FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardes Santos, Gabriel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dourado Silva, Michelle, Alves de Oliveira, Sandra, Alves de Oliveira Reis, Sônia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação do Vale do São Francisco
Texto Completo: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367
Resumo: Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e as reflexões vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de modo a evidenciar como as ações desenvolvidas pelas professoras supervisoras, através de intervenções e mediações, contribuem para a formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano escolar. Para conduzir este estudo, foi delineada a seguinte indagação: quais as inferências das professoras coformadoras para a formação inicial docente na perspectiva da parceria universidade-escola básica? Optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando a observação em sala de aula e questionários com questões abertas. Após o período de imersão na sala de aula da educação básica, foram entregues questionários a 12 professoras coformadoras das escolas parceiras: Escola Municipal Dr. Beneval de Castro Boa Sorte, localizada no Bairro BNH e a Escola Municipal Emília Mila de Castro, situada no Bairro Aeroporto Velho, ambas na cidade de Guanambi-Bahia. Os bolsistas de ID (Edital Pibid nº 07/2018) desenvolveram as atividades do Pibid em turmas de educação infantil (pré-escola) e anos iniciais do ensino fundamental.  Os resultados apontam que o Pibid se constitui um espaço de aprendizados importantes inerentes à formação inicial de professores, por possibilitar a aproximação e a parceria entre a universidade e a educação básica, viabilizada por discussões, problematizações e exercício do trabalho docente sob orientação e na companhia constante da professora coformadora da escola de educação básica que ensina os bolsistas de iniciação à docência a serem professores(as).
id UNIVASF-1_2acfe5ec751d20aea183f96b10ff67ed
oai_identifier_str oai:periodicos.univasf.edu.br:article/1367
network_acronym_str UNIVASF-1
network_name_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORASIniciação à docênciaProfessoras coformadorasTrabalho docenteUniversidadeEducação Básica.Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e as reflexões vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de modo a evidenciar como as ações desenvolvidas pelas professoras supervisoras, através de intervenções e mediações, contribuem para a formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano escolar. Para conduzir este estudo, foi delineada a seguinte indagação: quais as inferências das professoras coformadoras para a formação inicial docente na perspectiva da parceria universidade-escola básica? Optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando a observação em sala de aula e questionários com questões abertas. Após o período de imersão na sala de aula da educação básica, foram entregues questionários a 12 professoras coformadoras das escolas parceiras: Escola Municipal Dr. Beneval de Castro Boa Sorte, localizada no Bairro BNH e a Escola Municipal Emília Mila de Castro, situada no Bairro Aeroporto Velho, ambas na cidade de Guanambi-Bahia. Os bolsistas de ID (Edital Pibid nº 07/2018) desenvolveram as atividades do Pibid em turmas de educação infantil (pré-escola) e anos iniciais do ensino fundamental.  Os resultados apontam que o Pibid se constitui um espaço de aprendizados importantes inerentes à formação inicial de professores, por possibilitar a aproximação e a parceria entre a universidade e a educação básica, viabilizada por discussões, problematizações e exercício do trabalho docente sob orientação e na companhia constante da professora coformadora da escola de educação básica que ensina os bolsistas de iniciação à docência a serem professores(as).Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 245-2672177-8183reponame:Revista de Educação do Vale do São Franciscoinstname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)instacron:UNIVASFporhttps://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367/929Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Franciscohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNardes Santos, Gabriel Dourado Silva, Michelle Alves de Oliveira, Sandra Alves de Oliveira Reis, Sônia Maria2020-12-27T12:20:57Zoai:periodicos.univasf.edu.br:article/1367Revistahttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/PUBhttp://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/oaimribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br2177-81832177-8183opendoar:2020-12-27T12:20:57Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
Nardes Santos, Gabriel
Iniciação à docência
Professoras coformadoras
Trabalho docente
Universidade
Educação Básica.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID: INFERÊNCIAS ENTRE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E PROFESSORAS COFORMADORAS
author Nardes Santos, Gabriel
author_facet Nardes Santos, Gabriel
Dourado Silva, Michelle
Alves de Oliveira, Sandra
Alves de Oliveira Reis, Sônia Maria
author_role author
author2 Dourado Silva, Michelle
Alves de Oliveira, Sandra
Alves de Oliveira Reis, Sônia Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardes Santos, Gabriel
Dourado Silva, Michelle
Alves de Oliveira, Sandra
Alves de Oliveira Reis, Sônia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à docência
Professoras coformadoras
Trabalho docente
Universidade
Educação Básica.
topic Iniciação à docência
Professoras coformadoras
Trabalho docente
Universidade
Educação Básica.
description Este artigo tem como objetivo compartilhar as experiências e as reflexões vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de modo a evidenciar como as ações desenvolvidas pelas professoras supervisoras, através de intervenções e mediações, contribuem para a formação inicial dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID). O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação que visa proporcionar aos estudantes de cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano escolar. Para conduzir este estudo, foi delineada a seguinte indagação: quais as inferências das professoras coformadoras para a formação inicial docente na perspectiva da parceria universidade-escola básica? Optou-se por uma metodologia qualitativa, utilizando a observação em sala de aula e questionários com questões abertas. Após o período de imersão na sala de aula da educação básica, foram entregues questionários a 12 professoras coformadoras das escolas parceiras: Escola Municipal Dr. Beneval de Castro Boa Sorte, localizada no Bairro BNH e a Escola Municipal Emília Mila de Castro, situada no Bairro Aeroporto Velho, ambas na cidade de Guanambi-Bahia. Os bolsistas de ID (Edital Pibid nº 07/2018) desenvolveram as atividades do Pibid em turmas de educação infantil (pré-escola) e anos iniciais do ensino fundamental.  Os resultados apontam que o Pibid se constitui um espaço de aprendizados importantes inerentes à formação inicial de professores, por possibilitar a aproximação e a parceria entre a universidade e a educação básica, viabilizada por discussões, problematizações e exercício do trabalho docente sob orientação e na companhia constante da professora coformadora da escola de educação básica que ensina os bolsistas de iniciação à docência a serem professores(as).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367
url https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1367/929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco; v. 10 n. 23 (2020): Edição Regular e Dossiê "Pibid: contribuições e desafios à formação de professores no Semiárido Brasileiro”; 245-267
2177-8183
reponame:Revista de Educação do Vale do São Francisco
instname:Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron:UNIVASF
instname_str Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
instacron_str UNIVASF
institution UNIVASF
reponame_str Revista de Educação do Vale do São Francisco
collection Revista de Educação do Vale do São Francisco
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação do Vale do São Francisco - Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
repository.mail.fl_str_mv mribeiro27@gmail.com||venancio.santana@univasf.edu.br
_version_ 1800220489114714112