Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Santana, Francisco Weleson
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues da Silva , Ana Lúcia, Miranda, José Roberto de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129
Resumo: Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.
id UECE-9_812dbbda8d719c0f225d8bd353eae826
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6129
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de ProfessoresResidência PedagógicaFormação DocenteTeoria e PráticaEste programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.EdUECE2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129/6003Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira Santana, Francisco WelesonRodrigues da Silva , Ana Lúcia Miranda, José Roberto de Sousa 2023-05-04T13:32:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6129Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:37Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
title Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
spellingShingle Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
Pereira Santana, Francisco Weleson
Residência Pedagógica
Formação Docente
Teoria e Prática
title_short Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
title_full Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
title_fullStr Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
title_full_unstemmed Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
title_sort Relato sobre o Programa Institucional Residência Pedagógica (PIRP): sua importância na Formação de Professores
author Pereira Santana, Francisco Weleson
author_facet Pereira Santana, Francisco Weleson
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
author_role author
author2 Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Santana, Francisco Weleson
Rodrigues da Silva , Ana Lúcia
Miranda, José Roberto de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Formação Docente
Teoria e Prática
topic Residência Pedagógica
Formação Docente
Teoria e Prática
description Este programa tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, incentivando a imersão do licenciando nos contextos escolares da Educação Básica. Desta forma, este relato tem como objetivo apresentar as experiências adquiridas no módulo 1 do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP) do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Devido ao contexto de pandemia gerada pela covid-19, todas as atividades desenvolvidas ocorreram de forma remota via Google Meet, Google Classroom e Youtube. Por meio da participação neste programa foi perceptível a essencialidade que a relação teoria e prática têm na vida do futuro docente, além da importância do fortalecimento dos laços entre a universidade e o ensino básico, promovendo uma formação crítica-reflexiva e autonomia aos estudantes mediante a fundamentação teórica e as experiências práticas vivenciadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/6129/6003
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Francisco Weleson Pereira Santana, Ana Lúcia , José Roberto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623779790848