O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625 |
Resumo: | Resumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares. |
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O curso normal de Sapiranga (Rio Grande do Sul – Brasil) na década de 1960: aspectos dos processos formativosResumo: O estudo analisa memórias de alunas do Curso Normal da atual Escola Estadual de Sapiranga e sua relação com as práticas e os processos formativos construídos no curso de suas trajetórias acadêmicas. A perspectiva teórica sustenta-se na História Cultural e a metodologia é a da história oral. As memórias, passivas de lembranças e de esquecimentos, não sendo a história, são constituídas por vestígios deixados pelo passado e de que também se vale o historiador para compor e construir suas análises. A análise destaca a importância do domínio teórico pelas alunas nos cursos de formação de professores primários. Além disso, ao buscar compreender as práticas formativas, as alunas rememoram a importância dos conhecimentos apreendidos na trajetória escolar, à época uma formação diferenciada dos demais cursos secundários, o empenho e dedicação na realização da preparação do planejamento.Palavras-chaves: Curso Normal. Processos Formativos. Práticas escolares.Universidade Estadual de Goiás2017-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625Revista de História da UEG; v. 6 n. 1 (2017): Tema Livre; 117-1352316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/5625/4452Copyright (c) 2017 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, José Edimar deDuarte, Ariane Dos Reis2019-02-06T15:37:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5625Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:37:58Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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