Ditadura e propaganda no Brasil: a trajetória social do publicitário Said Farhat
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10786 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos que impulsionaram a liderança da ditadura militar: a publicidade, agências e instituições de propaganda. Realizamos tal exercício a partir da trajetória social do publicitário Saïd Farhat (1920-2014) - foi jornalista, advogado e empresário brasileiro. Exerceu alguns cargos públicos, como a presidência da Embratur - no governo Ernesto Geisel (1974-1979) e ministro da Comunicação Social da Presidência da República no início do governo João Figueiredo. A ditadura e a publicidade coexistiram de maneira próxima, pois promoveram um conjunto de campanhas que visava contribuir para a manutenção de certo clima de otimismo. Utilizamos a trajetória social de Saïd Farhat com base em suas articulações publicitárias e políticas. Nossas análises são embasadas, metodologicamente, na teoria do sociólogo Norbert Elias; e, precisamente, utilizamos o conceito de poder para realizar referências às disputas nas relações estabelecidas entre os indivíduos. Entender o deslocamento social de Farhat nos auxilia na compreensão do momento em que o desastre econômico obrigou a desarticulação/reconstrução de um dos principais blocos que forneceu apoio à ditadura. A presença publicitária no campo político sugere uma tentativa de equilibrar a balança de poder no período ditatorial. Palavras–Chave: Ditadura Militar. Publicidade ditatorial. Saïd Farhat, Trajetória Social. |
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Ditadura e propaganda no Brasil: a trajetória social do publicitário Said FarhatEsta pesquisa tem como objetivo analisar aspectos que impulsionaram a liderança da ditadura militar: a publicidade, agências e instituições de propaganda. Realizamos tal exercício a partir da trajetória social do publicitário Saïd Farhat (1920-2014) - foi jornalista, advogado e empresário brasileiro. Exerceu alguns cargos públicos, como a presidência da Embratur - no governo Ernesto Geisel (1974-1979) e ministro da Comunicação Social da Presidência da República no início do governo João Figueiredo. A ditadura e a publicidade coexistiram de maneira próxima, pois promoveram um conjunto de campanhas que visava contribuir para a manutenção de certo clima de otimismo. Utilizamos a trajetória social de Saïd Farhat com base em suas articulações publicitárias e políticas. Nossas análises são embasadas, metodologicamente, na teoria do sociólogo Norbert Elias; e, precisamente, utilizamos o conceito de poder para realizar referências às disputas nas relações estabelecidas entre os indivíduos. Entender o deslocamento social de Farhat nos auxilia na compreensão do momento em que o desastre econômico obrigou a desarticulação/reconstrução de um dos principais blocos que forneceu apoio à ditadura. A presença publicitária no campo político sugere uma tentativa de equilibrar a balança de poder no período ditatorial. Palavras–Chave: Ditadura Militar. Publicidade ditatorial. Saïd Farhat, Trajetória Social.Universidade Estadual de Goiás2021-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10786Revista de História da UEG; v. 10 n. 01 (2021): Dossiê "Teoria da História e História da Historiografia"; e0121152316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/10786/8119http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Natália Cristina deCastro Netto, David AntonioVieira, Andreza da Silva2021-02-03T12:57:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10786Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-02-03T12:57:17Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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