A Educação de jovens e adultos em privação de liberdade : um estudo da universidade prisional de Goianésia-GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santiago, Nilda Gonçalves Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/881
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar se as práticas educativas empreendidas na Unidade Prisional de Goianésia-GO têm conseguido articular uma educação compatível com a proposta de reinserção social dos sujeitos presos. Especificamente, se propõe a identificar quais são as práticas utilizadas na Unidade Prisional e se condizem com a ideia de reintegração; identificar o perfil dos presos de Goianésia, analisar as concepções que os alunos trazem sobre educação, bem como analisar se os sujeitos envolvidos na pesquisa percebem a educação enquanto fator de reinserção social. O objeto de estudo é composto por três elementos, a saber: prática educativa, unidade prisional e reinserção social. A escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa de acordo com os pressupostos de Lüdke e André (1986), com a utilização de instrumentos diversos para coleta de dados, como quadro de caracterização da escola e da Unidade Prisional, questionário de caracterização dos alunos e professoras, roteiro para entrevista semiestruturada, protocolos de registro e diário de campo. Para conduzir o estudo foi utilizado o ciclo de pesquisa de Minayo (2013) que levou a resultados significativos e possibilitou novas indagações. Como aporte teórico para compreensão do objeto de estudo e para subsídio na análise das categorias recorreu-se a Libâneo (1999, 2003, 2012, 2015), Brandão (1995), Freire (1996), Saviani (2001), Candau (1990), Zabala (1998), Adorno (1995, 2008), Gadotti (2000), Julião (2007, 2011), Onofre (2007, 2012), Silva (2007), Foucault (1999a, 1999b), Wacquant (2001), Goffman (2010), Durkheim (1999, 2001), Marx (1996a, 1996b), Weber (2004), Paiva (2011), Fávero (2011), Vygotsky (1991) e outros. A análise dos dados seguiu as orientações de Franco (2012), em que foram elaboradas as categorias de análise, quais sejam: 1) escola e conhecimento; 2) práticas pedagógicas e relação professor-aluno e 3) educação, mudança e reinserção social. As três categorias se articulam e evidenciam a importância do ensino de conteúdo sistematizado e significativo mediado por práticas pedagógicas eficazes que, conduzam ao conhecimento de maneira respeitosa e dialógica. Elas têm a intenção de garantir a formação do pensamento autônomo e possibilitar perspectivas emancipatórias, tendo em vista que, a prática educativa nesse trabalho, é entendida como intencional e política. O estudo enfatiza todos os limites de uma educação para a mudança, num espaço disciplinador e repressor; entretanto, revela que, alunos e professoras da Unidade Prisional de Goianésia, percebem que a educação ofertada na prisão está em consonância com uma proposta de reinserção social, oferecendo condições para que os sujeitos privados de liberdade possam se reinserir na sociedade de maneira mais reflexiva, a partir do conhecimento adquirido.
