Botânica e o ensino por investigação na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanini, Sílvia Matias Pereira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/150
Resumo: Conseguir que os alunos aprendam ciência atualmente não é uma tarefa simples, principalmente quando se trata do ensino de botânica, portanto buscamos trabalhar o ensino de botânica por meio do ensino de ciências por investigação, já que ensinar botânica requer a superação de várias dificuldades. O ensino por investigação é uma abordagem didática que trabalha o processo de investigação na prática, podendo ser utilizado desde o Ensino Fundamental, nos anos iniciais até os anos finais e se estende até o Ensino Médio. Diante da atual demanda por estudos que objetivassem elencar o ensino por investigação e o ensino de botânica, esta dissertação foi dividida em duas etapas: levantamento bibliográfico e elaboração de sequências de aulas investigativas. O levantamento bibliográfico mostrou que o ensino por investigação não é uma abordagem amplamente pesquisada no ensino de botânica na Educação Básica. Já a elaboração das sequências de aulas investigativas indicou que é viável a aplicação em sala de aula mesmo diante de tantas dificuldades no ambiente escolar. De acordo com os resultados observados, foi constatado que as estratégias didáticas investigativas colaboram para superar os modelos tradicionais de ensino, a tendência é tornar a aula mais interativa, estimular o interesse do aluno, estabelecer a cultura científica no ambiente escolar, e potencializar o desenvolvimento do aluno. Associar essa abordagem nas aulas de botânica pode engajar os estudantes para que sejam partícipes do ensino da ciência, embora a concepção educacional de ensino investigativo e ensino de botânica seja pouco usual e quase não há pesquisas nesta área, é sustentável para a aprendizagem significativa. Assim, o Produto Educacional desta dissertação consiste em um material de apoio para os professores da Educação Básica com sequências de aulas investigativas que podem contribuir para o ensino de Ciências e Biologia. A continuidade de estudos pode fornecer mais informações e dados para incentivar os professores da Educação Básica.
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Diante da atual demanda por estudos que objetivassem elencar o ensino por investigação e o ensino de botânica, esta dissertação foi dividida em duas etapas: levantamento bibliográfico e elaboração de sequências de aulas investigativas. O levantamento bibliográfico mostrou que o ensino por investigação não é uma abordagem amplamente pesquisada no ensino de botânica na Educação Básica. Já a elaboração das sequências de aulas investigativas indicou que é viável a aplicação em sala de aula mesmo diante de tantas dificuldades no ambiente escolar. De acordo com os resultados observados, foi constatado que as estratégias didáticas investigativas colaboram para superar os modelos tradicionais de ensino, a tendência é tornar a aula mais interativa, estimular o interesse do aluno, estabelecer a cultura científica no ambiente escolar, e potencializar o desenvolvimento do aluno. Associar essa abordagem nas aulas de botânica pode engajar os estudantes para que sejam partícipes do ensino da ciência, embora a concepção educacional de ensino investigativo e ensino de botânica seja pouco usual e quase não há pesquisas nesta área, é sustentável para a aprendizagem significativa. Assim, o Produto Educacional desta dissertação consiste em um material de apoio para os professores da Educação Básica com sequências de aulas investigativas que podem contribuir para o ensino de Ciências e Biologia. A continuidade de estudos pode fornecer mais informações e dados para incentivar os professores da Educação Básica.Getting students to learn science today is not a simple task, especially when it comes to teaching botany, so we seek to work on teaching botany through science teaching by investigation, since teaching botany requires overcoming several difficulties. The teaching by investigation is a didactic approach that works the process of investigation in practice, being able to be worked since the Elementary School, in the initial years until the final years and it extends until the High School. Given the current demand for studies aimed at listing the teaching by research and teaching of botany, this dissertation was divided into two stages: bibliographic survey and development of sequences of investigative classes. The bibliographic survey showed that teaching by research is not a widely used approach in the teaching of botany in Basic Education. The development of sequences of investigative classes indicated that it is feasible to apply in the classroom even in the face of so many difficulties in the school environment. According to the results observed, it was found that investigative didactic strategies collaborate to overcome the traditional models of teaching, the tendency is to make the class more interactive, stimulate the interest of the student, establish the scientific culture in the school environment, and enhance the development of the student. Associating this approach in botany classes can engage students to be participants in the teaching of science, although the educational conception of investigative teaching and teaching of botany is unusual and there is almost no research in this area, is sustainable for meaningful learning. Thus, the Educational Product of this dissertation consists of a support material for Basic Education teachers with sequences of investigative classes that can contribute to the teaching of Science and Biology. Continuity of studies can provide more information and data to encourage Basic Education teachers.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Miranda, Sabrina do Couto dehttp://lattes.cnpq.br/3653673838173344Miranda, Sabrina do Couto deScarpa, Daniela LopesSantos, Mirley Luciene dosMontanini, Sílvia Matias Pereira2019-10-02T12:40:07Z2019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTANINI, Sílvia Matias Pereira. Botânica e o ensino por investigação na educação básica. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC) - Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2019.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2020-12-04T16:27:24Zoai:tede2:tede/150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2020-12-04T16:27:24Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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