Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261802 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação política e ideológica nas escolas, cria mecanismos de censura aos professores aliados a uma determinada proposta de educação e de sociedade. A principal esfera de atuação do movimento é a proposição de projetos de lei nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, propondo a instituição do chamado “Programa Escola Sem Partido”. A partir da análise é possível perceber que o ESP é um movimento essencialmente contraditório à democraciabrasileirae à democratização da educação e busca, portanto, romper com a possibilidade de construção de uma educação emancipadora, vinculada aos valores sociais, políticos e culturais existentes na diversidade e que possibilitem uma prática democrática na escola. |
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Lima, Paula Valim dePeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:48:56Z20181415-8175http://hdl.handle.net/10183/261802001168999O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação política e ideológica nas escolas, cria mecanismos de censura aos professores aliados a uma determinada proposta de educação e de sociedade. A principal esfera de atuação do movimento é a proposição de projetos de lei nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, propondo a instituição do chamado “Programa Escola Sem Partido”. A partir da análise é possível perceber que o ESP é um movimento essencialmente contraditório à democraciabrasileirae à democratização da educação e busca, portanto, romper com a possibilidade de construção de uma educação emancipadora, vinculada aos valores sociais, políticos e culturais existentes na diversidade e que possibilitem uma prática democrática na escola.This paper proposes to discuss the implications of the School without a Party (ESP) for the democratization of Brazilian public education. The ESP is a movement in defense of a law that, under the prerogative to combat political and ideological indoctrination in schools, creates censorship mechanisms for teachers allied to a specific proposal of education and society. The main sphere of activity of the movement is the proposition of bills in the Municipal Councils, Legislative Assemblies and in the National Congress, proposing the institution of the so-called “Sem School Program”. From the analysis it is possible to perceive that ESP is a movement that is essentially contradictory to Brazilian democracy and the democratization of education and seeks to break with the possibility of building an emancipatory education, linked to the social, political and cultural values that exist in diversity and That make possible a democratic practice in school.El presente artículo se propone discutir las implicaciones de Escuela sin Partido (ESP) para la democratización de la educación pública brasileña. El ESP es un movimiento en defensa de una ley que, bajo la prerrogativa de combatir el adoctrinamiento político e ideológico en las escuelas, crea mecanismos de censura a los profesores aliados a una determinada propuesta de educación y de sociedad. La principal esfera de actuación del movimiento es la proposición de proyectos de ley en las Cámaras Municipales, Asambleas Legislativas y en el Congreso Nacional, proponiendo la institución del llamado “Programa Escuela sin Partido”. A partir del análisis es posible percibir que el ESP es un movimiento esencialmente contradictorio a la democracia brasileña ya la democratización de la educación y busca, por lo tanto, romper con la posibilidad de construcción de una educación emancipadora, vinculada a los valores sociales, políticos y culturales existentes en la diversidad y que posibiliten una práctica democrática en la escuela.application/pdfporRevista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 20, n. 44 (maio/ago. 2015), p. 121-136Escola sem partidoDemocratização do ensinoEnsino públicoSchool without partyPublic educationDemocratization of educationEscuela sin partidoEducación públicaDemocratización de la educaciónEscola Sem Partido e as implicações para a democratização da educaçãoSchool without party and implications for the democratization of education Escuela sin partido e las implicaciones para la democratización de la educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168999.pdf.txt001168999.pdf.txtExtracted Texttext/plain46280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/2/001168999.pdf.txt1620339991f357995da182dd57c0b605MD52ORIGINAL001168999.pdfTexto completoapplication/pdf558158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/1/001168999.pdfdf350853a41562c855f4068176350a4bMD5110183/2618022023-07-06 03:53:35.768062oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261802Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-06T06:53:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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