Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meotti, Juliane Prestes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1220
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar e expandir o debate sobre a colonialidade de gênero no contexto da educação linguística crítica com o intuito de ampliar os repertórios de reflexão/ação que possibilitem a criação de espaços de insurgência, desestabilizando e promovendo rupturas nas relações coloniais de gênero. O caminho escolhido para esse intento envolveu a realização de um curso intitulado Ensino de línguas e Diversidades, ofertado para @s acadêmic@s do curso de Letras português/inglês da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itapuranga. A minha vivência enquanto pesquisadora e os documentos gerados durante o curso foram convertidos em material empírico e compõem as discussões, reflexões e problematizações deste estudo. Em termos metodológicos, este estudo se insere nos ensejos decoloniais de pesquisa, marcado pelo entrecruzamento de praxiologias, compreensões metodológicas e práticas de pesquisa que resultam em estratégias críticas para identificar, interrogar e interromper a colonialidade (MENEZES DE SOUZA, 2019a). Com base no material empírico, lanço uma possibilidade de reflexão e diálogo sobre as seguintes questões: Quais reflexões surgiram a partir da problematização da colonialidade de gênero no contexto de formação universitária de educador@s linguístic@s? Quais repertórios de reflexão/ação foram criados com base na perspectiva decolonial de gênero? As reflexões sobre tais perguntas permitem inferir que, problematizar a colonialidade de gênero no contexto de educação linguística crítica pode provocar fissuras e/ou rupturas na matriz moderna/colonial cis-heteronormativa, responsável por balizar as performances inteligíveis de gênero na modernidade/colonialidade. Nesse sentido, a compreensão da dimensão performativa da língua(gem) representou uma ruptura com as concepções tradicionalistas de língua/linguagem e abriu novas possibilidades de pensarmos a estreita relação entre língua(gem) e colonialidade de gênero.
id UEG-2_2c6ff84d0e1835a6e8beef3d93c30d89
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1220
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística críticaGender under decolonial linguistic education perspectiveEducação linguística crítica - Perspectiva decolonial de gêneroEducadoras linguísticas - Formação universitáriaCritical language education - Decolonial gender perspectiveLanguage education - University trainningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEsta pesquisa tem por objetivo problematizar e expandir o debate sobre a colonialidade de gênero no contexto da educação linguística crítica com o intuito de ampliar os repertórios de reflexão/ação que possibilitem a criação de espaços de insurgência, desestabilizando e promovendo rupturas nas relações coloniais de gênero. O caminho escolhido para esse intento envolveu a realização de um curso intitulado Ensino de línguas e Diversidades, ofertado para @s acadêmic@s do curso de Letras português/inglês da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itapuranga. A minha vivência enquanto pesquisadora e os documentos gerados durante o curso foram convertidos em material empírico e compõem as discussões, reflexões e problematizações deste estudo. Em termos metodológicos, este estudo se insere nos ensejos decoloniais de pesquisa, marcado pelo entrecruzamento de praxiologias, compreensões metodológicas e práticas de pesquisa que resultam em estratégias críticas para identificar, interrogar e interromper a colonialidade (MENEZES DE SOUZA, 2019a). Com base no material empírico, lanço uma possibilidade de reflexão e diálogo sobre as seguintes questões: Quais reflexões surgiram a partir da problematização da colonialidade de gênero no contexto de formação universitária de educador@s linguístic@s? Quais repertórios de reflexão/ação foram criados com base na perspectiva decolonial de gênero? As reflexões sobre tais perguntas permitem inferir que, problematizar a colonialidade de gênero no contexto de educação linguística crítica pode provocar fissuras e/ou rupturas na matriz moderna/colonial cis-heteronormativa, responsável por balizar as performances inteligíveis de gênero na modernidade/colonialidade. Nesse sentido, a compreensão da dimensão performativa da língua(gem) representou uma ruptura com as concepções tradicionalistas de língua/linguagem e abriu novas possibilidades de pensarmos a estreita relação entre língua(gem) e colonialidade de gênero.This research aims to problematize and expand the debate about coloniality of gender in the context of critical language education in order to broaden the repertoires of reflection / action that enable the creation of spaces of insurgency, destabilizing and promoting ruptures in colonial gender relations. The path chosen for this purpose involved the realization of a course entitled Ensino de línguas e Diversidades, offered to academics of the language teacher education (Letras) at the Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itapuranga. My experience as a researcher and the documents generated during the course were converted into empirical material and comprise the discussions, reflections and problematizations of this study. In methodological terms, this study is part of the decolonial research gaps, marked by the intersection of praxiologies, methodological understandings and research practices that result in critical strategies to identify, interrogate and interrupt coloniality (MENEZES DE SOUZA, 2019a). Based on the empirical materials, I intend to reflect on the following questions: What reflections arise from the problematization of the coloniality of gender in teacher education? What repertoires of reflection / action were created based on the decolonial gender perspective? The reflections on these questions make it possible to infer that, problematizing the coloniality of gender in the context of critical language education can cause cracks and / or ruptures in the modern / colonial matrix cis- heteronormativity, responsible for guiding the intelligibility of gender performativity in modernity / coloniality. In this sense, understanding the performative dimension of language represented a rupture with traditionalist conceptions of language and opened up new possibilities of thinking about the close relationship between language and coloniality of gender.