A Formação do pedagogo para a educação das relações étnico-raciais negras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lídia da Silva Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/832
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar a proposta curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, quanto à inserção da temática Educação para as Relações Étnico-Raciais negras - ERER, em cumprimento à Lei n. 10.639/2003. A proposta desta pesquisa se originou de evidências levantadas por ocasião das disciplinas de “Estágio supervisionado em docência na Educação Infantil I e II” (2011), em uma Unidade Universitária da região norte do estado, na cidade de Crixás. Dado a algumas provocações que suscitaram um estudo pormenorizado sobre aquela turma, em relação à temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, o alvo de pesquisa foi o ensino; entretanto, visando maior precisão sobre os dados coletados, considerou-se relevante analisar também as esferas da pesquisa e extensão. Para tal, adotou-se a pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso educacional (ANDRE, 1995, 2005; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), com aporte às técnicas de pesquisa de campo e análise documental (ANDRE, 1995; MARCONI e LAKATOS, 2009). O trabalho se estrutura a partir da apreciação sobre as recomendações previstas na Lei n. 10.639/2003 e demais documentos que orientam a obrigatoriedade do ensino da temática étnico-racial nos cursos de licenciatura; culminado com a discussão sobre as bases epistemológica e didático-metodológica que fundamentam a área, notadamente, Wedderburn (2005), Lima (2006), Scaramal (2011) e outros. Os resultados obtidos a partir dos dados empíricos fazem perceber que: (a) forma como as disciplinas estão hierarquizadas não favorece às vivências práticas da temática étnico-racial nas etapas supracitadas do estágio supervisionado; (b) o atendimento às determinações oficiais da ERER se dá de forma parcial, mas incipiente, uma vez que não foram encontradas evidências de disciplinas implementando a Lei n. 10.639/2003 e nem ações de extensão na Unidade Universitária pesquisada; (c) e, o estudo do ementário das disciplinas do curso em referência fez perceber que 61,5% delas evidenciam a oportunidade da temática ERER ser trabalhada, dado o seu caráter interdisciplinar. Entretanto, a inclusão ou não da temática fica condicionada à percepção docente quanto à pertinência do seu trato pedagógico.
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Dado a algumas provocações que suscitaram um estudo pormenorizado sobre aquela turma, em relação à temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, o alvo de pesquisa foi o ensino; entretanto, visando maior precisão sobre os dados coletados, considerou-se relevante analisar também as esferas da pesquisa e extensão. Para tal, adotou-se a pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso educacional (ANDRE, 1995, 2005; LÜDKE e ANDRÉ, 1986), com aporte às técnicas de pesquisa de campo e análise documental (ANDRE, 1995; MARCONI e LAKATOS, 2009). O trabalho se estrutura a partir da apreciação sobre as recomendações previstas na Lei n. 10.639/2003 e demais documentos que orientam a obrigatoriedade do ensino da temática étnico-racial nos cursos de licenciatura; culminado com a discussão sobre as bases epistemológica e didático-metodológica que fundamentam a área, notadamente, Wedderburn (2005), Lima (2006), Scaramal (2011) e outros. Os resultados obtidos a partir dos dados empíricos fazem perceber que: (a) forma como as disciplinas estão hierarquizadas não favorece às vivências práticas da temática étnico-racial nas etapas supracitadas do estágio supervisionado; (b) o atendimento às determinações oficiais da ERER se dá de forma parcial, mas incipiente, uma vez que não foram encontradas evidências de disciplinas implementando a Lei n. 10.639/2003 e nem ações de extensão na Unidade Universitária pesquisada; (c) e, o estudo do ementário das disciplinas do curso em referência fez perceber que 61,5% delas evidenciam a oportunidade da temática ERER ser trabalhada, dado o seu caráter interdisciplinar. Entretanto, a inclusão ou não da temática fica condicionada à percepção docente quanto à pertinência do seu trato pedagógico.This research aims at analyzing the curriculum of pedagogy at the State University of Goiás, regarding the topic Education for black Racial-Ethnic Relations - ERER, in according to Law n. 11.645/2008. The proposal was thought by watching the evidences raised during the course “Supervised teaching in the Early Childhood Education I and II” (2011 ) a University branch – Crixás. A detailed study was conducted in the topic “History and Afro-Brazilian Culture”,in the spheres of education, research and extension. To this end, we used a qualitative research from a study about an educational case (ANDRE, 1995, 2005; LÜDKE e ANDRÉ,1986), with technical input from field research and documental analysis (ANDRE, 1995;MARCONI e LAKATOS, 2009). It is part of the assessment of the recommendations pointed out in Law n. 11.645/2008 and other documents that guide the mandatory teaching of the subject in university teaching courses. As a result, we discuss the epistemological and didactic-methodological bases that underlie the area, Wedderburn (2005), Lima (2006), Scaramal (2011) among others. The results obtained from this research show that: (a) the curriculum doesn´t allow practical experiences of ethnic and racial themes during topic of supervised stage, (b) the compliance with the determinations from ERER is taken partially, but incipient, since evidence points that the topic doesn´t take the Law 11.645/2008 into consideration nor the actions proposed as extension courses within the University, (c), and the study of the references of the topics show that 61.5 % of them have the opportunity to work with the themes proposed by ERER, given its interdisciplinary character. However, the inclusion or not of the subject is conditioned to teacher perception of the relevance of its pedagogical approach.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Adão, Jorge ManoelAdão, Jorge ManoelToschi, Mirza SeabraAbreu, Sandra Elaine Aires deScaramal, Eliesse dos Santos TeixeiraRibeiro, Lídia da Silva Cruz2021-11-22T11:07:38Z2014-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Lídia da Silva Cruz. A Formação do pedagogo para a educação das relações étnico-raciais negras. 2014. 157 f. Dissertação(Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-22T11:07:38Zoai:tede2:tede/832Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-22T11:07:38Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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