Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129 |
Resumo: | Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas. |
id |
UECE-9_812dbbda8d719c0f225d8bd353eae826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6129 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de ProfessoresResidência PedagógicaFormação DocenteTeoria e PráticaEste programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.EdUECE2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129/6003Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Santana, Francisco WelesonRodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa 2023-05-04T13:32:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6129Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:37Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
title |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
spellingShingle |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores Pereira Santana, Francisco Weleson Residência Pedagógica Formação Docente Teoria e Prática |
title_short |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
title_full |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
title_fullStr |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
title_sort |
Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores |
author |
Pereira Santana, Francisco Weleson |
author_facet |
Pereira Santana, Francisco Weleson Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Santana, Francisco Weleson Rodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica Formação Docente Teoria e Prática |
topic |
Residência Pedagógica Formação Docente Teoria e Prática |
description |
Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129/6003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623779790848 |