Letramento científico como prática de (trans)formação social: um estudo sobre o discurso de popularização das ciências da linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Lucas Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1217
Resumo: A popularização da ciência é uma prática discursiva importante para que os conhecimentos produzidos nas universidades superem seus muros, chegando ao cidadão comum. Por isso, o objetivo principal desta pesquisa é o de analisar o modo como o discurso de popularização científica contribui para que os conhecimentos linguísticos possibilitem a emancipação dos sujeitos, para a transformação da sociedade. A falta de letramento científico corrobora para a dificuldade em se compreender os assuntos referentes às questões mais específicas sobre ciência. Sustentada no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), fundamentamos este estudo com as contribuições de Bueno (1984, 1985), Freire (1995, 1987), Fairclough (2001, 2003), Ramalho e Resende (2011) Motta-Roth (2011), Silva (2020) dentre outros. A análise percorreu por três principais caminhos: análise da conjuntura, da prática em particular e do discurso. Dessa forma, foram analisados seis artigos de popularização científica (ArtPC), de acordo com as categorias gênero discursivo, relações semânticas/gramaticais entre palavras, períodos e orações (coesão e coerência), intertextualidade e interdiscursividade, na perspectiva do letramento científico como prática social. De acordo com o estudo realizado, o letramento científico, enquanto prática social emancipadora, é uma das alternativas para unir as sofisticações técnicas das pesquisas acadêmicas, recontextualizá-las e as posicionar na vida cotidiana, no dia a dia dos cidadãos, nas rodas de conversa, nos debates, nas discussões e formulações de políticas públicas e nas tomadas de decisões da vida em sociedade. Ao popularizar conceitos, teorias, princípios e temas das pesquisas em linguística, são criadas as condições para o reconhecimento do trabalho dos pesquisadores dessa área, possibilitando a geração de transformações para além da sala de aula e dos muros das universidades.
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A falta de letramento científico corrobora para a dificuldade em se compreender os assuntos referentes às questões mais específicas sobre ciência. Sustentada no arcabouço teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), fundamentamos este estudo com as contribuições de Bueno (1984, 1985), Freire (1995, 1987), Fairclough (2001, 2003), Ramalho e Resende (2011) Motta-Roth (2011), Silva (2020) dentre outros. A análise percorreu por três principais caminhos: análise da conjuntura, da prática em particular e do discurso. Dessa forma, foram analisados seis artigos de popularização científica (ArtPC), de acordo com as categorias gênero discursivo, relações semânticas/gramaticais entre palavras, períodos e orações (coesão e coerência), intertextualidade e interdiscursividade, na perspectiva do letramento científico como prática social. De acordo com o estudo realizado, o letramento científico, enquanto prática social emancipadora, é uma das alternativas para unir as sofisticações técnicas das pesquisas acadêmicas, recontextualizá-las e as posicionar na vida cotidiana, no dia a dia dos cidadãos, nas rodas de conversa, nos debates, nas discussões e formulações de políticas públicas e nas tomadas de decisões da vida em sociedade. Ao popularizar conceitos, teorias, princípios e temas das pesquisas em linguística, são criadas as condições para o reconhecimento do trabalho dos pesquisadores dessa área, possibilitando a geração de transformações para além da sala de aula e dos muros das universidades.Scientific popularization is an important discursive practice that enables the knowledge produced in universities to transcend their boundaries and reach the general public. Therefore, the main objective of this research is to analyze the ways in which the discourse of scientific popularization contributes to the linguistic knowledge that enables the emancipation of individuals for the transformation of society. The absence of scientific literacy contributes to difficulties in comprehending issues related to more specific scientific questions. Drawing on the theoretical and methodological framework of Critical Discourse Analysis (ADC), this study is grounded in the contributions of Bueno (1984, 1985); Freire (1995, 1987), Fairclough (2001, 2003), Ramalho e Resende (2011) Motta-Roth (2011), Silva (2020) among others. The analysis followed three main paths: analysis of the conjuncture, of the particular practice, and of discourse. Accordingly, six articles on scientific popularization (ArtPC) were analyzed, according to the categories of discursive genre, semantic/grammatical relations between words, clauses and sentences (cohesion and coherence), intertextuality, and interdiscursivity, from the perspective of scientific literacy as a social practice. According to the conducted study, scientific literacy, as an emancipatory social practice, is one of the alternatives to connect the technical sophistications of academic research, recontextualize them, and position them in everyday life, in the discussions, debates, and policy formulations, and in the decision-making process of society. By popularizing concepts, theories, principles, and themes from linguistic research, conditions are created for the recognition of the work of researchers in this field, which generates transformations beyond the classroom and the walls of universities.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Lima, Sostenes Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/2034769457931039Lima, Sostenes Cezar dehttp://lattes.cnpq.br/2034769457931039Pereira , Ariovaldo LopesCoroa , Maria Luiza Monteiro SalesSilvestre, Viviane Pires VianaBorges, Lucas Campos2023-06-15T17:18:09Z2023-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, L.C. Letramento científico como prática de (trans)formação social: um estudo sobre o discurso de popularização das ciências da linguagem. 2023. 146 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-06-15T17:18:09Zoai:tede2:tede/1217Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-06-15T17:18:09Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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