Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Talita de Mesquita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: OLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE, Oliveira, Ana Paula da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896
Resumo: Esse artigo é fruto de um trabalho monográfico em que se buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, na visão de estudantes bolsistas ID que participaram, no período de 2014 a 2018, do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) licenciandos, cujos dados foram coletados através de um questionário composto por 7 (sete) perguntas abertas e analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Verificou-se que, na visão dos futuros professores participantes da pesquisa, as atividades que contemplaram Educação em Sexualidade e Natureza da Ciência contribuíram para preencher uma lacuna formativa, tendo em vista que tais temas ainda não haviam sido abordados nas disciplinas do curso e que sua inserção no cotidiano escolar e vivência da prática pedagógica na escola foram essenciais para constituir sua identidade docente.
id UECE-9_97d7d2c307325b46505f023ab9ae4200
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4896
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docênciaFormação Inicial DocenteEnsino de BiologiaIdentidade DocenteEsse artigo é fruto de um trabalho monográfico em que se buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, na visão de estudantes bolsistas ID que participaram, no período de 2014 a 2018, do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) licenciandos, cujos dados foram coletados através de um questionário composto por 7 (sete) perguntas abertas e analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Verificou-se que, na visão dos futuros professores participantes da pesquisa, as atividades que contemplaram Educação em Sexualidade e Natureza da Ciência contribuíram para preencher uma lacuna formativa, tendo em vista que tais temas ainda não haviam sido abordados nas disciplinas do curso e que sua inserção no cotidiano escolar e vivência da prática pedagógica na escola foram essenciais para constituir sua identidade docente.EdUECE2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 282763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896/3978Copyright (c) 2021 Talita de Mesquita Carneiro, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE OLIVEIRA, Ana Paula da Silva Oliveira, Srahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Talita de MesquitaOLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR AMORIM DEOliveira, Ana Paula da Silva2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4896Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
title Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
spellingShingle Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
Carneiro, Talita de Mesquita
Formação Inicial Docente
Ensino de Biologia
Identidade Docente
title_short Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
title_full Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
title_fullStr Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
title_full_unstemmed Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
title_sort Conhecer e exercer a docência a partir das ações do PIBID-Bio/FACEDI-UECE na visão de ex-bolsistas de iniciação à docência
author Carneiro, Talita de Mesquita
author_facet Carneiro, Talita de Mesquita
OLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE
Oliveira, Ana Paula da Silva
author_role author
author2 OLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE
Oliveira, Ana Paula da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Talita de Mesquita
OLIVEIRA, MÁRIO CÉZAR AMORIM DE
Oliveira, Ana Paula da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial Docente
Ensino de Biologia
Identidade Docente
topic Formação Inicial Docente
Ensino de Biologia
Identidade Docente
description Esse artigo é fruto de um trabalho monográfico em que se buscou compreender as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial docente, na visão de estudantes bolsistas ID que participaram, no período de 2014 a 2018, do subprojeto PIBID-Bio/FACEDI-UECE. Caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 14 (quatorze) licenciandos, cujos dados foram coletados através de um questionário composto por 7 (sete) perguntas abertas e analisados a partir da metodologia de Análise de Conteúdo. Verificou-se que, na visão dos futuros professores participantes da pesquisa, as atividades que contemplaram Educação em Sexualidade e Natureza da Ciência contribuíram para preencher uma lacuna formativa, tendo em vista que tais temas ainda não haviam sido abordados nas disciplinas do curso e que sua inserção no cotidiano escolar e vivência da prática pedagógica na escola foram essenciais para constituir sua identidade docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4896/3978
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 28
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623692759040