Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno. |
id |
UECE-9_4b0d7d542c59557ba2b599b998ca4afa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/10442 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em QuímicaEnsino de QuímicaEstágio SupervisionadoInterações VerbaisO objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno.EdUECE2023-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTexteTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442Conexão ComCiência; v. 3 n. 2 (2023): RevCCC - Dossiê - Tecnologia e Educação2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442/9087Copyright (c) 2023 Damiao Sampaio de Sousa, Victor Moreira de Oliveira, Joan Petrus Oliveira Lima, Francisco Ranulfo Freitas Martins Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Damiao Sampaio deOliveira, Victor Moreira deLima, Joan Petrus OliveiraJunior, Francisco Ranulfo Freitas Martins2023-05-05T10:35:02Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/10442Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-05T10:35:02Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
title |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
spellingShingle |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química Sousa, Damiao Sampaio de Ensino de Química Estágio Supervisionado Interações Verbais |
title_short |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
title_full |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
title_fullStr |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
title_full_unstemmed |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
title_sort |
Notas observacionais sobre um estágio supervisionado em Química |
author |
Sousa, Damiao Sampaio de |
author_facet |
Sousa, Damiao Sampaio de Oliveira, Victor Moreira de Lima, Joan Petrus Oliveira Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Victor Moreira de Lima, Joan Petrus Oliveira Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Damiao Sampaio de Oliveira, Victor Moreira de Lima, Joan Petrus Oliveira Junior, Francisco Ranulfo Freitas Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Estágio Supervisionado Interações Verbais |
topic |
Ensino de Química Estágio Supervisionado Interações Verbais |
description |
O objetivo do trabalho é compreender como se deu o estágio de observação de licenciandos em Química com base em interações verbais provenientes do contexto de sala de aula, entre professor e aluno da educação básica, na abordagem de conteúdos de equilíbrio químico. Após análise de diferentes práticas docentes, foram verificadas algumas interações humanas fomentadas em diálogo, perspectivando compreendê-las como facilitadoras do ensino e da aprendizagem. Os relatos encontrados indicam ser necessário que o professor-supervisor de estágio reflita sobre sua prática, buscando selecionar metodologias ativas de ensino como suporte da docência, a exemplo do uso pedagógico do celular, pois este tipo de tecnologia está sendo usada indiscriminadamente pelo aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texte Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/10442/9087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 3 n. 2 (2023): RevCCC - Dossiê - Tecnologia e Educação 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388624073392128 |