Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Vanderson dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157
Resumo: A presente dissertação trata do contexto das tecnologias de informação e comunicação, que se encontram extremamente difundidas em nossa sociedade, dentro da realidade da disciplina de arquitetura e construção, com ênfase nos desafios para implantação da plataforma BIM no ensino. O uso da plataforma BIM na Arquitetura se deve à diversos benefícios potenciais que esta ferramenta de modelagem da informação pode trazer. Dentre elas, está a simulação e o auxílio à padronização de componentes, sendo importante no desenvolvimento de soluções com maior controle e exatidão. Esta dissertação compreende as novas tecnologias de informação e comunicação como um avanço na educação, que permite novos ambientes de aprendizagem, assim como novas dinâmicas de ensino, que permitem a formação de cidadãos e profissionais capacitados para lidar com o mundo cientifico e tecnológico. O objetivo geral se deu por analisar os desafios e propor soluções para a implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura e construção, com foco na cidade de Anápolis-GO. Mais restritamente, objetivamos desenvolver um curso de curta duração, com ênfase na formação desses professores, e um e-book com matérias e informações sobre comandos e possíveis utilizações do BIM, para a formação continuada de professores da arquitetura e construção, mediante a defasagem tecnológica encontrada com relação a plataforma BIM. Este trabalho entende que, diante da sociedade tecnológica, se faz necessários novos modos de ensinar, assim como a capacitação constante de professores e instituições de ensino, para que desse modo, estejam atualizadas para as novas tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelo meio social. Foi utilizado como metodologia a pesquisa quanti-quantitativa, com levantamento de dados em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo. A pesquisa de campo encontrou embasamento teórico a partir do levantamento bibliográfico com relação as TICs no ensino, e sobre a plataforma BIM e os desafios para a sua implantação.
id UEG-2_50067c822daf9f0866940c38f18a7994
oai_identifier_str oai:tede2:tede/157
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquiteturaChallenges in the implementation of the BIM platform in contemporary architecture educationFormação de professoresArquitetura e UrbanismoTecnologia e EducaçãoPlataforma BIMTeacher trainingArchitecture and urbanismTechnology and educationBIM platformEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOA presente dissertação trata do contexto das tecnologias de informação e comunicação, que se encontram extremamente difundidas em nossa sociedade, dentro da realidade da disciplina de arquitetura e construção, com ênfase nos desafios para implantação da plataforma BIM no ensino. O uso da plataforma BIM na Arquitetura se deve à diversos benefícios potenciais que esta ferramenta de modelagem da informação pode trazer. Dentre elas, está a simulação e o auxílio à padronização de componentes, sendo importante no desenvolvimento de soluções com maior controle e exatidão. Esta dissertação compreende as novas tecnologias de informação e comunicação como um avanço na educação, que permite novos ambientes de aprendizagem, assim como novas dinâmicas de ensino, que permitem a formação de cidadãos e profissionais capacitados para lidar com o mundo cientifico e tecnológico. O objetivo geral se deu por analisar os desafios e propor soluções para a implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura e construção, com foco na cidade de Anápolis-GO. Mais restritamente, objetivamos desenvolver um curso de curta duração, com ênfase na formação desses professores, e um e-book com matérias e informações sobre comandos e possíveis utilizações do BIM, para a formação continuada de professores da arquitetura e construção, mediante a defasagem tecnológica encontrada com relação a plataforma BIM. Este trabalho entende que, diante da sociedade tecnológica, se faz necessários novos modos de ensinar, assim como a capacitação constante de professores e instituições de ensino, para que desse modo, estejam atualizadas para as novas tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelo meio social. Foi utilizado como metodologia a pesquisa quanti-quantitativa, com levantamento de dados em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo. A pesquisa de campo encontrou embasamento teórico a partir do levantamento bibliográfico com relação as TICs no ensino, e sobre a plataforma BIM e os desafios para a sua implantação.The present dissertation takes place in the context of the information and communication technologies, which are extremely widespread in our society, within the realities of the discipline of architecture and construction, with emphasis on the challenges for the implementation of the BIM platform in education. The use of the BIM platform in Architecture is due to the many potential benefits that this information modeling tool can bring. Among them is the simulation and the aid to the standardization of components, being important in the development of solutions with greater control and accuracy. This dissertation comprehends the that new information and communication technologies as an advance in education, which allows new learning environments as well as new teaching dynamics that allow the formation of citizens and professionals able to deal with the scientific and technological world. The general objective was to analyze the challenges and propose solutions for the implementation of the BIM platform in contemporary architecture and construction teaching, focusing