Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Castro, Antonilma Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478
Resumo: Este texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.
id UEFS-1_78ff7159f747f91fa3a0d16928dc8aa1
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/7478
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceitoPreconceito linguísticoBullyingViolência escolarEste texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2021-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/747810.13102/cl.v22iEsp..7478A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 186-2002594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478/614810.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2193Copyright (c) 2021 A Cor das Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida Castro, Antonilma Santos 2023-01-02T20:04:19Zoai:ojs3.uefs.br:article/7478Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2023-01-02T20:04:19A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
title Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
spellingShingle Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
Almeida Castro, Antonilma Santos
Preconceito linguístico
Bullying
Violência escolar
title_short Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
title_full Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
title_fullStr Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
title_full_unstemmed Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
title_sort Nuances da diversidade na escola: problematizando bullying e preconceito
author Almeida Castro, Antonilma Santos
author_facet Almeida Castro, Antonilma Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Castro, Antonilma Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Preconceito linguístico
Bullying
Violência escolar
topic Preconceito linguístico
Bullying
Violência escolar
description Este texto traz reflexões a respeito da diversidade na escola, destacando as variadas formas de registro do preconceito linguístico e bullying, vistas como práticas de violência presentes no contexto escolar. No decorrer do texto, são problematizados os termos: inovação, preconceito linguístico, tabus, violência e bullying, na direção de se compreender como tais temas reverberam no processo ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ambiente escolar. É feito ainda o registro das relações entre o preconceito de forma geral, o preconceito linguístico e as práticas de bullying sofridas por alunos da escola básica, que se constituem ações de violência escolar. A base teórica que sustenta esta escrita centraliza a compreensão da língua com prática social, que se materializa nas interações humanas. Assim foi chamada para o diálogo a Sociolinguística, campo de estudo social da língua, a qual refuta o determinismo dos usos linguísticos e considera que os padrões sociais condicionam tais usos. Das incursões realizadas, destacam-se: a escola precisa ter melhor definido o desenho de usos linguísticos que priorize o refletir sobre a heterogeneidade linguística presente nas interações sociais, bem como as intencionalidades subjacentes aos usos; a força do preconceito que recai de igual forma sobre os que apresentam diferenças linguísticas, de crença, etnia, orientação sexual e demais nuances da diversidade na escola, via práticas de bullying e outras formas de violência.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478
10.13102/cl.v22iEsp..7478
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478
identifier_str_mv 10.13102/cl.v22iEsp..7478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/7478/6148
10.13102/rscdauefs.v9i0.3745.s2193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 A Cor das Letras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 22 n. Esp. (2021): Ensino de Língua e Literatura ; 186-200
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321161535225856