Vivências de professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia sobre inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/972 |
Resumo: | Pesquisar educação na contemporaneidade exige, acima de tudo, respeito e comprometimento com o ambiente educacional, com a experiência dos sujeitos envolvidos; e, no caso desta pesquisa, com a experiência vinculada à prática docente. Entender o universo educacional em suas diversidades, valorizar as diferenças e compreender que, para o ensinar e o aprender não há regras fechadas, engessadas, fórmulas prontas e acabadas, mas sim a capacidade da escuta atenta, do diálogo, da formação docente, que alia teoria e prática em busca de novas aprendizagens e novos saberes docentes. Para a construção desta pesquisa, estabeleceu-se como questão problematizadora: Em que medida os professores de classes regulares constroem seus saberes docentes frente à educação inclusiva? Partindo do ponto de que esses saberes docentes são, eminentemente, formativos e entendidos tanto como a formação inicial quanto a formação continuada. O objetivo geral desta investigação é: desvelar, a partir das histórias narradas por professores de uma escola regular da rede municipal de Aparecida de Goiânia, como se dá o processo formativo para a construção de saberes frente à educação inclusiva. E, os específicos são: conhecer as vivências dos professores e suas experiências com a inclusão; analisar o processo de formação docente, inicial e continuada, vivida por professores frente à temática da educação inclusiva; identificar, junto aos professores, a partir daquilo que eles já experienciaram em sua trajetória educacional, quais fatores interferem, facilitam e\ou dificultam na realização de práticas inclusivas; promover a ação reflexiva dos professores no âmbito da educação inclusiva baseada na memória de suas próprias histórias de vida. A metodologia utilizada nesse processo foi a abordagem qualitativa com aproximações fenomenológicas. Os autores que sustentaram a proposta foram: Mazzotta (1998); Mantoan (2003; 2017); Reis (2013), Santos e Reis (2016); Pietro (2006); Teixeira (2002), Freire (1996); Nóvoa (2002; 2007; 2009); Tardif (2012); Tardif, Lessard (2007), dentre outros. O texto foi organizado em cinco seções: na primeira apresenta-se a trajetória acadêmico profissional da pesquisadora enfatizando as razões da escolha do tema; a segunda traça o processo metodológico da pesquisa e apresenta a caracterização da escola e dos sujeitos participantes; a terceira seção destaca os principais conceitos que sustentam este estudo, bem como o histórico das políticas públicas inclusivas; a quarta apresenta os dados e análise da pesquisa a partir das narrativas dos participantes e a quinta apresenta as considerações finais. A pesquisa apontou a necessidade de um maior empenho e compromisso por parte do poder público na implementação de políticas públicas que favoreçam a educação inclusiva em suas várias dimensões, principalmente a formação de professores. Comprovou-se, ainda, que a construção dos saberes docentes perpassa a formação inicial e os conhecimentos teóricos, porém, é na prática que essa formação se consolida, é na experiência e na troca delas que os professores vão cada vez mais adquirindo uma bagagem formativa para lidar com as especificidades que vão surgindo. |
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Vivências de professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia sobre inclusão escolarExperiences of teachers of the municipal system of Aparecida de Goiânia about school inclusionFormação docenteEducação InclusivaExperiências de professoresInclusive educationTeachers' experiencesTeacher educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPesquisar educação na contemporaneidade exige, acima de tudo, respeito e comprometimento com o ambiente educacional, com a experiência dos sujeitos envolvidos; e, no caso desta pesquisa, com a experiência vinculada à prática docente. Entender o universo educacional em suas diversidades, valorizar as diferenças e compreender que, para o ensinar e o aprender não há regras fechadas, engessadas, fórmulas prontas e acabadas, mas sim a capacidade da escuta atenta, do diálogo, da formação docente, que alia teoria e prática em busca de novas aprendizagens e novos saberes docentes. Para a construção desta pesquisa, estabeleceu-se como questão problematizadora: Em que medida os professores de classes regulares constroem seus saberes docentes frente à educação inclusiva? Partindo do ponto de que esses saberes docentes são, eminentemente, formativos e entendidos tanto como a formação inicial quanto a formação continuada. O objetivo geral desta investigação é: desvelar, a partir das histórias narradas por professores de uma escola regular da rede municipal de Aparecida de Goiânia, como se dá o processo formativo para a construção de saberes frente à educação inclusiva. E, os específicos são: conhecer as vivências dos professores e suas experiências com a inclusão; analisar o processo de formação docente, inicial e continuada, vivida por professores frente à temática da educação inclusiva; identificar, junto aos professores, a partir daquilo que eles já experienciaram em sua trajetória educacional, quais fatores interferem, facilitam e\ou dificultam na realização de práticas inclusivas; promover a ação reflexiva dos professores no âmbito da educação