Ensino contextualizado de biologia no ensino médio : desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lívio de Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/486
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar como ocorre a prática pedagógica do professor do Ensino Médio da rede pública de educação do estado de Goiás enfocando a utilização da contextualização na prática educativa bem como contribuir na mitigação dos desafios para que o exercício do ensino contextualizado seja mais efetivo no ensino de Biologia. O ensino contextualizado foi discutido por Vigotsky e por Paulo Freire, tendo atualmente, os documentos oficiais como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referenciam a contextualização como um dos eixos norteadores do ensino. Neste sentido ao averiguar como tem ocorrido a implementação do ensino contextualizado na disciplina de Biologia nas escolas de Ensino Médio (EM) jurisdicionadas à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) procurou-se compreender como os professores entendem o que é pedido nos documentos norteadores e como ocorre essa prática pedagógica. Para tanto foram realizadas análises em documentos oficiais, livros e periódicos, as concepções desse ensino, além daquelas adotadas pelos professores de Biologia dessa rede de ensino. Intencionou-se, também, identificar as formas da prática desse ensino e as limitações encontradas por esses professores nesse exercício. Diante dos resultados, desenvolveu-se um material instrucional que auxilie o professor na implementação do ensino contextualizado de Biologia na rede pública de educação do estado de Goiás. O trabalho foi pautado: a) na pesquisa documental e bibliográfica, que se deu em busca das abordagens, concepções e práticas atuais sobre o ensino contextualizado de Biologia relatados na literatura científica; b) na pesquisa de campo, que intencionou, por meio de questionário aplicado a professores de Biologia da rede pública estadual de ensino de Goiás, coletar informações dos dados profissionais, das formas de trabalho, das concepções sobre o tema pesquisado e as dificuldades enfrentadas no exercício do ensino contextualizado; c) nas experiências profissionais do mestrando. O desenvolvimento do projeto desta dissertação resultou em dois produtos educacionais distintos: 1. Encontros de formação continuada dos professores das quatro Subsecretarias Regionais de Educação (SRE) parceiras; 2. Encarte de Biologia: atividades contextualizadas, as atividades sugeridas foram adaptadas a partir das possibilidades pedagógicas apresentadas e discutidas com os professores da rede pública de educação do estado de Goiás durante os encontros de formação continuada. Os dados analisados permitiram verificar que há diversas concepções de ensino contextualizado, mas os professores de Biologia que atuam no Ensino Médio na SEDUCE não apresentam tal diversidade de concepções. Mesmo diante dos inúmeros desafios elencados por esses professores, o ensino contextualizado de Biologia tem acontecido, ainda que de forma incipiente, muito distante do que se preconiza a literatura científica.
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Neste sentido ao averiguar como tem ocorrido a implementação do ensino contextualizado na disciplina de Biologia nas escolas de Ensino Médio (EM) jurisdicionadas à Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) procurou-se compreender como os professores entendem o que é pedido nos documentos norteadores e como ocorre essa prática pedagógica. Para tanto foram realizadas análises em documentos oficiais, livros e periódicos, as concepções desse ensino, além daquelas adotadas pelos professores de Biologia dessa rede de ensino. Intencionou-se, também, identificar as formas da prática desse ensino e as limitações encontradas por esses professores nesse exercício. Diante dos resultados, desenvolveu-se um material instrucional que auxilie o professor na implementação do ensino contextualizado de Biologia na rede pública de educação do estado de Goiás. O trabalho foi pautado: a) na pesquisa documental e bibliográfica, que se deu em busca das abordagens, concepções e práticas atuais sobre o ensino contextualizado de Biologia relatados na literatura científica; b) na pesquisa de campo, que intencionou, por meio de questionário aplicado a professores de Biologia da rede pública estadual de ensino de Goiás, coletar informações dos dados profissionais, das formas de trabalho, das concepções sobre o tema pesquisado e as dificuldades enfrentadas no exercício do ensino contextualizado; c) nas experiências profissionais do mestrando. O desenvolvimento do projeto desta dissertação resultou em dois produtos educacionais distintos: 1. Encontros de formação continuada dos professores das quatro Subsecretarias Regionais de Educação (SRE) parceiras; 2. Encarte de Biologia: atividades contextualizadas, as atividades sugeridas foram adaptadas a partir das possibilidades pedagógicas apresentadas e discutidas com os professores da rede pública de educação do estado de Goiás durante os encontros de formação continuada. Os dados analisados permitiram verificar que há diversas concepções de ensino contextualizado, mas os professores de Biologia que atuam no Ensino Médio na SEDUCE não apresentam tal diversidade de concepções. Mesmo diante dos inúmeros desafios elencados por esses professores, o ensino contextualizado de Biologia tem acontecido, ainda que de forma incipiente, muito distante do que se preconiza a literatura científica.The objective of this research was to analyze how the pedagogic practice of the high school teacher of the public education network of the state of Goiás focuses on the use of contextualization in educational practice as well as contribute to the mitigation of the challenges so that the exercise of contextualized teaching is more effective In teaching Biology. The contextualized teaching was discussed by Vygotsky and Paulo Freire, and the official documents such as the National Curriculum Parameters (NCP) refer to contextualization as one of the guiding principles of teaching. In this sense, when examining how the implementation of the contextualized teaching in the discipline of Biology in Secondary Schools (SS) has occurred to the Secretary of State for Education, Culture and Sport (SEDUCE), we have tried to understand how teachers understand what is requested In the guiding documents and how this pedagogical practice occurs. For that, analyzes were carried out in official documents, books and periodicals, the conceptions of this teaching, besides those adopted by the Biology teachers of this teaching network. It was also intended to identify the forms of the practice of this teaching and the limitations encountered by these teachers in this exercise. In view of the results, an instructional material was developed to assist the teacher in the implementation of the contextualized teaching of Biology in the public education network of the state of Goiás. The work was based on: a) documental and bibliographic research, Approaches, conceptions and practices on the contextualized teaching of Biology reported in the scientific literature; B) in the field research, which, through a questionnaire applied to Biology professors of the state public school of Goiás, sought to collect information on the professional data, the forms of work, the conceptions about the researched subject and the difficulties faced in the Contextualised teaching exercise; C) in the professional experiences of the master's degree. The development of the project of this dissertation resulted in two distinct educational products: 1. Continuing education meetings of the teachers of the four Regional Assistant Secretaries of Education (SRE); 2. Introduction of Biology: contextualized activities, the suggested activities were adapted from the pedagogical possibilities presented and discussed with the teachers of the public education network of the state of Goiás during the meetings of continuing education. The analyzed data allowed to verify that there are several conceptions of contextualized teaching, but the teachers of Biology that work in High School in SEDUCE do not present such diversity of conceptions. Even in the face of the numerous challenges listed by these teachers, the contextualized teaching of biology has happened, although in an incipient way, far from what is recommended in the scientific literatureUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Solange Xavier doshttps://orcid.org/0000-0002-3397-0885http://lattes.cnpq.br/5471284872073952Tiradentes, Cibele Pimentahttp://lattes.cnpq.br/3263668673142250Santos, Solange Xavier dosAlves, Erivelton de OliveiraAraújo, Cleide Sandra Tavares dePereira, Lívio de Castro2021-03-31T19:28:55Z2017-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, L. C. Ensino contextualizado de biologia no ensino médio : desafios e possibilidades. 2017. 78 f. 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