A adequação da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás em 2020 : poder do estado, autonomia institucional e disputas de concepções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Paula Cinthya Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1152
Resumo: Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, e objetiva compreender os movimentos de reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia da UEG, no contexto da Resolução CNE/CP nº 2/2019/ Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação (BRASIL, 2019)) e da reforma da estrutura organizacional e pedagógica iniciada a partir de 2019 pelos agentes indicados pelo governador Ronaldo Caiado, com recorte na atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada revisão de literatura com busca nas teses, dissertações e periódicos indexados pela CAPES como Qualis A1 e A2; pelo Grupo de Trabalho Formação de Professores – GT 8 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); e pela revista mantida pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) sobre a BNC-Formação. A investigação buscou elementos empíricos sob a forma de entrevistas com representantes do NDE, agentes corresponsáveis pelo processo de adequação da matriz, e da gestão do Instituto de Educação e Licenciaturas (IAEL) da UEG, mediante um roteiro com questões semiabertas que foram processadas pelo software IRaMuTeQ. A partir da revisão de literatura e da empiria foram delineadas as categorias: Estado; autonomia; resistência; estratégias e disputas pedagógicas, tendo aporte teórico em Bourdieu (1989; 2014; 2004). Os dados evidenciam que os agentes do campo político induziram e indicaram ações para a UEG, por meio de políticas via governo federal, com a Base Nacional Comum Curricular para educação básica e a Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação, via governo estadual, com a reforma da estrutura organizacional e pedagógica da UEG – ou seja, o Estado detém poder sobre a UEG. Outro ponto para reflexão é que esse poder, em certa medida, fragiliza a autonomia da UEG. O governo estadual esboça marcas de uma política autoritária, alinhando seu projeto governamental, cunhado no ideário das políticas neoliberais, com a esfera federal. Nessa lógica compreende-se o estreitamento da relação entre a UEG e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) como uma estratégia para alinhar a Universidade com as proposições da BNCC da educação básica, em face da Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação. Essa estratégia abarcou inclusive a vinculação do orçamento próprio da UEG ao orçamento da SEDUC destinado à educação básica goiana. O curso de Pedagogia, via NDE do curso, realizou um movimento de resistência, diante da tarefa de alinhamento da matriz curricular à Resolução CNE/CP nº. 2/2015 (BRASIL, 2015), em um movimento contrário à Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação para garantir a realização do Vestibular/Processo Seletivo 2021/1. Os embates foram travados por meio das disputas pedagógicas, ou seja, pelos interesses dos agentes/representantes do NDE em relação às concepções sobre docência, com a atuação dos professores em espaços escolares, e de docência ampliada, com atuação dos professores em espaços não escolares. A pesquisa conclui que o processo de reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia em 2020 se configurou como adequação da matriz curricular.
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spelling A adequação da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás em 2020 : poder do estado, autonomia institucional e disputas de concepçõesThe adequacy of the curricular matrix of the Pedagogy course at the State University of Goiás in 2020 : state power, institutional autonomy and conception disputesMatriz curricular - Curso de PedagogiaUniversidade Estadual de Goiás - Curso de PedagogiaBase Nacional Comum Curricular (BNCC) - Formaçao de professoresCurriculum Matrix - Pedagogy CourseState University of Goiás (UEG) - Pedagogy CourseNational Common Curricular Base (BNCC) - Teacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Trabalho, Estado e Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, e objetiva compreender os movimentos de reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia da UEG, no contexto da Resolução CNE/CP nº 2/2019/ Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação (BRASIL, 2019)) e da reforma da estrutura organizacional e pedagógica iniciada a partir de 2019 pelos agentes indicados pelo governador Ronaldo Caiado, com recorte na atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia. Para tanto, foi realizada revisão de literatura com busca nas teses, dissertações e periódicos indexados pela CAPES como Qualis A1 e A2; pelo Grupo de Trabalho Formação de Professores – GT 8 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); e pela revista mantida pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) sobre a BNC-Formação. A investigação buscou elementos empíricos sob a forma de entrevistas com representantes do NDE, agentes corresponsáveis pelo processo de adequação da matriz, e da gestão do Instituto de Educação e Licenciaturas (IAEL) da UEG, mediante um roteiro com questões semiabertas que foram processadas pelo software IRaMuTeQ. A partir da revisão de literatura e da empiria foram delineadas as categorias: Estado; autonomia; resistência; estratégias e disputas pedagógicas, tendo aporte teórico em Bourdieu (1989; 2014; 2004). Os dados evidenciam que os agentes do campo político induziram e indicaram ações para a UEG, por meio de políticas via governo federal, com a Base Nacional Comum Curricular para educação básica e a Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação, via governo estadual, com a reforma da estrutura organizacional e pedagógica da UEG – ou seja, o Estado detém poder sobre a UEG. Outro ponto para reflexão é que esse poder, em certa medida, fragiliza a autonomia da UEG. O governo estadual esboça marcas de uma política autoritária, alinhando seu projeto governamental, cunhado no ideário das políticas neoliberais, com a esfera federal. Nessa lógica compreende-se o estreitamento da relação entre a UEG e a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC) como uma estratégia para alinhar a Universidade com as proposições da BNCC da educação básica, em face da Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação. Essa estratégia abarcou inclusive a vinculação do orçamento próprio da UEG ao orçamento da SEDUC destinado à educação básica goiana. O curso de Pedagogia, via NDE do curso, realizou um movimento de resistência, diante da tarefa de alinhamento da matriz curricular à Resolução CNE/CP nº. 2/2015 (BRASIL, 2015), em um movimento contrário à Resolução CNE/CP nº 2/2019/ BNC-Formação para garantir a realização do Vestibular/Processo Seletivo 2021/1. Os embates foram travados por meio das disputas pedagógicas, ou seja, pelos interesses dos agentes/representantes do NDE em relação às concepções sobre docência, com a atuação dos professores em espaços escolares, e de docência ampliada, com atuação dos professores em espaços não escolares. A pesquisa conclui que o processo de reestruturação da matriz curricular do curso de Pedagogia em 2020 se configurou como adequação da matriz curricular.This research is part of the Work, State and Educational Policies Research Line of the Graduate Program in Education at the State University of Goiás (UEG), University Unit of Inhumas, and aims to understand the restructuring movement of the curricular matrix of the Pedagogy course of the UEG, in the context of Resolution CNE/CP nº 2/2019/ Common National Base for Initial Training of Basic Education Teachers (BNC-Formação (BRASIL, 2019)) and the reform of the organizational and pedagogical structure initiated in 2019 by the agents appointed by Governor Ronaldo Caiado with a focus on the performance of the Structuring Teaching Nucleus (NDE) of the Pedagogy course. For that, a literature review was carried out with a search in theses, dissertations, journals indexed by CAPES such as Qualis A1 and A2; by the Teacher Training Working Group – GT 8 of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) and by the magazine maintained by the National Association for the Training of Education Professionals (ANFOPE) on BNC-Training. The investigation sought empirical elements in the form of interviews with NDE representatives, co-responsible for the process of adapting the matrix, and for the management of the Institute of Education and Licentiates (IAEL) of UEG, through a script with semi-open questions that were processed by the software IRaMuTeQ. Based on the literature review and empirical analysis, the following categories were delineated: State; autonomy; resistance; pedagogical strategies and disputes having theoretical support in Bourdieu (1989; 2014; 2004). The data show that agents in the political field induced and indicated actions for the UEG, through policies, via the federal government with the Common Curricular Action Base for Basic Education and Resolution CNE/CP No. 2/2019/BNC-Formação, via the government state with the reform of the organizational and pedagogical structure of the UEG, that is, the State holds power over the UEG. Another point for reflection is that this power, to a certain extent, weakens the autonomy of the UEG. The state government outlines marks of a authoritarian policy, aligning its governmental project with the federal sphere, coined in the ideology of neoliberal policies. In this logic, the strengthening of the relationship between the UEG and the State Department of Education of Goiás (SEDUC) is understood as a strategy to align the University with the proposals of the BNCC of basic education, in view of Resolution CNE/CP nº 2/ 2019/ BNC-Training. This strategy even included linking the UEG's own budget with the SEDUC budget for basic education in Goiás. The Pedagogy course, via the course’s NDE, carried out a movement of resistance, in view of the task of aligning the curricular matrix with Resolution CNE/CP nº 2/2015 (BRASIL, 2015), in a move contrary to Resolution CNE/CP nº 2/2019/BNC-Formação to guarantee the completion of the Vestibular/Selective Process 2021/1. The clashes were fought through pedagogical disputes, that is, by the interests of the agents/representatives of the NDE in relation to the conceptions about teaching with the performance of teachers in school spaces and of expanded teaching with the performance of teachers in non-school spaces. The research concludes that the process of restructuring the curricular matrix of the Pedagogy course in 2020 configured the adequacy of the curricular matrix.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em EducaçãoBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em EducaçãoOliveira, Valdirene Alves dehttps://orcid.org/0000-0003-3044-4182http://lattes.cnpq.br/5886322625345777Oliveira, Valdirene Alves deOliveira, João Ferreira deNoleto, Sylvana de Oliveira BernardiCintra, Paula Cinthya Silva2023-03-28T16:55:29Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCINTRA, Paula Cinthya Silva. A adequação da matriz curricular do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás em 2020 : poder do estado, autonomia institucional e disputas de concepções. 2023. 232 f. 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