Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Melina Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/99
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas:  primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.
id UEFS-1_1520ae5de8250e1a807759bcc441e0db
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/5806
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anosO presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas:  primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/9910.13102/cl.v21i2.5806A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 99-1142594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/99/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Melina CarvalhoGoulart, Ilsa do Carmo Vieira2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5806Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
spellingShingle Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
Botelho, Melina Carvalho
title_short Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_full Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_fullStr Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_full_unstemmed Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_sort Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
author Botelho, Melina Carvalho
author_facet Botelho, Melina Carvalho
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_role author
author2 Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Melina Carvalho
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
description O presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas:  primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/99
10.13102/cl.v21i2.5806
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/99
identifier_str_mv 10.13102/cl.v21i2.5806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/99/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 99-114
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161139912704