A percepção de professores(as) das escolas municipais rurais sobre a importância da educação ambiental em Morrinhos/GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Cristiane Raquel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/793
Resumo: O presente estudo teve o objetivo de analisar a percepção ambiental de professores(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das escolas municipais rurais de Morrinhos/GO, sendo elas: Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, E.M. Lindolfo Alves Pinto e E.M. José Cândido da Silva. Por ser uma pesquisa que envolve a percepção do sujeito, optamos pela abordagem qualitativa, assim em todas as escolas foram aplicados questionários com 20 perguntas para as professoras e 10 perguntas para a direção, estruturado por questões discursivas e objetivas, todas relacionadas a questões ambientais. Esta pesquisa surgiu da necessidade de repensar a relação do homem com a natureza, as concepções de desenvolvimento, progresso e crescimento, impostas pelo modelo econômico capitalista e a forma como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas escolas rurais. Os resultados mais importantes apontam que a escola é um dos principais locais para promover mudanças de comportamento ao trabalhar com os diversos saberes ambientais, porém, muitos desafios no trabalho com a EA ainda precisam ser superados, a começar pela formação dos professores. Constatamos, que a maioria dos pesquisados ainda tem uma visão reducionista, naturalizada e antropocêntrica, tanto em relação ao meio ambiente, quanto em relação à EA. Acreditamos que a EA é um dos principais recursos para reduzir os problemas ambientais, criando uma nova forma de relação entre a humanidade e a natureza, com cidadãos críticos que sejam capazes de refletir sobre a realidade e agir de forma transformadora ou corretiva, um equilíbrio fundamental na construção de uma sociedade sustentável. Diante de tais percepções, observamos que se faz necessário uma reorientação de paradigmas para que tais concepções não sejam perpetuadas.
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spelling A percepção de professores(as) das escolas municipais rurais sobre a importância da educação ambiental em Morrinhos/GOThe perception of teachers from rural municipal schools about the importance of environmental education in Morrinhos/GOEducação AmbientalPercepção ambientalEducação ruralSustentabilidadeDesenvolvimento SustentávelEnvironmental EducationEnvironmental perceptionRural educationSustainabilitySustainable developmentTOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo teve o objetivo de analisar a percepção ambiental de professores(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das escolas municipais rurais de Morrinhos/GO, sendo elas: Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, E.M. Lindolfo Alves Pinto e E.M. José Cândido da Silva. Por ser uma pesquisa que envolve a percepção do sujeito, optamos pela abordagem qualitativa, assim em todas as escolas foram aplicados questionários com 20 perguntas para as professoras e 10 perguntas para a direção, estruturado por questões discursivas e objetivas, todas relacionadas a questões ambientais. Esta pesquisa surgiu da necessidade de repensar a relação do homem com a natureza, as concepções de desenvolvimento, progresso e crescimento, impostas pelo modelo econômico capitalista e a forma como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas escolas rurais. Os resultados mais importantes apontam que a escola é um dos principais locais para promover mudanças de comportamento ao trabalhar com os diversos saberes ambientais, porém, muitos desafios no trabalho com a EA ainda precisam ser superados, a começar pela formação dos professores. Constatamos, que a maioria dos pesquisados ainda tem uma visão reducionista, naturalizada e antropocêntrica, tanto em relação ao meio ambiente, quanto em relação à EA. Acreditamos que a EA é um dos principais recursos para reduzir os problemas ambientais, criando uma nova forma de relação entre a humanidade e a natureza, com cidadãos críticos que sejam capazes de refletir sobre a realidade e agir de forma transformadora ou corretiva, um equilíbrio fundamental na construção de uma sociedade sustentável. Diante de tais percepções, observamos que se faz necessário uma reorientação de paradigmas para que tais concepções não sejam perpetuadas.This study aimed to analyze the environmental perception of teachers of Early Childhood Education and Elementary School I of rural municipal schools in Morrinhos/GO, namely: Municipal School Vereador Deusdete Damacena, Municipal School Lindolfo Alves Pinto and Municipal School José Cândido da Silva. As it is a research that involves the perception of the subject, we opted for the qualitative approach, so in all schools questionnaires were applied with 20 questions for teachers and 10 questions for the direction, structured by discursive and objective questions, all related to environmental issues. This research arose from the need to rethink the relationship between man and nature, the conceptions of development, progress and growth, imposed by the capitalist economic model and the way Environmental Education (EE) is being worked on in rural schools. The most important results point out that the school is one of the main places to promote changes in behavior when working with different environmental knowledge, however, many challenges in working with EE still need to be overcome, starting with the training of teachers. We found that the majority of those surveyed still have a reductionist, naturalized and anthropocentric view, both in relation to the environment and in relation to EE. We believe that EE is one of the main resources to reduce environmental problems, creating a new form of relationship between humanity and nature, with critical citizens who are able to reflect on reality and act in a transformative or corrective way, a fundamental balance in building a sustainable society. In the face of such perceptions, we observe that it is necessary to reorient paradigms so that such conceptions are not perpetuated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Ambiente e SociedadeBrasilUEGPrograma de Pós Graduação Stricto Sensu em Ambiente e SociedadeSantos, Flávio Reis doshttps://orcid.org/0000-0003-1538-1208http://lattes.cnpq.br/6329956147647810Santos, Flávio Reis dosPaz, Suelaynne Lima daCaes, André LuizCândido, Cristiane Raquel Ferreira2021-09-01T12:29:51Z2021-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCÂNDIDO, Cristiane Raquel Ferreira. A percepção de professores(as) das escolas municipais rurais sobre a importância da educação ambiental em Morrinhos/GO. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Sociedade) - Câmpus Sudeste - Sede: Morrinhos, Universidade Estadual de Goiás, Morrinhos-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-09-01T12:29:51Zoai:tede2:tede/793Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-09-01T12:29:51Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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