Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados. |
id |
UECE-9_222e7fdba9fbabb3be3ce25688081a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/10121 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciênciasEste trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados.EdUECE2023-09-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121/9700Copyright (c) 2023 Josenaide Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Josenaide Alves da Silva, NataéliaCosta Santos Baptista, Geilsa2023-09-11T11:55:23Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10121Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-09-11T11:55:23Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
title |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências Silva, Josenaide Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências |
title_short |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
title_full |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
title_sort |
Desenvolvimento profissional no Facebook sensível à diversidade cultural: : Formação de futuros professores de ciências |
author |
Silva, Josenaide |
author_facet |
Silva, Josenaide Alves da Silva, Nataélia Costa Santos Baptista, Geilsa |
author_role |
author |
author2 |
Alves da Silva, Nataélia Costa Santos Baptista, Geilsa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josenaide Alves da Silva, Nataélia Costa Santos Baptista, Geilsa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências |
topic |
Tecnologia, Facebook, Desenvolvimento profissional, Diversidade cultural, Formação inicial de professores de ciências |
description |
Este trabalho tem como objetivo identificar as contribuições do desenvolvimento profissional do professor para a formação inicial de futuros professores de ciências através do uso do Facebook sensível à diversidade cultural. A participante do estudo trabalhou como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), localizado em Senhor do Bonfim-BA. Foi utilizada pesquisa qualitativa, baseada na autobiografia e narrativas de uma professora, tendo como referência a Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados no diário de campo. Os resultados indicam que a professora afirma que se atualizou por meio do uso do Facebook, influenciando na melhoria do ensino na formação inicial de futuros professores de ciências, considerando a diversidade cultural. Conclui-se que a profissionalização docente permite o professor ampliar conhecimentos sobre os ambientes virtuais de aprendizagem para realizar educação com significados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10121/9700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Josenaide Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Josenaide Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 3 n. 3 (2023): RevCCC 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388624065003520 |