Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1414
Resumo: A publicidade pode influenciar os consumidores não só na decisão de compra de produtos, mas também na forma de pensar, agir e enfrentar preconceitos. Por meio dos apelos emocionais, apresentação de histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade pode impactar as pessoas levando-as a refletir sobre os mais diversos preconceitos enfrentados em nossa sociedade, como racismo, diversidade de gênero, diferenças sociais, dentre outros. Por isso, escolhemos nesta pesquisa analisar os discursos das campanhas publicitárias do Dia dos Namorados da empresa O Boticário. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende e Melo, 2011), com foco nos gêneros do discurso em questão (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) e na análise publicitária (Malanga, 1987; Sant’Anna, 2006; Santos, 2005), na tentativa de abordar o tema diversidade social, diversidade de gênero, performances de gênero e binarismo moderno (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Temos como objetivo geral analisar os discursos a respeito da diversidade de gênero nas campanhas Publicitárias do Dia dos Namorados da empresa de cosméticos, O Boticário, nos anos de 2009, 2015 e 2022, com o intuito de compreender como as questões relacionadas à diversidade de gênero são abordadas nessas campanhas ao longo do tempo. Nossa pesquisa é qualitativa, pois procura entender, a partir desses textos, aspectos mais discursivos que reverberam ideologias e acionam, comportamentos sociais. Quanto à metodologia, usamos a Análise do Discurso Crítica para o exame de três peças publicitárias que compreendem o período de 2009 a 2022. Inicialmente, percebemos que, no ano de 2009, a empresa promovia campanhas tradicionais, ou seja, mostrava apenas casais dentro das normas binárias, porém, a partir de 2015, seu discurso em relação à diversidade de gênero vem se transformando. No entanto, ainda percebemos rastros de conservadorismo nessas peças. Esperamos que tal análise promova reflexões pedagógicas envolvendo o público consumidor, no sentido de mostrar que se deve ter um olhar crítico para o discurso promovido pela mídia publicitária.
id UEG-2_737541f1187e688cf315d43fd8ab86ce
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1414
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitaisA discursive analysis of gender diversity in the "Valentine's day" campaign of "O Boticário" in digital mediaCampanha publicitáriaFilme publicitárioAnálise do discurso críticaDiscursoDiversidade de gêneroLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAA publicidade pode influenciar os consumidores não só na decisão de compra de produtos, mas também na forma de pensar, agir e enfrentar preconceitos. Por meio dos apelos emocionais, apresentação de histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade pode impactar as pessoas levando-as a refletir sobre os mais diversos preconceitos enfrentados em nossa sociedade, como racismo, diversidade de gênero, diferenças sociais, dentre outros. Por isso, escolhemos nesta pesquisa analisar os discursos das campanhas publicitárias do Dia dos Namorados da empresa O Boticário. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende e Melo, 2011), com foco nos gêneros do discurso em questão (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) e na análise publicitária (Malanga, 1987; Sant’Anna, 2006; Santos, 2005), na tentativa de abordar o tema diversidade social, diversidade de gênero, performances de gênero e binarismo moderno (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Temos como objetivo geral analisar os discursos a respeito da diversidade de gênero nas campanhas Publicitárias do Dia dos Namorados da empresa de cosméticos, O Boticário, nos anos de 2009, 2015 e 2022, com o intuito de compreender como as questões relacionadas à diversidade de gênero são abordadas nessas campanhas ao longo do tempo. Nossa pesquisa é qualitativa, pois procura entender, a partir desses textos, aspectos mais discursivos que reverberam ideologias e acionam, comportamentos sociais. Quanto à metodologia, usamos a Análise do Discurso Crítica para o exame de três peças publicitárias que compreendem o período de 2009 a 2022. Inicialmente, percebemos que, no ano de 2009, a empresa promovia campanhas tradicionais, ou seja, mostrava apenas casais dentro das normas binárias, porém, a partir de 2015, seu discurso em relação à diversidade de gênero vem se transformando. No entanto, ainda percebemos rastros de conservadorismo nessas peças. Esperamos que tal análise promova reflexões pedagógicas envolvendo o público consumidor, no sentido de mostrar que se deve ter um olhar crítico para o discurso promovido pela mídia publicitária.Advertising can influence consumers not only in their decision to purchase products, but also in the way they think, act and face prejudices. Through emotional appeals, presentation of inspiring stories, humor, love and aspirations, advertising can impact people by making them reflect on the most diverse prejudices faced in our society, such as racism, gender diversity, social differences, among others. Therefore, in this research we chose to analyze the speeches of the Valentine's Day advertising campaigns of the company O Boticário. Our theoretical foundation is based on Critical Discourse Analysis (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende and Melo, 2011), focusing on the genres of discourse in question (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) and advertising analysis (Malanga, 1987 ; Sant'Anna, 2006; Santos, 2005), in an attempt to address the topic of social diversity, gender diversity, gender performances and modern binarism (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Our general objective is to analyze