O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495 |
Resumo: | Esta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua. |
id |
UEG-2_62d18603719689adbd1800c5e36a5341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/1495 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadasThe use of “lexical bundles” in oral language for english teaching : a corpus-based systematization for non-literate childrenEnsino de Inglês para criançasLexical bundlesCórpusRegistro oralLexical bundlesCorpusOral registerEnglish language teaching for childrenLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASEsta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua.This research explores lexical bundles in English teaching for preliterate children according to the literacy expectations proposed by the National Curricular Base (BNCC). Lexical bundles are fixed lexical sequences that occur frequently in a specific linguistic register. Our theoretical framework draws on works related to Corpus Linguistics, including Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010), and Egbert et al. (2022), and on Interculturality, as approached by Kramsch (2021). Our general objective is to create a comprehensive list of relevant and applicable lexical bundles in the English language classroom, with a concern not only descriptive but also focused on teaching. The specific objective of this study is to identify and analyze the patterns of lexical bundles present in spoken language directed towards children in YouTube videos. To do this, we compiled a corpus consisting of 1,940 texts, totaling 1,722,722 million words. The transcription of the textual content of the videos was carried out through the online platform YouTube Scribe. With the assistance of the software Wordsmith Tools, version 5.0, 2021, we processed the corpus and listed the lexical bundles composed of three and four items. As a result, we identified 135 lexical bundles typical of communication aimed at children, i.e., oral linguistic patterns in different contexts and produced by different interlocutors, such as "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three", and "where are you". These linguistic-statistical evidences have the potential to impact the understanding of language aimed at preliterate children, providing didactic-pedagogical inputs for the teaching of English in early childhood education, exposing children to authentic and recurring linguistic patterns in the language.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Silva, Eduardo Batista dahttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763Silva, Eduardo Batista dahttp://lattes.cnpq.br/3593397842632763Lopes, Cristiane Rosahttps://orcid.org/0000-0002-2259-7608http://lattes.cnpq.br/5818321410864812Serpa, Talitahttps://orcid.org/0000-0003-3324-9593http://lattes.cnpq.br/7935107964292543Assis, Eleone Ferraz dehttps://orcid.org/0000-0003-4823-7907http://lattes.cnpq.br/7712734063758697Maciel, Iasmin Knuivers Franco2024-04-29T14:34:45Z2024-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-04-29T21:28:14Zoai:tede2:tede/1495Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-04-29T21:28:14Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas The use of “lexical bundles” in oral language for english teaching : a corpus-based systematization for non-literate children |
title |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
spellingShingle |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas Maciel, Iasmin Knuivers Franco Ensino de Inglês para crianças Lexical bundles Córpus Registro oral Lexical bundles Corpus Oral register English language teaching for children LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
title_short |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
title_full |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
title_fullStr |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
title_full_unstemmed |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
title_sort |
O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês : uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas |
author |
Maciel, Iasmin Knuivers Franco |
author_facet |
Maciel, Iasmin Knuivers Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eduardo Batista da http://lattes.cnpq.br/3593397842632763 Silva, Eduardo Batista da http://lattes.cnpq.br/3593397842632763 Lopes, Cristiane Rosa https://orcid.org/0000-0002-2259-7608 http://lattes.cnpq.br/5818321410864812 Serpa, Talita https://orcid.org/0000-0003-3324-9593 http://lattes.cnpq.br/7935107964292543 Assis, Eleone Ferraz de https://orcid.org/0000-0003-4823-7907 http://lattes.cnpq.br/7712734063758697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Iasmin Knuivers Franco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Inglês para crianças Lexical bundles Córpus Registro oral Lexical bundles Corpus Oral register English language teaching for children LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
Ensino de Inglês para crianças Lexical bundles Córpus Registro oral Lexical bundles Corpus Oral register English language teaching for children LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
description |
Esta pesquisa explora lexical bundles no ensino de inglês para crianças não alfabetizadas segundo a expectativa de alfabetização proposta pela Base Nacional Curricular (BNCC). Lexical bundles são sequências lexicais fixas que ocorrem frequentemente em um determinado registro linguístico. Nossa fundamentação teórica recorre aos trabalhos vinculados à Linguística de Córpus, incluindo Biber, Conrad, Cortes (2003), Romer (2008), Biber (2009), Berber Sardinha (2010) e Egbert et al. (2022), e à Interculturalidade, como abordado por Kramsch (2021). Nosso objetivo geral é criar uma lista abrangente de lexical bundles relevantes e aplicáveis na sala de aula de língua inglesa, com uma preocupação não apenas descritiva, mas também voltada ao ensino. O objetivo específico do presente estudo é identificar e analisar os padrões de lexical bundles presentes na língua falada direcionada para crianças em vídeos do YouTube. Para isso, compilamos um córpus composto por 1.940 textos, totalizando 1.722.722 milhões de palavras. A transcrição do conteúdo textual dos vídeos foi realizada por meio da plataforma online YouTube Scribe. Com o auxílio do software Wordsmith Tools, versão 5.0, 2021, processamos o córpus e elencamos os lexical bundles compostos por três e quatro itens. Como resultado, identificamos 135 lexical bundles típicos da comunicação destinada à criança, ou seja, padrões linguísticos orais em diferentes contextos e produzidos por diferentes interlocutores, como por exemplo "what are you", "go to the", "what do you", "one, two, three" e "where are you". Essas evidências linguístico-estatísticas têm o potencial de impactar a compreensão da linguagem destinada às crianças não alfabetizadas, fornecendo insumos didático-pedagógicos para o ensino de inglês na educação infantil, expondo as crianças a padrões linguísticos autênticos e recorrentes na língua. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-29T14:34:45Z 2024-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495 |
identifier_str_mv |
MACIEL, Iasmin. O uso de “lexical bundles” da oralidade para o ensino de inglês: uma sistematização baseada em córpus para crianças não alfabetizadas. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2024. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1809093999001075712 |