Tropologias do discurso de gênero e do texto literário em “A enxada” e “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois” de Bernardo Élis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Bruna Carla Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1375
Resumo: O presente trabalho, com o tema direcionado a Tropologias do discurso, tem como objetivo discutir, por meio da observação das personagens constituintes de contos de Bernardo Élis, questões referentes ao processo de (de)formação social em que o mundo fictício dos contos representam vivências inseridas no sertão goiano. Entender também como, no texto literário, o processo histórico-cultural-geográfico pode ser determinante na subalternização das personagens marginalizadas presentes na narrativa literária. Entre os processos de subalternização, podem ser destacados a opressão do sertanejo pobre; os modos de discriminação a que ele está sujeito; a desconsideração do negro enquanto ser social e consequentemente seu rebaixamento da condição humana; a fragilidade feminilizada pelo discurso opressor; os estereótipos discriminatórios da figura feminina voltados à mulher indígena. Além disso, pelo viés literário, personagens se apresentam de modo coisificado, às vezes animalizado, por meio da metaforização da língua e outros recursos estilísticos na construção da narrativa literária que, no entanto, acabam por representar o cotidiano linguístico vivenciado no mundo real. O corpus da investigação é composto pelos contos “A enxada”, da obra Veranico de Janeiro publicada em 1966, e “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois”, da obra Caminhos e Descaminhos publicada em 1965, de Bernardo Élis. Do ponto de vista científico para a pesquisa, a fundamentação teórica direcionada ao estudo se sustenta em autores como Hayden White (2014), Homi Bhabha (2013, 1992), Pedro Fonseca (2011) e Paul Ricoeur (2000) entre outros que abordam o assunto em discussão. Quanto à metodologia, a pesquisa se pauta em obras como os contos citados anteriormente, analisados e confrontados com fontes teóricas, que lhe sustentarão teoricamente a fim de que, a partir desse embate, se compreenda a relação à carga expressiva propiciada pelos tropos do discurso. Os resultados alcançados com essa pesquisa, por meio de uma visão literária, se configuram a partir do conhecimento a respeito do modo como as palavras se transfiguram de sentido, da expressividade da relação opressora e ideológica a que as classes marginalizadas estão submetidas, dos tropos discursivos marcados por discriminação e de estereótipos construídos histórica e culturalmente, do ponto de vista do opressor, e que caracterizam a população interiorana de Goiás. No caso dos contos examinados, o negro e a mulher indígena caracterizam-se como uma dessas representações estereotipadas, carregam em si, como personagens fictícias, as marcas opressoras da oralidade. O estudo assim, contribui epistemologicamente às pesquisas que tenham como objetivo conhecer um pouco mais sobre a capacidade que as palavras têm em se transfigurar significativamente pelos tropos discursivos, consequentemente entender os preconceitos ideológicos inseridos culturalmente na fala goiana, herança da colonialidade, o que Bernardo Élis propicia por meio de sua produção narrativa na Literatura Goiana.
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spelling Tropologias do discurso de gênero e do texto literário em “A enxada” e “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois” de Bernardo ÉlisTropologies of gender discourse and literary text in “A enxada” and “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois” by Bernardo ÉlisTroposBernardo ÉlisLiteratura goianaDiscursoRelação de poderTropes power relationshipGoiásDiscourseLiteratureLETRAS::LITERATURA BRASILEIRAO presente trabalho, com o tema direcionado a Tropologias do discurso, tem como objetivo discutir, por meio da observação das personagens constituintes de contos de Bernardo Élis, questões referentes ao processo de (de)formação social em que o mundo fictício dos contos representam vivências inseridas no sertão goiano. Entender também como, no texto literário, o processo histórico-cultural-geográfico pode ser determinante na subalternização das personagens marginalizadas presentes na narrativa literária. Entre os processos de subalternização, podem ser destacados a opressão do sertanejo pobre; os modos de discriminação a que ele está sujeito; a desconsideração do negro enquanto ser social e consequentemente seu rebaixamento da condição humana; a fragilidade feminilizada pelo discurso opressor; os estereótipos discriminatórios da figura feminina voltados à mulher indígena. Além disso, pelo viés literário, personagens se apresentam de modo coisificado, às vezes animalizado, por meio da metaforização da língua e outros recursos estilísticos na construção da narrativa literária que, no entanto, acabam por representar o cotidiano linguístico vivenciado no mundo real. O corpus da investigação é composto pelos contos “A enxada”, da obra Veranico de Janeiro publicada em 1966, e “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois”, da obra Caminhos e Descaminhos publicada em 1965, de Bernardo Élis. Do ponto de vista científico para a pesquisa, a fundamentação teórica direcionada ao estudo se sustenta em autores como Hayden White (2014), Homi Bhabha (2013, 1992), Pedro Fonseca (2011) e Paul Ricoeur (2000) entre outros que abordam o assunto em discussão. Quanto