the speeches regarding gender diversity in the Valentine's Day advertising campaigns of the cosmetics company, O Boticário, in the years 2009, 2015 and 2022, with the aim of understanding how issues related to gender diversity are addressed in these campaigns over time. Our research is qualitative, as it seeks to understand, from these texts, more discursive aspects that reverberate ideologies and trigger social behaviors. As for the methodology, we used Critical Discourse Analysis to examine three advertising pieces covering the period from 2009 to 2022. Initially, we noticed that, in 2009, the company promoted traditional campaigns, that is, it only showed couples within the binary norms, however, since 2015, their discourse in relation to gender diversity has been transforming. However, we still see traces of conservatism in these pieces. We hope that such analysis promotes pedagogical reflections involving the consumer public, to show that one must have a critical look at the discourse promoted by the advertising media.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Oliveira, Hélvio Frank dehttps://orcid.org/0000-0002-0553-8075http://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Hélvio Frank deVieira, Marília SilvaLima, Sostenes Cezar deBeltrão, Márcio EvaristoSantana, Elizabete Aparecida Gontijo2024-02-06T17:21:45Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTANA, Elizabete Aparecida Gontijo. Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1414porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2024-02-06T17:21:45Zoai:tede2:tede/1414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2024-02-06T17:21:45Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
A discursive analysis of gender diversity in the "Valentine's day" campaign of "O Boticário" in digital media
title Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
spellingShingle Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
Campanha publicitária
Filme publicitário
Análise do discurso crítica
Discurso
Diversidade de gênero
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
title_full Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
title_fullStr Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
title_full_unstemmed Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
title_sort Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais
author Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
author_facet Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Hélvio Frank de
https://orcid.org/0000-0002-0553-8075
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Oliveira, Hélvio Frank de
Vieira, Marília Silva
Lima, Sostenes Cezar de
Beltrão, Márcio Evaristo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Elizabete Aparecida Gontijo
dc.subject.por.fl_str_mv Campanha publicitária
Filme publicitário
Análise do discurso crítica
Discurso
Diversidade de gênero
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Campanha publicitária
Filme publicitário
Análise do discurso crítica
Discurso
Diversidade de gênero
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description A publicidade pode influenciar os consumidores não só na decisão de compra de produtos, mas também na forma de pensar, agir e enfrentar preconceitos. Por meio dos apelos emocionais, apresentação de histórias inspiradoras, humor, amor e aspirações, a publicidade pode impactar as pessoas levando-as a refletir sobre os mais diversos preconceitos enfrentados em nossa sociedade, como racismo, diversidade de gênero, diferenças sociais, dentre outros. Por isso, escolhemos nesta pesquisa analisar os discursos das campanhas publicitárias do Dia dos Namorados da empresa O Boticário. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2016; Ramalho, Resende e Melo, 2011), com foco nos gêneros do discurso em questão (Bakhtin, 1997; Fairclough, 2016; Marcuschi, 2002) e na análise publicitária (Malanga, 1987; Sant’Anna, 2006; Santos, 2005), na tentativa de abordar o tema diversidade social, diversidade de gênero, performances de gênero e binarismo moderno (Bauman, 2000; Butler, 2003; Fairclough, 2016; Louro, 1997, 2001, 2007; Paula, 2016). Temos como objetivo geral analisar os discursos a respeito da diversidade de gênero nas campanhas Publicitárias do Dia dos Namorados da empresa de cosméticos, O Boticário, nos anos de 2009, 2015 e 2022, com o intuito de compreender como as questões relacionadas à diversidade de gênero são abordadas nessas campanhas ao longo do tempo. Nossa pesquisa é qualitativa, pois procura entender, a partir desses textos, aspectos mais discursivos que reverberam ideologias e acionam, comportamentos sociais. Quanto à metodologia, usamos a Análise do Discurso Crítica para o exame de três peças publicitárias que compreendem o período de 2009 a 2022. Inicialmente, percebemos que, no ano de 2009, a empresa promovia campanhas tradicionais, ou seja, mostrava apenas casais dentro das normas binárias, porém, a partir de 2015, seu discurso em relação à diversidade de gênero vem se transformando. No entanto, ainda percebemos rastros de conservadorismo nessas peças. Esperamos que tal análise promova reflexões pedagógicas envolvendo o público consumidor, no sentido de mostrar que se deve ter um olhar crítico para o discurso promovido pela mídia publicitária.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2024-02-06T17:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Elizabete Aparecida Gontijo. Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1414
identifier_str_mv SANTANA, Elizabete Aparecida Gontijo. Uma análise discursiva da diversidade de gênero em campanha de "Dia dos namorados" de "O Boticário" em mídias digitais. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2023.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944613319933952