Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7731 |
Resumo: | Resumo: Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica desenvolvida sobre a mitologia Iorubá, na disciplina Artes Visuais. Aliados aos estudos teóricos, temos como resultado plástico a produção de estandartes com referência aos orixás pertencentes ao culto do Candomblé de Ketu, desenvolvido com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da zona norte do Rio de Janeiro/RJ. Este processo de criação está ligado à ideia de que é necessário, constantemente, na prática de sala de aula, questionar hierarquias sustentadas pelo campo da arte, na qual alguns objetos são classificados como “artísticos”, enquanto outros são relegados a categorias marginais, subalternas, “primitivas”, “exóticas”, dentre outras. Palavras-chave: Ensino das artes visuais. Lei 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-raciais. Mitologia Iorubá; Anos Iniciais do Ensino Fundamental. |
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Estandartes para os Orixás: mitologia Ioruba nos anos iniciais do ensino fundamentalResumo: Este artigo é um relato de experiência de uma proposta pedagógica desenvolvida sobre a mitologia Iorubá, na disciplina Artes Visuais. Aliados aos estudos teóricos, temos como resultado plástico a produção de estandartes com referência aos orixás pertencentes ao culto do Candomblé de Ketu, desenvolvido com estudantes do 3° Ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da zona norte do Rio de Janeiro/RJ. Este processo de criação está ligado à ideia de que é necessário, constantemente, na prática de sala de aula, questionar hierarquias sustentadas pelo campo da arte, na qual alguns objetos são classificados como “artísticos”, enquanto outros são relegados a categorias marginais, subalternas, “primitivas”, “exóticas”, dentre outras. Palavras-chave: Ensino das artes visuais. Lei 10.639/2003. Educação das Relações Étnico-raciais. Mitologia Iorubá; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7731Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 113-1302316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7731/5599Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Camila do Socorro Aranha dosSouza, Edvandro Luise Sombrio deSilva, André Vinícius Gomes da2021-01-07T13:27:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7731Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T13:27:13Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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