A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153 |
Resumo: | A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores. |
id |
UECE-9_b0f970d18c76a9e096533ed77b2b21c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8153 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanholaTempoCentro de Línguas e Desenvolvimento de ProfessoresExtensão UniversitáriaFormação inicial de professoresLíngua espanholaA organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.EdUECE2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153/7158Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende Junior, Edson Luis2023-05-04T13:32:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8153Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:44Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
title |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
spellingShingle |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola Rezende Junior, Edson Luis Tempo Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores Extensão Universitária Formação inicial de professores Língua espanhola |
title_short |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
title_full |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
title_fullStr |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
title_full_unstemmed |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
title_sort |
A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola |
author |
Rezende Junior, Edson Luis |
author_facet |
Rezende Junior, Edson Luis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Junior, Edson Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tempo Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores Extensão Universitária Formação inicial de professores Língua espanhola |
topic |
Tempo Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores Extensão Universitária Formação inicial de professores Língua espanhola |
description |
A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153/7158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Junior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022) 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623864725504 |