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESFundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Oliveira, Hélvio Frank dehttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Hélvio Frank dehttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036Silvestre, Viviane Pires VianaPessoa, Rosane RochaFreitas, Marco Túlio de UrzêdaMeotti, Juliane Prestes2023-06-19T12:59:56Z2020-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEOTTI, Juliane Prestes. Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica. 2020. 108f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1220porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-06-19T12:59:56Zoai:tede2:tede/1220Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-06-19T12:59:56Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
Gender under decolonial linguistic education perspective
title Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
spellingShingle Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
Meotti, Juliane Prestes
Educação linguística crítica - Perspectiva decolonial de gênero
Educadoras linguísticas - Formação universitária
Critical language education - Decolonial gender perspective
Language education - University trainning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
title_full Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
title_fullStr Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
title_full_unstemmed Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
title_sort Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica
author Meotti, Juliane Prestes
author_facet Meotti, Juliane Prestes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Oliveira, Hélvio Frank de
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Silvestre, Viviane Pires Viana
Pessoa, Rosane Rocha
Freitas, Marco Túlio de Urzêda
dc.contributor.author.fl_str_mv Meotti, Juliane Prestes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação linguística crítica - Perspectiva decolonial de gênero
Educadoras linguísticas - Formação universitária
Critical language education - Decolonial gender perspective
Language education - University trainning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Educação linguística crítica - Perspectiva decolonial de gênero
Educadoras linguísticas - Formação universitária
Critical language education - Decolonial gender perspective
Language education - University trainning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Esta pesquisa tem por objetivo problematizar e expandir o debate sobre a colonialidade de gênero no contexto da educação linguística crítica com o intuito de ampliar os repertórios de reflexão/ação que possibilitem a criação de espaços de insurgência, desestabilizando e promovendo rupturas nas relações coloniais de gênero. O caminho escolhido para esse intento envolveu a realização de um curso intitulado Ensino de línguas e Diversidades, ofertado para @s acadêmic@s do curso de Letras português/inglês da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Itapuranga. A minha vivência enquanto pesquisadora e os documentos gerados durante o curso foram convertidos em material empírico e compõem as discussões, reflexões e problematizações deste estudo. Em termos metodológicos, este estudo se insere nos ensejos decoloniais de pesquisa, marcado pelo entrecruzamento de praxiologias, compreensões metodológicas e práticas de pesquisa que resultam em estratégias críticas para identificar, interrogar e interromper a colonialidade (MENEZES DE SOUZA, 2019a). Com base no material empírico, lanço uma possibilidade de reflexão e diálogo sobre as seguintes questões: Quais reflexões surgiram a partir da problematização da colonialidade de gênero no contexto de formação universitária de educador@s linguístic@s? Quais repertórios de reflexão/ação foram criados com base na perspectiva decolonial de gênero? As reflexões sobre tais perguntas permitem inferir que, problematizar a colonialidade de gênero no contexto de educação linguística crítica pode provocar fissuras e/ou rupturas na matriz moderna/colonial cis-heteronormativa, responsável por balizar as performances inteligíveis de gênero na modernidade/colonialidade. Nesse sentido, a compreensão da dimensão performativa da língua(gem) representou uma ruptura com as concepções tradicionalistas de língua/linguagem e abriu novas possibilidades de pensarmos a estreita relação entre língua(gem) e colonialidade de gênero.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
2023-06-19T12:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEOTTI, Juliane Prestes. Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica. 2020. 108f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1220
identifier_str_mv MEOTTI, Juliane Prestes. Gênero sob uma perspectiva decolonial de educação linguística crítica. 2020. 108f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás,Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093995817598976