O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Ariane Dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625
Resumo: Resumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.
id UEG-1_a60ecf614562046b60763a8aa93a3b7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5625
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativosResumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.Universidade Estadual de Goiás2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625Revista de História da UEG; v. 6 n. 1 (2017): Tema Livre; 117-1352316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625/4452Copyright (c) 2017 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar deDuarte, Ariane Dos Reis2019-02-06T15:37:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5625Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:37:58Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
title O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
spellingShingle O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
Souza, José Edimar de
title_short O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
title_full O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
title_fullStr O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
title_full_unstemmed O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
title_sort O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
author Souza, José Edimar de
author_facet Souza, José Edimar de
Duarte, Ariane Dos Reis
author_role author
author2 Duarte, Ariane Dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Edimar de
Duarte, Ariane Dos Reis
description Resumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625/4452
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 6 n. 1 (2017): Tema Livre; 117-135
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306036055638016