on the city of Anápolis-GO. More strictly, we aim to develop a short course, with emphasis on the training of these teachers, and an e-book with materials and information about commands and possible uses of BIM, for the continuing education of teachers of architecture and construction, through technological lag found in relation to the BIM platform. This work understands that, facing the technological society, new ways of teaching are needed, as well as the constant training of teachers and educational institutions, so that they are updated to the new information and communication technologies used by the social environment. Quantitative-qualitative research was used as methodology, with survey of data in institutions of teaching of architecture and urbanism. The field research found a theoretical basis based on the bibliographical survey regarding ICT in teaching, and on the BIM platform and the challenges for its implementation.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Porto, Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Medeiros, Wilton de Araújohttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Gonçalves , Alexandre RibeiroMiranda, Sabrina de CoutoPorto, Marcelo DuarteAlves, Vanderson dos Santos2019-11-18T17:28:57Z2019-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, V. S.. Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-05-08T12:54:22Zoai:tede2:tede/157Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-05-08T12:54:22Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
Challenges in the implementation of the BIM platform in contemporary architecture education
title Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
spellingShingle Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
Alves, Vanderson dos Santos
Formação de professores
Arquitetura e Urbanismo
Tecnologia e Educação
Plataforma BIM
Teacher training
Architecture and urbanism
Technology and education
BIM platform
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
title_short Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
title_full Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
title_fullStr Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
title_full_unstemmed Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
title_sort Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura
author Alves, Vanderson dos Santos
author_facet Alves, Vanderson dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porto, Marcelo Duarte
http://lattes.cnpq.br/0952917016124917
Medeiros, Wilton de Araújo
http://lattes.cnpq.br/3197860412240014
Gonçalves , Alexandre Ribeiro
Miranda, Sabrina de Couto
Porto, Marcelo Duarte
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Vanderson dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Arquitetura e Urbanismo
Tecnologia e Educação
Plataforma BIM
Teacher training
Architecture and urbanism
Technology and education
BIM platform
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic Formação de professores
Arquitetura e Urbanismo
Tecnologia e Educação
Plataforma BIM
Teacher training
Architecture and urbanism
Technology and education
BIM platform
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
description A presente dissertação trata do contexto das tecnologias de informação e comunicação, que se encontram extremamente difundidas em nossa sociedade, dentro da realidade da disciplina de arquitetura e construção, com ênfase nos desafios para implantação da plataforma BIM no ensino. O uso da plataforma BIM na Arquitetura se deve à diversos benefícios potenciais que esta ferramenta de modelagem da informação pode trazer. Dentre elas, está a simulação e o auxílio à padronização de componentes, sendo importante no desenvolvimento de soluções com maior controle e exatidão. Esta dissertação compreende as novas tecnologias de informação e comunicação como um avanço na educação, que permite novos ambientes de aprendizagem, assim como novas dinâmicas de ensino, que permitem a formação de cidadãos e profissionais capacitados para lidar com o mundo cientifico e tecnológico. O objetivo geral se deu por analisar os desafios e propor soluções para a implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura e construção, com foco na cidade de Anápolis-GO. Mais restritamente, objetivamos desenvolver um curso de curta duração, com ênfase na formação desses professores, e um e-book com matérias e informações sobre comandos e possíveis utilizações do BIM, para a formação continuada de professores da arquitetura e construção, mediante a defasagem tecnológica encontrada com relação a plataforma BIM. Este trabalho entende que, diante da sociedade tecnológica, se faz necessários novos modos de ensinar, assim como a capacitação constante de professores e instituições de ensino, para que desse modo, estejam atualizadas para as novas tecnologias de informação e comunicação utilizadas pelo meio social. Foi utilizado como metodologia a pesquisa quanti-quantitativa, com levantamento de dados em instituições de ensino de arquitetura e urbanismo. A pesquisa de campo encontrou embasamento teórico a partir do levantamento bibliográfico com relação as TICs no ensino, e sobre a plataforma BIM e os desafios para a sua implantação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T17:28:57Z
2019-08-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, V. S.. Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157
identifier_str_mv ALVES, V. S.. Desafios na implantação da plataforma BIM no ensino contemporâneo de arquitetura. 2019. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)) - Câmpus Anápolis de Ciências Exatas e tecnológicas - Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093982551015424