O silenciamento da educação infantil na pandemia da covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA DOS
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7560
Resumo: No isolamento social causado pela pandemia, o ensino infantil passou a ser desenvolvido por meio de atividades remotas conforme a orientação do Conselho Nacional de Educação (CNE). O objetivo desse estudo é propor uma reflexão acerca do silenciamento da Educação Infantil na Pandemia da COVID-19 partindo da compreensão de que com o fechamento das instituições escolares, os professores precisaram desenvolver práticas pedagógicas que garantissem o contato da criança com a escola. Esta pesquisa é descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um formulário on-line produzido no Google Forms e divulgada nas redes sociais para a coleta dos dados. Os participantes do estudo são professores de crianças de 0 a 5 anos, que atuam em diversas cidades brasileiras em escolas públicas e privadas. As discussões apresentadas, apontam que a Educação Infantil é silenciada quando o ensino não presencial é proposto a partir de um pressuposto de normalidade, desconsiderando a realidade de vulnerabilidade social e econômica em que vivem as crianças matriculadas em escolas públicas e as condições formativas e de estrutura tecnológicas dos docentes.    
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