à metodologia, a pesquisa se pauta em obras como os contos citados anteriormente, analisados e confrontados com fontes teóricas, que lhe sustentarão teoricamente a fim de que, a partir desse embate, se compreenda a relação à carga expressiva propiciada pelos tropos do discurso. Os resultados alcançados com essa pesquisa, por meio de uma visão literária, se configuram a partir do conhecimento a respeito do modo como as palavras se transfiguram de sentido, da expressividade da relação opressora e ideológica a que as classes marginalizadas estão submetidas, dos tropos discursivos marcados por discriminação e de estereótipos construídos histórica e culturalmente, do ponto de vista do opressor, e que caracterizam a população interiorana de Goiás. No caso dos contos examinados, o negro e a mulher indígena caracterizam-se como uma dessas representações estereotipadas, carregam em si, como personagens fictícias, as marcas opressoras da oralidade. O estudo assim, contribui epistemologicamente às pesquisas que tenham como objetivo conhecer um pouco mais sobre a capacidade que as palavras têm em se transfigurar significativamente pelos tropos discursivos, consequentemente entender os preconceitos ideológicos inseridos culturalmente na fala goiana, herança da colonialidade, o que Bernardo Élis propicia por meio de sua produção narrativa na Literatura Goiana.The present work which has as theme directed to discourse Tropologies aims to make a discussion, from constituent characters of literary texts, more specifically short stories by Bernardo Élis, issues related to the process of social (de)formation, where the fictional world of short stories the fictional represents experiences inserted in the interior of Goiás. Besides, it also understand how the historicalcultural- geographical process can be decisive in the subalternization of marginalized characters inside in the literary narrative. Among the processes of subalternization, some stand out, such as: the oppression of the poor who lives in the countryside, the forms of discrimination to these ones are subject; the disregard of black people as a social being and consequently their downgrading of the human condition; the fragility feminized by the oppressive discourse; the discriminatory stereotypes of the female figure aimed at indigenous women. In addition, through the literary bias, characters present themselves in a reified, sometimes animalized way, through the metaphorization of language and other stylistic resources in the construction of the literary narrative that, however, end up representing the linguistic everyday life experienced in the real world. The research corpus is based on the short stories “A enxada” from the work Veranico de Janeiro published in 1966, and “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois”, from the work Caminhos e Descaminhos published in 1965, by Bernardo Élis. From a scientific point of view for this study, the theoretical foundation directed to the study will be supported by authors such as Hayden White (2014), Homi Bhabha (1992, 2013), Pedro Fonseca (2011) and Paul Ricoeur (2000) among others who approach the subject in discussion. According to the methodology, this research is based on a bibliographical approach, since it uses works such as the stories mentioned above, so it will be analyzed and confronted with theoretical sources, which will theoretically support it so that, from this confrontation, the relation to the expressive load can be understood and provided by the tropes of discourse. The results achieved with this research, through a literary vision, are configured from the knowledge about the way words are transfigured in meaning, the expressiveness of the oppressive and ideological relationship to which the marginalized classes are subjected, the discursive tropes marked by discrimination and historically and culturally constructed stereotypes, from the oppressor's point of view, and which characterize the interior population of Goiás. In the case of the short tales: the black man and the indigenous woman are characterized as one of these stereotyped representations, they carry within themselves, like fictional characters, the reality of everyday life. In addition, there is the possibility of contributing epistemologically to research that aims to know a little more about the way that words have to significantly transfigure themselves through discursive tropes, consequently understanding the ideological prejudices culturally inserted in Goiás speech, inheritance of coloniality, which Bernardo Élis show us through his narrative production in the Literature of Goiás.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Araújo, Márcia Maria de Melohttps://orcid.org/0000-0002-7762-3041http://lattes.cnpq.br/4274917871675439Araújo, Márcia Maria de MeloFerreira, Elizete AlbinaGonçalves, Ricardo Júnior de Assis FernandesRamos, Bruna Carla Martins2024-01-25T14:30:28Z2025-08-212023-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS-RAMOS, Bruna Carla. Tropologias do discurso de gênero e do texto literário em “A enxada” e “Ontem, como hoje, como amanhã, como depois” de Bernardo Élis. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1375porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-01-25T14:30:28Zoai:tede2:tede/1375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-01-25T14:30:28Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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