A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Junior, Edson Luis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153
Resumo: A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.
id UECE-9_b0f970d18c76a9e096533ed77b2b21c8
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8153
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanholaTempoCentro de Línguas e Desenvolvimento de ProfessoresExtensão UniversitáriaFormação inicial de professoresLíngua espanholaA organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.EdUECE2022-10-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153/7158Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRezende Junior, Edson Luis2023-05-04T13:32:44Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8153Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:44Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
title A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
spellingShingle A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
Rezende Junior, Edson Luis
Tempo
Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores
Extensão Universitária
Formação inicial de professores
Língua espanhola
title_short A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
title_full A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
title_fullStr A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
title_full_unstemmed A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
title_sort A categoria ‘tempo’ no Centro de Línguas da UNESP/Assis: reflexões sobre a formação inicial de professores de língua espanhola
author Rezende Junior, Edson Luis
author_facet Rezende Junior, Edson Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende Junior, Edson Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo
Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores
Extensão Universitária
Formação inicial de professores
Língua espanhola
topic Tempo
Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores
Extensão Universitária
Formação inicial de professores
Língua espanhola
description A organização do tempo na atualidade tem se tornado essencial para o cumprimento de diferentes atividades, principalmente, as dedicadas à formação inicial de professores por parte dos docentes universitários. Pensando nisso, objetivamos compreender os efeitos da categoria tempo para a formação inicial de professores de língua espanhola no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores da UNESP/Assis. Assim, a partir da abordagem qualitativa utilizamos como instrumento de coleta de dados duas entrevistas realizadas com as professoras supervisoras da área de espanhol do referido projeto. Os resultados indicam que: (a) o tempo histórico e cronológico do projeto afetam a organização, a seleção de metodologias e das atividades a serem realizadas em aula; (b) o conceito de tempo está vinculado à importância dada ao projeto e ao desenvolvimento de pesquisas científicas; e (c) as reuniões pedagógicas desenvolvidas com os alunos-professores funcionam como um espaço-tempo privilegiado para a formação inicial de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8153/7158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Edson Luis Rezende Junior
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623864725504