Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josenaide
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Alves da Silva, Nataélia, Costa Santos Baptista, Geilsa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.
id UECE-9_222e7fdba9fbabb3be3ce25688081a28
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/10121
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciênciasEste trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.EdUECE2023-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121/9700Copyright (c) 2023 Josenaide Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josenaide Alves da Silva, NataéliaCosta Santos Baptista, Geilsa2023-09-11T11:55:23Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10121Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-09-11T11:55:23Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
title Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
spellingShingle Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
Silva, Josenaide
Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências
title_short Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
title_full Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
title_fullStr Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
title_sort Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
author Silva, Josenaide
author_facet Silva, Josenaide
Alves da Silva, Nataélia
Costa Santos Baptista, Geilsa
author_role author
author2 Alves da Silva, Nataélia
Costa Santos Baptista, Geilsa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josenaide
Alves da Silva, Nataélia
Costa Santos Baptista, Geilsa
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências
topic Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências
description Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121/9700
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Josenaide Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Josenaide Silva
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388624065003520