O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações. |
id |
UFAC-2_42a14e783c3643d4f0424fe8ecadaab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6331 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕESEstágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de QuímicaEste artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/633110.29327/268346.7.17-12Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-1832526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331/4374Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Mayara da Silva dos Santos , Lucélia Rodrigues Coelho, Euricleia2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6331Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
title |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
spellingShingle |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES Pacheco, Mayara da Silva Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química |
title_short |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
title_full |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
title_fullStr |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
title_sort |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES |
author |
Pacheco, Mayara da Silva |
author_facet |
Pacheco, Mayara da Silva dos Santos , Lucélia Rodrigues Coelho, Euricleia |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos , Lucélia Rodrigues Coelho, Euricleia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pacheco, Mayara da Silva dos Santos , Lucélia Rodrigues Coelho, Euricleia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química |
topic |
Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331 10.29327/268346.7.17-12 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331/4374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 166-183 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221640159232 |