As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8315 |
Resumo: | Resumo: Este artigo busca entender a escola como instituição dinâmica, que sofre influências da sociedade ao mesmo tempo em que a influencia. Apresentamos três momentos da história da educação nos quais ocorreram revoluções educacionais com mudanças profundas para a sociedade e para a escola. Dentre tais revoluções, destaca-se a democratização da escola básica, que promoveu abertura a parcelas da população antes excluídas. Se, até então, o objetivo era ensinar conteúdos a estudantes de uma elite selecionada, a democratização levou à escola crianças pouco habituadas a esse universo, dando visibilidade à necessidade de repensar os objetivos da escola e responsabilizar-se pela aprendizagem de um novo perfil de estudantes – tarefa diferente daquela desenvolvida anteriormente pelas escolas. Argumentamos que a democratização é um movimento sem precedentes na história da educação brasileira, que estabeleceu a noção de educação como direito e nos colocou o desafio de repensar os objetivos da escola na contemporaneidade para atender à totalidade da população infantil do Brasil, sem exclusões. Palavras-chave: História da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade. |
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As revoluções educacionais na história da educação e a democratização da escola básica no Brasil: implicações para os objetivos da escola na contemporaneidadeResumo: Este artigo busca entender a escola como instituição dinâmica, que sofre influências da sociedade ao mesmo tempo em que a influencia. Apresentamos três momentos da história da educação nos quais ocorreram revoluções educacionais com mudanças profundas para a sociedade e para a escola. Dentre tais revoluções, destaca-se a democratização da escola básica, que promoveu abertura a parcelas da população antes excluídas. Se, até então, o objetivo era ensinar conteúdos a estudantes de uma elite selecionada, a democratização levou à escola crianças pouco habituadas a esse universo, dando visibilidade à necessidade de repensar os objetivos da escola e responsabilizar-se pela aprendizagem de um novo perfil de estudantes – tarefa diferente daquela desenvolvida anteriormente pelas escolas. Argumentamos que a democratização é um movimento sem precedentes na história da educação brasileira, que estabeleceu a noção de educação como direito e nos colocou o desafio de repensar os objetivos da escola na contemporaneidade para atender à totalidade da população infantil do Brasil, sem exclusões. Palavras-chave: História da educação. Revoluções educacionais. Democratização da educação. Objetivos da educação na contemporaneidade.Universidade Estadual de Goiás2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8315Revista de História da UEG; v. 7 n. 2 (2018): Dossiê “As gentes do Atlântico”: biografias e histórias conectadas (séculos XVII a XIX); 197-2222316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8315/6362Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPátaro, Ricardo Fernandes2019-02-06T15:37:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8315Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:37:17Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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