Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1414
Resumo: A publicidade pode influenciar os consumidores não só na decisão de compra de produtos, mas também na forma de pensar, agir e enfrentar preconceitos. Por meio dos apelos emocionais, apresentação de histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade pode impactar as pessoas levando-as a refletir sobre os mais diversos preconceitos enfrentados em nossa sociedade, como racismo, diversidade de gênero, diferenças sociais, dentre outros. Por isso, escolhemos nesta pesquisa analisar os discursos das campanhas publicitárias do Dia dos Namorados da empresa O Boticário. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende e Melo, 2011), com foco nos gêneros do discurso em questão (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) e na análise publicitária (Malanga, 1987; Sant’Anna, 2006; Santos, 2005), na tentativa de abordar o tema diversidade social, diversidade de gênero, performances de gênero e binarismo moderno (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Temos como objetivo geral analisar os discursos a respeito da diversidade de gênero nas campanhas Publicitárias do Dia dos Namorados da empresa de cosméticos, O Boticário, nos anos de 2009, 2015 e 2022, com o intuito de compreender como as questões relacionadas à diversidade de gênero são abordadas nessas campanhas ao longo do tempo. Nossa pesquisa é qualitativa, pois procura entender, a partir desses textos, aspectos mais discursivos que reverberam ideologias e acionam, comportamentos sociais. Quanto à metodologia, usamos a Análise do Discurso Crítica para o exame de três peças publicitárias que compreendem o período de 2009 a 2022. Inicialmente, percebemos que, no ano de 2009, a empresa promovia campanhas tradicionais, ou seja, mostrava apenas casais dentro das normas binárias, porém, a partir de 2015, seu discurso em relação à diversidade de gênero vem se transformando. No entanto, ainda percebemos rastros de conservadorismo nessas peças. Esperamos que tal análise promova reflexões pedagógicas envolvendo o público consumidor, no sentido de mostrar que se deve ter um olhar crítico para o discurso promovido pela mídia publicitária.
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Nossa fundamentação teórica baseia-se na Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende e Melo, 2011), com foco nos gêneros do discurso em questão (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) e na análise publicitária (Malanga, 1987; Sant’Anna, 2006; Santos, 2005), na tentativa de abordar o tema diversidade social, diversidade de gênero, performances de gênero e binarismo moderno (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Temos como objetivo geral analisar os discursos a respeito da diversidade de gênero nas campanhas Publicitárias do Dia dos Namorados da empresa de cosméticos, O Boticário, nos anos de 2009, 2015 e 2022, com o intuito de compreender como as questões relacionadas à diversidade de gênero são abordadas nessas campanhas ao longo do tempo. Nossa pesquisa é qualitativa, pois procura entender, a partir desses textos, aspectos mais discursivos que reverberam ideologias e acionam, comportamentos sociais. Quanto à metodologia, usamos a Análise do Discurso Crítica para o exame de três peças publicitárias que compreendem o período de 2009 a 2022. Inicialmente, percebemos que, no ano de 2009, a empresa promovia campanhas tradicionais, ou seja, mostrava apenas casais dentro das normas binárias, porém, a partir de 2015, seu discurso em relação à diversidade de gênero vem se transformando. No entanto, ainda percebemos rastros de conservadorismo nessas peças. Esperamos que tal análise promova reflexões pedagógicas envolvendo o público consumidor, no sentido de mostrar que se deve ter um olhar crítico para o discurso promovido pela mídia publicitária.Advertising can influence consumers not only in their decision to purchase products, but also in the way they think, act and face prejudices. Through emotional appeals, presentation of inspiring stories, humor, love and aspirations, advertising can impact people by making them reflect on the most diverse prejudices faced in our society, such as racism, gender diversity, social differences, among others. Therefore, in this research we chose to analyze the speeches of the Valentine's Day advertising campaigns of the company O Boticário. Our theoretical foundation is based on Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende and Melo, 2011), focusing on the genres of discourse in question (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) and advertising analysis (Malanga, 1987 ; Sant'Anna, 2006; Santos, 2005), in an attempt to address the topic of social diversity, gender diversity, gender performances and modern binarism (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Our general objective is to analyze the speeches regarding gender diversity in the Valentine's Day advertising campaigns of the cosmetics company, O Boticário, in the years 2009, 2015 and 2022, with the aim of understanding how issues related to gender diversity are addressed in these campaigns over time. Our research is qualitative, as it seeks to understand, from these texts, more discursive aspects that reverberate ideologies and trigger social behaviors. As for the methodology, we used Critical Discourse Analysis to examine three advertising pieces covering the period from 2009 to 2022. Initially, we noticed that, in 2009, the company promoted traditional campaigns, that is, it only showed couples within the binary norms, however, since 2015, their discourse in relation to gender diversity has been transforming. However, we still see traces of conservatism in these pieces. We hope that such analysis promotes pedagogical reflections involving the consumer public, to show that one must have a critical look at the discourse promoted by the advertising media.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Oliveira, Hélvio Frank dehttps://orcid.org/0000-0002-0553-8075http://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Hélvio Frank deVieira, Marília SilvaLima, Sostenes Cezar deBeltrão, Márcio EvaristoSantana, Elizabete Aparecida Gontijo2024-02-06T17:21:45Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Elizabete Aparecida Gontijo. Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais. 2023. 135 f. 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