Ditadura e propaganda no Brasil: a trajetória social do publicitário Said Farhat

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Cristina de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro Netto, David Antonio, Vieira, Andreza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10786
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos que impulsionaram a liderança da ditadura militar: a publicidade, agências e instituições de propaganda. Realizamos tal exercício a partir da trajetória social do publicitário Saïd Farhat (1920-2014) - foi jornalista, advogado e empresário brasileiro. Exerceu alguns cargos públicos, como a presidência da Embratur - no governo Ernesto Geisel (1974-1979) e ministro da Comunicação Social da Presidência da República no início do governo João Figueiredo. A ditadura e a publicidade coexistiram de maneira próxima, pois promoveram um conjunto de campanhas que visava contribuir para a manutenção de certo clima de otimismo. Utilizamos a trajetória social de Saïd Farhat com base em suas articulações publicitárias e políticas. Nossas análises são embasadas, metodologicamente, na teoria do sociólogo Norbert Elias; e, precisamente, utilizamos o conceito de poder para realizar referências às disputas nas relações estabelecidas entre os indivíduos. Entender o deslocamento social de Farhat nos auxilia na compreensão do momento em que o desastre econômico obrigou a desarticulação/reconstrução de um dos principais blocos que forneceu apoio à ditadura. A presença publicitária no campo político sugere uma tentativa de equilibrar a balança de poder no período ditatorial. Palavras–Chave: Ditadura Militar. Publicidade ditatorial. Saïd Farhat, Trajetória Social.
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