Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681 |
Resumo: | O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais. |
id |
UECE-9_476833f32153b59d754b7b2dcaf8e8e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5681 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos IniciaisEstágio CurricularEnsino RemotoAprendizagensDesafiosO ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.EdUECE2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681/5002Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Zacarias, Edivânia Barbosa, Rozilda Pereira2023-05-04T13:32:36Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5681Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:36Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
title |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
spellingShingle |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais Oliveira Zacarias, Edivânia Estágio Curricular Ensino Remoto Aprendizagens Desafios |
title_short |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
title_full |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
title_fullStr |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
title_full_unstemmed |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
title_sort |
Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais |
author |
Oliveira Zacarias, Edivânia |
author_facet |
Oliveira Zacarias, Edivânia Barbosa, Rozilda Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Rozilda Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Zacarias, Edivânia Barbosa, Rozilda Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Curricular Ensino Remoto Aprendizagens Desafios |
topic |
Estágio Curricular Ensino Remoto Aprendizagens Desafios |
description |
O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681/5002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623763013632 |