Por uma ontologia do presente na educação brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906
Resumo: A análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea.
id UECE-9_e0f59cbcab192cd36881c0c606563359
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4906
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Por uma ontologia do presente na educação brasileiraEducaçãoOntologia do PresenteFoucaultA análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC); 1 - 112763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906/4010Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZILhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4906Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma ontologia do presente na educação brasileira
title Por uma ontologia do presente na educação brasileira
spellingShingle Por uma ontologia do presente na educação brasileira
BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE
Educação
Ontologia do Presente
Foucault
title_short Por uma ontologia do presente na educação brasileira
title_full Por uma ontologia do presente na educação brasileira
title_fullStr Por uma ontologia do presente na educação brasileira
title_full_unstemmed Por uma ontologia do presente na educação brasileira
title_sort Por uma ontologia do presente na educação brasileira
author BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE
author_facet BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ontologia do Presente
Foucault
topic Educação
Ontologia do Presente
Foucault
description A análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906/4010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC); 1 - 11
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623694856192