O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560 |
Resumo: | No isolamento social causado pela pandemia, o ensino infantil passou a ser desenvolvido por meio de atividades remotas conforme a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo desse estudo é propor uma reflexão acerca do silenciamento da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19 partindo da compreensão de que com o fechamento das instituições escolares, os professores precisaram desenvolver práticas pedagógicas que garantissem o contato da criança com a escola. Esta pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um formulário on-line produzido no Google Forms e divulgada nas redes sociais para a coleta dos dados. Os participantes do estudo são professores de crianças de 0 a 5 anos, que atuam em diversas cidades brasileiras em escolas públicas e privadas. As discussões apresentadas, apontam que a Educação Infantil é silenciada quando o ensino não presencial é proposto a partir de um pressuposto de normalidade, desconsiderando a realidade de vulnerabilidade social e econômica em que vivem as crianças matriculadas em escolas públicas e as condições formativas e de estrutura tecnológicas dos docentes. |
id |
UECE-9_e1f10a3fbbe8f640412ca6c7d2fbf69c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/7560 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19Educação Infantil; Ensino remoto; Silenciamento.No isolamento social causado pela pandemia, o ensino infantil passou a ser desenvolvido por meio de atividades remotas conforme a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo desse estudo é propor uma reflexão acerca do silenciamento da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19 partindo da compreensão de que com o fechamento das instituições escolares, os professores precisaram desenvolver práticas pedagógicas que garantissem o contato da criança com a escola. Esta pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um formulário on-line produzido no Google Forms e divulgada nas redes sociais para a coleta dos dados. Os participantes do estudo são professores de crianças de 0 a 5 anos, que atuam em diversas cidades brasileiras em escolas públicas e privadas. As discussões apresentadas, apontam que a Educação Infantil é silenciada quando o ensino não presencial é proposto a partir de um pressuposto de normalidade, desconsiderando a realidade de vulnerabilidade social e econômica em que vivem as crianças matriculadas em escolas públicas e as condições formativas e de estrutura tecnológicas dos docentes. EdUECE2022-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560Conexão ComCiência; v. 2 n. 1 (2022): v.2 n.1 (2022) RevCCC2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560/6891Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOShttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS2023-05-04T13:32:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7560Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:40Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
title |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
spellingShingle |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS Educação Infantil; Ensino remoto; Silenciamento. |
title_short |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
title_full |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
title_fullStr |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
title_full_unstemmed |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
title_sort |
O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19 |
author |
SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS |
author_facet |
SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil; Ensino remoto; Silenciamento. |
topic |
Educação Infantil; Ensino remoto; Silenciamento. |
description |
No isolamento social causado pela pandemia, o ensino infantil passou a ser desenvolvido por meio de atividades remotas conforme a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo desse estudo é propor uma reflexão acerca do silenciamento da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19 partindo da compreensão de que com o fechamento das instituições escolares, os professores precisaram desenvolver práticas pedagógicas que garantissem o contato da criança com a escola. Esta pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um formulário on-line produzido no Google Forms e divulgada nas redes sociais para a coleta dos dados. Os participantes do estudo são professores de crianças de 0 a 5 anos, que atuam em diversas cidades brasileiras em escolas públicas e privadas. As discussões apresentadas, apontam que a Educação Infantil é silenciada quando o ensino não presencial é proposto a partir de um pressuposto de normalidade, desconsiderando a realidade de vulnerabilidade social e econômica em que vivem as crianças matriculadas em escolas públicas e as condições formativas e de estrutura tecnológicas dos docentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560/6891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS SANTOS https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 2 n. 1 (2022): v.2 n.1 (2022) RevCCC 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623819636736 |