Por uma ontologia do presente na educação brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906 |
Resumo: | A análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea. |
id |
UECE-9_e0f59cbcab192cd36881c0c606563359 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/4906 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Por uma ontologia do presente na educação brasileiraEducaçãoOntologia do PresenteFoucaultA análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea.EdUECE2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC); 1 - 112763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906/4010Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZILhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4906Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
title |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
spellingShingle |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE Educação Ontologia do Presente Foucault |
title_short |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
title_full |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
title_fullStr |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
title_full_unstemmed |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
title_sort |
Por uma ontologia do presente na educação brasileira |
author |
BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE |
author_facet |
BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAZIL, VICENTE THIAGO FREIRE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ontologia do Presente Foucault |
topic |
Educação Ontologia do Presente Foucault |
description |
A análise do complexo contexto político-educacional que se implementa no Brasil contemporâneo é o objetivo geral do presente artigo, o qual pretende ainda demonstrar a importância de importante questões as quais estão todas imbricadas num só feixe central de problemas que derivam da atual realidade histórica. Estas são algumas destas inquietações: O que nos faz ser o que somos hoje? O que nos faz pensar como o fazemos na atualidade? Porque assumimos, hoje, determinados discursos coletivamente constituídos como pessoalmente nossos? A partir do conjunto de obras de Michel Foucault que abordam a ética – como cuidado de si – e a política – como governo dos outros –, realizar-se-á uma investigação arqueogenealógica com o intuito de discutir as possibilidades que dispomos, no campo educacional, para constituirmo-nos como sujeitos livres, criativos e autônomos, ante o maquinário de vigilância, poder e dessubjetivação que se nos impõe na sociedade contemporânea. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4906/4010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 VICENTE THIAGO FREIRE BRAZIL https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 2 (2021): Conexão ComCiência (RevCCC); 1 - 11 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623694856192 |