Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Damiao Sampaio de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Victor Moreira de, Lima, Joan Petrus Oliveira, Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442
Resumo: O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.
id UECE-9_4b0d7d542c59557ba2b599b998ca4afa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/10442
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em QuímicaEnsino de QuímicaEstágio SupervisionadoInterações VerbaisO objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.EdUECE2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTexteTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442Conexão ComCiência; v. 3 n. 2 (2023): RevCCC - Dossiê - Tecnologia e Educação2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442/9087Copyright (c) 2023 Damiao Sampaio de Sousa, Victor Moreira de Oliveira, Joan Petrus Oliveira Lima, Francisco Ranulfo Freitas Martins Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Damiao Sampaio deOliveira, Victor Moreira deLima, Joan Petrus OliveiraJunior, Francisco Ranulfo Freitas Martins2023-05-05T10:35:02Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10442Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-05T10:35:02Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
title Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
spellingShingle Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
Sousa, Damiao Sampaio de
Ensino de Química
Estágio Supervisionado
Interações Verbais
title_short Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
title_full Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
title_fullStr Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
title_full_unstemmed Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
title_sort Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
author Sousa, Damiao Sampaio de
author_facet Sousa, Damiao Sampaio de
Oliveira, Victor Moreira de
Lima, Joan Petrus Oliveira
Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins
author_role author
author2 Oliveira, Victor Moreira de
Lima, Joan Petrus Oliveira
Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Damiao Sampaio de
Oliveira, Victor Moreira de
Lima, Joan Petrus Oliveira
Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Estágio Supervisionado
Interações Verbais
topic Ensino de Química
Estágio Supervisionado
Interações Verbais
description O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texte
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442/9087
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 3 n. 2 (2023): RevCCC - Dossiê - Tecnologia e Educação
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388624073392128