Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Zacarias, Edivânia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Rozilda Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681
Resumo: O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.
id UECE-9_476833f32153b59d754b7b2dcaf8e8e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5681
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos IniciaisEstágio CurricularEnsino RemotoAprendizagensDesafiosO ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.EdUECE2021-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681/5002Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira Zacarias, Edivânia Barbosa, Rozilda Pereira2023-05-04T13:32:36Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5681Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:36Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
title Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
spellingShingle Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
Oliveira Zacarias, Edivânia
Estágio Curricular
Ensino Remoto
Aprendizagens
Desafios
title_short Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
title_full Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
title_fullStr Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
title_full_unstemmed Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
title_sort Estágio Curricular em Tempos de Pandemia:: Aprendizagens e Desafios no Ensino Remoto nos Anos Iniciais
author Oliveira Zacarias, Edivânia
author_facet Oliveira Zacarias, Edivânia
Barbosa, Rozilda Pereira
author_role author
author2 Barbosa, Rozilda Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Zacarias, Edivânia
Barbosa, Rozilda Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
Ensino Remoto
Aprendizagens
Desafios
topic Estágio Curricular
Ensino Remoto
Aprendizagens
Desafios
description O ensino remoto foi adotada com urgência no âmbito educacional brasileiro no período pandêmico, a pressa na efetivação inviabiliza um adequado planejamento que considere as especificidades das diferentes etapas de ensino, a realidade social e econômica dos sujeitos que integram o sistema educacional, sobretudo as crianças, as quais se encontram em processo de desenvolvimento e experimentando a educação formal. O artigo objetiva refletir sobre os impactos da modalidade remota nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular III. Os resultados encontrados evidenciam as conclusões: ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas respeitando o distanciamento social, porém, agrava a qualidade do ensino e ressalta as divergências sociais, em razão de não dispor das ferramentas necessárias para todos estudantes, engendrando dificuldades cotidianas e desafios futuros para o sistema educacional no que concerne a garantia do ensino-aprendizagem e minimização dos prejuízos educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5681/5002
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Edivânia Oliveira Zacarias, Rozilda Pereira Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623763013632