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O objeto de estudo é composto por três elementos, a saber: prática educativa, unidade prisional e reinserção social. A escolha metodológica foi a pesquisa qualitativa de acordo com os pressupostos de Lüdke e André (1986), com a utilização de instrumentos diversos para coleta de dados, como quadro de caracterização da escola e da Unidade Prisional, questionário de caracterização dos alunos e professoras, roteiro para entrevista semiestruturada, protocolos de registro e diário de campo. Para conduzir o estudo foi utilizado o ciclo de pesquisa de Minayo (2013) que levou a resultados significativos e possibilitou novas indagações. Como aporte teórico para compreensão do objeto de estudo e para subsídio na análise das categorias recorreu-se a Libâneo (1999, 2003, 2012, 2015), Brandão (1995), Freire (1996), Saviani (2001), Candau (1990), Zabala (1998), Adorno (1995, 2008), Gadotti (2000), Julião (2007, 2011), Onofre (2007, 2012), Silva (2007), Foucault (1999a, 1999b), Wacquant (2001), Goffman (2010), Durkheim (1999, 2001), Marx (1996a, 1996b), Weber (2004), Paiva (2011), Fávero (2011), Vygotsky (1991) e outros. A análise dos dados seguiu as orientações de Franco (2012), em que foram elaboradas as categorias de análise, quais sejam: 1) escola e conhecimento; 2) práticas pedagógicas e relação professor-aluno e 3) educação, mudança e reinserção social. As três categorias se articulam e evidenciam a importância do ensino de conteúdo sistematizado e significativo mediado por práticas pedagógicas eficazes que, conduzam ao conhecimento de maneira respeitosa e dialógica. Elas têm a intenção de garantir a formação do pensamento autônomo e possibilitar perspectivas emancipatórias, tendo em vista que, a prática educativa nesse trabalho, é entendida como intencional e política. O estudo enfatiza todos os limites de uma educação para a mudança, num espaço disciplinador e repressor; entretanto, revela que, alunos e professoras da Unidade Prisional de Goianésia, percebem que a educação ofertada na prisão está em consonância com uma proposta de reinserção social, oferecendo condições para que os sujeitos privados de liberdade possam se reinserir na sociedade de maneira mais reflexiva, a partir do conhecimento adquirido.The current research has as a general goal to analyse if the undertaken educational practices in the Prison Unity in Goianésia- GO have been able to articulate a compatible education with the social reintegration proposal of the arrested subjects. Specifically, it is proposed to identify which are the used practices in the Prison Unity and if they match with the idea of reintegration; to identify the profiles of the arrested subjects in Goianésia, to analyse the concepts which these students have about education, as well as to analyse if the subjects involved in the research realize the education as the social reintegration factor. The study object is composed by three elements, namely: educational practice, prison unity and social reintegration. The methodological choice was the qualitative research according to Lüdke and André's assumptions (1986), with the usage of several instruments to collect the data, such as the Prison Unity and school characterization chart, the semi structured interview script, register protocols and the field diary. To conduct the study, ti was used Minayo's (2013) research cycle which led to meaningful results and allowed new questions. As theoretical framework in order to understand the study object and for subsidy in the analysis of the categories, some authors were resorted such as Libâneo (1999, 2003, 2012, 2015) Brandão (1995), Freire (1996), Saviani (2001), Candau (1990), Zabala (1998), Adorno (1995, 2008), Gadotti (2000), Julião (2007, 2011), Goffman (2010), Onofre (2007, 2012), Silva (2007), Foucalt (1999a, 1999b), Wacquant (2001), Goffman (2010), Durkheim (1999, 2001), Marx (1996a, 1996b), Weber (2004), Paiva (2011), Fávero (2011), Vygotsky (1991) and others. The data analyses was according to Franco's guidances (2012), in which were elaborated the analysis categories, which are: 1) school and knowledge; 2) pedagogical practices and teacher-student relation and 3) education, change and social reintegration. The three categories themselves articulate and evidence the importance of the teaching of the meaningful and systematized content mediated by effective pedagogical practices which, lead to knowledge in a dialogic and respectful way. They have the intention of ensuring the autonomous thought formation and enabling the emancipatory perspectives, in view of, the educative practice in this work, it is understood as intentional and political. The study emphasizes all the limits of education for a change, in a disciplinarian and repressive space; however, it reveals that, the Prison Unity teachers and students in Goianésia, perceive that the offered education in prison is according to a social reintegration proposal, offering conditions so that the subjects deprived of freedom can be reinserted in the society in a more reflexive way, from the acquired knowledge.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Toschi, Mirza SeabraToschi, Mirza SeabraGuimarães, GedLibâneo, José CarlosSantiago, Nilda Gonçalves Vieira2021-11-29T20:08:15Z2016-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTIAGO, Nilda Gonçalves Vieira. A Educação de jovens e adultos em privação de liberdade : um estudo da universidade prisional de Goianésia-GO. 2016. 221 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/881porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T20:08:15Zoai:tede2:tede/881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T20:08:15Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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