Software educacional : isômeros orgânicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1463 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo estudar e investigar o uso de um Software Educacional, embasado na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) de Vigotski, como uma abordagem eficaz para o ensino de química orgânica. Essa ferramenta educacional tem como finalidade auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na compreensão de conceitos complexos, por meio de exemplos do cotidiano e tecnologias mediadas pelo homem. O Software Educacional foi aplicado em uma Escola Pública Militar, na 3ª série do ensino médio, a fim de estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática, na resolução da questão-problema e desenvolvido em forma de um jogo, utilizando as tecnologias HTML, JavaScript e CSS. Apresenta-se em três fases: a primeira é voltada para isômeros planos; a segunda, isômeros geométricos e ópticos; e a terceira, uma revisão de conteúdo. Cada fase é composta por um jogo diferenciado, que estimula a interação entre a teoria, a prática e a tecnologia, através de questões de múltipla escolha, o que desperta o interesse e a motivação dos alunos para o conteúdo. Também, diferentemente, dos jogos de questionário, quiz e imagem dos compostos, o Software Educacional apresenta uma interação de jogos, que estimula a aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória, com aplicação de um questionário, que demonstrou a preferência da maioria dos estudantes pelo celular ao computador. Realizou-se uma avaliação antes e depois da aplicação do Software Educacional para a obtenção dos resultados da aplicação do jogo, uma vez que se espera que o uso desse tipo de tecnologia, no ensino de química, possa viabilizar a motivação dos alunos, promover a interação entre professores e discentes e melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Química Orgânica, voltada para os Isômeros. |
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Software educacional : isômeros orgânicosEnsino de químicaJogos lúdicosSoftware em químicaSoftware educacionalTeaching of ChemistryPlayful gamesSoftware in Chemistry.CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALO presente trabalho teve como objetivo estudar e investigar o uso de um Software Educacional, embasado na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC) de Vigotski, como uma abordagem eficaz para o ensino de química orgânica. Essa ferramenta educacional tem como finalidade auxiliar os alunos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na compreensão de conceitos complexos, por meio de exemplos do cotidiano e tecnologias mediadas pelo homem. O Software Educacional foi aplicado em uma Escola Pública Militar, na 3ª série do ensino médio, a fim de estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática, na resolução da questão-problema e desenvolvido em forma de um jogo, utilizando as tecnologias HTML, JavaScript e CSS. Apresenta-se em três fases: a primeira é voltada para isômeros planos; a segunda, isômeros geométricos e ópticos; e a terceira, uma revisão de conteúdo. Cada fase é composta por um jogo diferenciado, que estimula a interação entre a teoria, a prática e a tecnologia, através de questões de múltipla escolha, o que desperta o interesse e a motivação dos alunos para o conteúdo. Também, diferentemente, dos jogos de questionário, quiz e imagem dos compostos, o Software Educacional apresenta uma interação de jogos, que estimula a aprendizagem. Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória, com aplicação de um questionário, que demonstrou a preferência da maioria dos estudantes pelo celular ao computador. Realizou-se uma avaliação antes e depois da aplicação do Software Educacional para a obtenção dos resultados da aplicação do jogo, uma vez que se espera que o uso desse tipo de tecnologia, no ensino de química, possa viabilizar a motivação dos alunos, promover a interação entre professores e discentes e melhorar o processo de ensino e aprendizagem da Química Orgânica, voltada para os Isômeros.The present work aimed to study and investigate the use of Educational Software,based on Vygotsky’s Theory of Cognitive Mediation (TMC), as an effective approach to teaching organic chemistry. This educational tool aims to assist students in developing cognitive skills and understanding complex concepts through the use of everyday examples and human-mediated technologies. The Educational Software was applied in a public military school, in the 3rd year of high school, to establish a bridge between theory and practice in the resolution of the problem-question. It was developed as a game, using HTML, JavaScript and CSS technologies. Moreover, it has three phases: the first one is focused on plane isomers;the second one, on geometric and optical isomers; and the third one, a content review. Each phase is composed of a differentiated game that stimulates the interaction between theory,practice, and technology. The game presents an interaction of multiple choice questions with the game in each phase, arousing the students’ interest and motivation in this content. Also, unlike quiz games, I wanted and image of the compounds, the Educational Software presentsan interaction of games that stimulate learning. A qualitative and exploratory methodologywas used, with the application of a questionnaire that demonstrated the preference of most students for the cell phone instead of the computer. An evaluation was also made before andafter the application of the Educational Software to obtain the results of the game application.It is hoped that the use of this type of technology in teaching chemistry can make it possible to motivate the students. Moreover, promote the interaction between teachers and students and improve the teaching-learning process of Organic Chemistry, focusing on isomers.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, José Divino doshttp://lattes.cnpq.br/2279900314020119Carvalho, Plauto Simão dehttp://lattes.cnpq.br/4108262957994798Araújo, Cleide Sandra TavaresSilva, Valmir Jacinto daDamasceno, Carlos Humberto Vieira2024-03-20T12:04:47Z2023-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDAMASCENO, C. H. V. Software educacional: isômeros orgânicos. 2023. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1463porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-03-20T12:04:47Zoai:tede2:tede/1463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-03-20T12:04:47Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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