v3i3.5593
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/4509
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8456
https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/5593/8085
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
publisher.none.fl_str_mv EdUECE - Editora da Universidade Estadual do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Educational Practices, Memories and Oralities; Vol. 3 No. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; Vol. 3 Núm. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593
Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo; v. 3 n. 3 (2021): Práticas Educativas, Memórias e Oralidades; e335593
2675-519X
reponame:Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
collection Práticas Educativas, Memórias e Oralidades
repository.name.fl_str_mv Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv rev.pemo@uece.br
_version_ 1801213153455898624