Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho, Melina Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970
Resumo: The present study aims to identify the impressions that the activities of literary reading and storytelling provoke in the child, the purpose of analyzing the understanding and relationships constructed between literary reading, narrative art and affection. This is a qualitative approach research, carried out through an action research, based on the application of activities of literary reading and storytelling, with children aged 4 and 5 years, from a class of early childhood education of a school of private educational network, from a city of Campo das Vertentes, MG. The activities consisted of 3 distinct proposals: first, when the teacher tells a story to her student, second when reading the story of a book and third when a book of images read together. each reading activity, conversations were held with the children, about their impressions about the activity of literary reading and storytelling. analysis of children's statements based on the studies of Sisto (2001, 2007), (2004) on storytelling in Cosson's studies (2016), on reading literary studies by Wallon (1999) with the conception of affectivity. The initial observations indicate that reading happens from emotions, showing that children who have contact with narratives enhance imagination, creativity and the ability to discern and criticize.
id UFLA_46be7f7545029f28bbc1559fb5218a05
oai_identifier_str oai:localhost:1/46970
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anosLiterary reading and storytelling amid impressions of reading children aged 4 and 5 yearsLeitura literáriaContação de históriasCompreensão de leituraAfetividadeLiterary readingStorytellingReading comprehensionAffectionThe present study aims to identify the impressions that the activities of literary reading and storytelling provoke in the child, the purpose of analyzing the understanding and relationships constructed between literary reading, narrative art and affection. This is a qualitative approach research, carried out through an action research, based on the application of activities of literary reading and storytelling, with children aged 4 and 5 years, from a class of early childhood education of a school of private educational network, from a city of Campo das Vertentes, MG. The activities consisted of 3 distinct proposals: first, when the teacher tells a story to her student, second when reading the story of a book and third when a book of images read together. each reading activity, conversations were held with the children, about their impressions about the activity of literary reading and storytelling. analysis of children's statements based on the studies of Sisto (2001, 2007), (2004) on storytelling in Cosson's studies (2016), on reading literary studies by Wallon (1999) with the conception of affectivity. The initial observations indicate that reading happens from emotions, showing that children who have contact with narratives enhance imagination, creativity and the ability to discern and criticize.O presente estudo tem como objetivo apresentar e identificar as impressões que as atividades de leitura literária e de contação de histórias provocam na criança, com a finalidade de analisar a compreensão e as relações construídas entre a leitura literária, a arte narrativa e a afetividade. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa-ação, a partir da aplicação de atividades de leitura literária e de contação de histórias, com crianças de 4 e 5 anos, de uma turma da educação infantil de uma escola de rede privada de ensino, de uma cidade do Campo das Vertentes, MG. As atividades constituíram-se em 3 propostas distintas: primeiro, quando a professora conta uma história para seu aluno, segundo quando se lê a história de um livro e terceiro quando leem juntos um livro de imagens. Após cada atividade de leitura, realizou-se conversas com as crianças, a respeito das suas impressões sobre a atividade de leitura literária e de contação de histórias. Para análise das falas das crianças, embasamo-nos nos estudos de Sisto (2001, 2007), Machado (2004) sobre a contação de histórias, nos estudos de Cosson (2016) sobre leitura literária estudos de Wallon (1999) com a concepção de afetividade. As observações iniciais, indicam que a leitura acontece a partir de emoções, mostrando que as crianças que têm contato com as narrativas potencializam a imaginação, a criatividade e a capacidade de discernimento e de criticidade.Universidade Estadual de Feira de Santana2021-08-26T17:58:12Z2021-08-26T17:58:12Z2020-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOTELHO, M. C.; GOULART, I. do C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 21, n. 2, p. 99-114, mai./ago. 2020. DOI: 10.13102/cl.v21i2.5806.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970Revista A Cor das Letrasreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBotelho, Melina CarvalhoGoulart, Ilsa do Carmo Vieirapor2023-05-08T13:08:07Zoai:localhost:1/46970Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T13:08:07Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
Literary reading and storytelling amid impressions of reading children aged 4 and 5 years
title Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
spellingShingle Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
Botelho, Melina Carvalho
Leitura literária
Contação de histórias
Compreensão de leitura
Afetividade
Literary reading
Storytelling
Reading comprehension
Affection
title_short Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_full Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_fullStr Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_full_unstemmed Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
title_sort Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos
author Botelho, Melina Carvalho
author_facet Botelho, Melina Carvalho
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author_role author
author2 Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho, Melina Carvalho
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Contação de histórias
Compreensão de leitura
Afetividade
Literary reading
Storytelling
Reading comprehension
Affection
topic Leitura literária
Contação de histórias
Compreensão de leitura
Afetividade
Literary reading
Storytelling
Reading comprehension
Affection
description The present study aims to identify the impressions that the activities of literary reading and storytelling provoke in the child, the purpose of analyzing the understanding and relationships constructed between literary reading, narrative art and affection. This is a qualitative approach research, carried out through an action research, based on the application of activities of literary reading and storytelling, with children aged 4 and 5 years, from a class of early childhood education of a school of private educational network, from a city of Campo das Vertentes, MG. The activities consisted of 3 distinct proposals: first, when the teacher tells a story to her student, second when reading the story of a book and third when a book of images read together. each reading activity, conversations were held with the children, about their impressions about the activity of literary reading and storytelling. analysis of children's statements based on the studies of Sisto (2001, 2007), (2004) on storytelling in Cosson's studies (2016), on reading literary studies by Wallon (1999) with the conception of affectivity. The initial observations indicate that reading happens from emotions, showing that children who have contact with narratives enhance imagination, creativity and the ability to discern and criticize.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2021-08-26T17:58:12Z
2021-08-26T17:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOTELHO, M. C.; GOULART, I. do C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 21, n. 2, p. 99-114, mai./ago. 2020. DOI: 10.13102/cl.v21i2.5806.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970
identifier_str_mv BOTELHO, M. C.; GOULART, I. do C. V. Leitura literária e contação de histórias em meio às impressões da leitura de crianças de 4 e 5 anos. Revista A Cor das Letras, Feira de Santana, v. 21, n. 2, p. 99-114, mai./ago. 2020. DOI: 10.13102/cl.v21i2.5806.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/46970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Feira de Santana
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Feira de Santana
dc.source.none.fl_str_mv Revista A Cor das Letras
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835177508929536