Crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola para o ENEM
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4750 |
Resumo: | O presente artigo objetiva investigar as crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola como língua estrangeira para o ENEM bem como quais destas são predominantes em relação a dada escolha. Como princípios teóricos, as bases são os estudos sociolinguísticos, especificamente os que se referem a crenças linguísticas. São analisadas as bases propostas pelos documentos oficiais para o ensino de língua estrangeira: LDB, Parâmetros Curriculares, OCEM (orientações curriculares para o ensino médio). O corpus da pesquisa é constituído de dados coletados na cidade de Jacundá-PA, com 20 informantes (19 alunos do Ensino Médio – 3º ano, 1 professora – habilitada em Inglês e Espanhol) da Escola Arte de Educar de Jacundá (instituição privada), a partir de entrevistas gravadas e, posteriormente, transcritas. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo cinco perguntas para avaliar e alcançar o objetivo inicialmente proposto. |
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Crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola para o ENEMO presente artigo objetiva investigar as crenças linguísticas que norteiam a escolha da língua espanhola como língua estrangeira para o ENEM bem como quais destas são predominantes em relação a dada escolha. Como princípios teóricos, as bases são os estudos sociolinguísticos, especificamente os que se referem a crenças linguísticas. São analisadas as bases propostas pelos documentos oficiais para o ensino de língua estrangeira: LDB, Parâmetros Curriculares, OCEM (orientações curriculares para o ensino médio). O corpus da pesquisa é constituído de dados coletados na cidade de Jacundá-PA, com 20 informantes (19 alunos do Ensino Médio – 3º ano, 1 professora – habilitada em Inglês e Espanhol) da Escola Arte de Educar de Jacundá (instituição privada), a partir de entrevistas gravadas e, posteriormente, transcritas. Utilizou-se como instrumento um questionário contendo cinco perguntas para avaliar e alcançar o objetivo inicialmente proposto. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/475010.13102/cl.v20i1.4750A Cor das Letras; v. 20 n. 1 (2019): Estudos Linguísticos e Filológicos; 245-2572594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4750/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Poliana de OliveiraSoares, Eliane Machado2020-06-07T14:30:37Zoai:ojs3.uefs.br:article/4750Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2020-06-07T14:30:37A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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