inclusiva baseada na memória de suas próprias histórias de vida. A metodologia utilizada nesse processo foi a abordagem qualitativa com aproximações fenomenológicas. Os autores que sustentaram a proposta foram: Mazzotta (1998); Mantoan (2003; 2017); Reis (2013), Santos e Reis (2016); Pietro (2006); Teixeira (2002), Freire (1996); Nóvoa (2002; 2007; 2009); Tardif (2012); Tardif, Lessard (2007), dentre outros. O texto foi organizado em cinco seções: na primeira apresenta-se a trajetória acadêmico profissional da pesquisadora enfatizando as razões da escolha do tema; a segunda traça o processo metodológico da pesquisa e apresenta a caracterização da escola e dos sujeitos participantes; a terceira seção destaca os principais conceitos que sustentam este estudo, bem como o histórico das políticas públicas inclusivas; a quarta apresenta os dados e análise da pesquisa a partir das narrativas dos participantes e a quinta apresenta as considerações finais. A pesquisa apontou a necessidade de um maior empenho e compromisso por parte do poder público na implementação de políticas públicas que favoreçam a educação inclusiva em suas várias dimensões, principalmente a formação de professores. Comprovou-se, ainda, que a construção dos saberes docentes perpassa a formação inicial e os conhecimentos teóricos, porém, é na prática que essa formação se consolida, é na experiência e na troca delas que os professores vão cada vez mais adquirindo uma bagagem formativa para lidar com as especificidades que vão surgindo.Researching education in contemporary times demands, above all, respect and commitment to the educational environment, to the experience of the individuals involved; and, in the case of this research, to the experience linked to teaching practice. Understanding the educational universe in its diversities, valuing differences, and understanding that for teaching and learning there are no closed, cast rules, or ready and finished formulas, but rather, the capacity for attentive listening, dialogue, and teacher education that allies theory and practice in search of new learning and new teaching knowledge. For the construction of this research, it was established as a problematizing question: To what extent do teachers of regular classrooms build their teaching knowledge facing inclusive education? Starting from the point that these teaching knowledges are eminently formative and understood both as initial training and continuing education. The overall goal of this research is: to unveil, from the stories told by teachers of a regular school in the municipal system of Aparecida de Goiânia, how the formation process take place for the construction of knowledge regarding inclusive education. And, the specific ones are: to know the experiences of teachers and their experiences with inclusion; to analyze the process of teacher training, both initial and continuing, experienced by teachers in relation to inclusive education; to identify, together with the teachers, based on what they have experienced in their educational career, which factors interfere, facilitate, and/or hinder the implementation of inclusive practices; to promote the reflective action of teachers in inclusive education based on the memory of their own life stories. The methodology used in this process was the qualitative approach with phenomenological approaches. The authors who supported the proposal were: Mazzotta (1998); Mantoan (2003; 2017); Reis (2013), Santos and Reis (2016); Pietro (2006); Teixeira (2002), Freire (1996); Nóvoa (2002; 2007; 2009); Tardif (2012); Tardif, Lessard (2007), among others. The text was organized into four chapters: the first presents the academic and professional trajectory of the researcher emphasizing the reasons for choosing the theme; the second outlines the methodological process of the research and presents the characterization of the school and the participating individuals; the third chapter highlights the main concepts that support this study, as well as the history of inclusive public policies; and, the last chapter presents the data and research analysis from the participants' narratives. The research pointed out the need for greater effort and commitment by the government in the implementation of public policies that favor inclusive education in its various dimensions, especially teacher training. It was also proven that the construction of teachers' knowledge goes through initial education and theoretical knowledge, but it is in practice that this education is consolidated, it is in experience and in the exchange of experience that teachers increasingly acquire a formative baggage to deal with the specificities that arise.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Reis, Marlene Barbosa de Freitashttp://lattes.cnpq.br/9396555981788500Reis, Marlene Barbosa de FreitasSilvestre, Viviane Pires VianaDenari, Fátima ElisabethAnderi, Eliane Gonçalves CostaQueroz, Juliana Candido2022-03-21T17:58:45Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfQUEROZ, J.C. Vivências de professores da rede municipal de Aparecida de Goiânia sobre inclusão escolar. 2021. 134 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-03-21T17:58:45Zoai:tede2:tede/972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-03-21T17:58:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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