Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Camila do Socorro Aranha dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Edvandro Luise Sombrio de, Silva, André Vinícius Gomes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7731
Resumo: Resumo: Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica desenvolvida sobre a mitologia Iorubá, na disciplina Artes Visuais. Aliados aos estudos teóricos, temos como resultado plástico a produção de estandartes com referência aos orixás pertencentes ao culto do Candomblé de Ketu, desenvolvido com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da zona norte do Rio de Janeiro/RJ. Este processo de criação está ligado à ideia de que é necessário, constantemente, na prática de sala de aula, questionar hierarquias sustentadas pelo campo da arte, na qual alguns objetos são classificados como “artísticos”, enquanto outros são relegados a categorias marginais, subalternas, “primitivas”, “exóticas”, dentre outras. Palavras-chave: Ensino das artes visuais. Lei 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-raciais. Mitologia Iorubá; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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