Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paula Valim de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peroni, Vera Maria Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/261802
Resumo: O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação política e ideológica nas escolas, cria mecanismos de censura aos professores aliados a uma determinada proposta de educação e de sociedade. A principal esfera de atuação do movimento é a proposição de projetos de lei nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, propondo a instituição do chamado “Programa Escola Sem Partido”. A partir da análise é possível perceber que o ESP é um movimento essencialmente contraditório à democraciabrasileirae à democratização da educação e busca, portanto, romper com a possibilidade de construção de uma educação emancipadora, vinculada aos valores sociais, políticos e culturais existentes na diversidade e que possibilitem uma prática democrática na escola.
id UFRGS-2_92d17e28a4a409f9285dcea263d584f7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Paula Valim dePeroni, Vera Maria Vidal2023-07-05T03:48:56Z20181415-8175http://hdl.handle.net/10183/261802001168999O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação política e ideológica nas escolas, cria mecanismos de censura aos professores aliados a uma determinada proposta de educação e de sociedade. A principal esfera de atuação do movimento é a proposição de projetos de lei nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, propondo a instituição do chamado “Programa Escola Sem Partido”. A partir da análise é possível perceber que o ESP é um movimento essencialmente contraditório à democraciabrasileirae à democratização da educação e busca, portanto, romper com a possibilidade de construção de uma educação emancipadora, vinculada aos valores sociais, políticos e culturais existentes na diversidade e que possibilitem uma prática democrática na escola.This paper proposes to discuss the implications of the School without a Party (ESP) for the democratization of Brazilian public education. The ESP is a movement in defense of a law that, under the prerogative to combat political and ideological indoctrination in schools, creates censorship mechanisms for teachers allied to a specific proposal of education and society. The main sphere of activity of the movement is the proposition of bills in the Municipal Councils, Legislative Assemblies and in the National Congress, proposing the institution of the so-called “Sem School Program”. From the analysis it is possible to perceive that ESP is a movement that is essentially contradictory to Brazilian democracy and the democratization of education and seeks to break with the possibility of building an emancipatory education, linked to the social, political and cultural values that exist in diversity and That make possible a democratic practice in school.El presente artículo se propone discutir las implicaciones de Escuela sin Partido (ESP) para la democratización de la educación pública brasileña. El ESP es un movimiento en defensa de una ley que, bajo la prerrogativa de combatir el adoctrinamiento político e ideológico en las escuelas, crea mecanismos de censura a los profesores aliados a una determinada propuesta de educación y de sociedad. La principal esfera de actuación del movimiento es la proposición de proyectos de ley en las Cámaras Municipales, Asambleas Legislativas y en el Congreso Nacional, proponiendo la institución del llamado “Programa Escuela sin Partido”. A partir del análisis es posible percibir que el ESP es un movimiento esencialmente contradictorio a la democracia brasileña ya la democratización de la educación y busca, por lo tanto, romper con la posibilidad de construcción de una educación emancipadora, vinculada a los valores sociales, políticos y culturales existentes en la diversidad y que posibiliten una práctica democrática en la escuela.application/pdfporRevista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 20, n. 44 (maio/ago. 2015), p. 121-136Escola sem partidoDemocratização do ensinoEnsino públicoSchool without partyPublic educationDemocratization of educationEscuela sin partidoEducación públicaDemocratización de la educaciónEscola Sem Partido e as implicações para a democratização da educaçãoSchool without party and implications for the democratization of education Escuela sin partido e las implicaciones para la democratización de la educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168999.pdf.txt001168999.pdf.txtExtracted Texttext/plain46280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/2/001168999.pdf.txt1620339991f357995da182dd57c0b605MD52ORIGINAL001168999.pdfTexto completoapplication/pdf558158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/1/001168999.pdfdf350853a41562c855f4068176350a4bMD5110183/2618022023-07-06 03:53:35.768062oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261802Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-07-06T06:53:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv School without party and implications for the democratization of education
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Escuela sin partido e las implicaciones para la democratización de la educación
title Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
spellingShingle Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
Lima, Paula Valim de
Escola sem partido
Democratização do ensino
Ensino público
School without party
Public education
Democratization of education
Escuela sin partido
Educación pública
Democratización de la educación
title_short Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
title_full Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
title_fullStr Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
title_full_unstemmed Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
title_sort Escola Sem Partido e as implicações para a democratização da educação
author Lima, Paula Valim de
author_facet Lima, Paula Valim de
Peroni, Vera Maria Vidal
author_role author
author2 Peroni, Vera Maria Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paula Valim de
Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem partido
Democratização do ensino
Ensino público
topic Escola sem partido
Democratização do ensino
Ensino público
School without party
Public education
Democratization of education
Escuela sin partido
Educación pública
Democratización de la educación
dc.subject.eng.fl_str_mv School without party
Public education
Democratization of education
dc.subject.spa.fl_str_mv Escuela sin partido
Educación pública
Democratización de la educación
description O presente artigo se propõe a discutir as implicações do Escola sem Partido (ESP) para a democratização da educação pública brasileira.O ESP é um movimento em defesa de uma lei que, sob a prerrogativa de combater a doutrinação política e ideológica nas escolas, cria mecanismos de censura aos professores aliados a uma determinada proposta de educação e de sociedade. A principal esfera de atuação do movimento é a proposição de projetos de lei nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional, propondo a instituição do chamado “Programa Escola Sem Partido”. A partir da análise é possível perceber que o ESP é um movimento essencialmente contraditório à democraciabrasileirae à democratização da educação e busca, portanto, romper com a possibilidade de construção de uma educação emancipadora, vinculada aos valores sociais, políticos e culturais existentes na diversidade e que possibilitem uma prática democrática na escola.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T03:48:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/261802
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168999
identifier_str_mv 1415-8175
001168999
url http://hdl.handle.net/10183/261802
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista pedagógica [recurso eletrônico]. Chapecó, SC. Vol. 20, n. 44 (maio/ago. 2015), p. 121-136
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/2/001168999.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261802/1/001168999.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1620339991f357995da182dd57c0b605
df350853a41562c855f4068176350a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725165838008320