O Inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1358 |
Resumo: | A questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma disciplina do currículo escolar da Educação Básica brasileira, frequentemente, estando sujeito da constituição do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico da escola, não é exposta ou, quando é feita, acontece inicialmente, fragmentada, isolada no conhecimento de determinadas disciplinas. A Educação Ambiental, o ensino da Língua Inglesa, do mesmo modo necessita ser agregado à educação global, visto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este estudo tem como finalidade mostrar que a união da língua estrangeira inglês com o tema meio ambiente, além de ser provável, pode ser engrandecedor para o trabalho na sala de aula, na medida em que o educando possibilita fazer uso do idioma como meio para compreender a realidade na qual está inserido. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa exploratória, pelo fato que o mesmo busca levantar informações sobre certo objeto e qualitativa, por considerar elementos sociais e culturais sem restringir-se unicamente aos aspectos numéricos presentes nas pesquisas quantitativas. Foi feito um trabalho de campo onde foi elaborado um produto composto por uma Sequência Didática realizada de modo presencial em duas |
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O Inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básicaEnglish as a tool for environmental education : possibility in basic educationLíngua inglesaEducação ambientalInterdisciplinaridadeEnsino e aprendizagemEnvironmental EducationEnglish languageInterdisciplinarityTeaching and learningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLINGUISTICA, LETRAS E ARTESA questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma disciplina do currículo escolar da Educação Básica brasileira, frequentemente, estando sujeito da constituição do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico da escola, não é exposta ou, quando é feita, acontece inicialmente, fragmentada, isolada no conhecimento de determinadas disciplinas. A Educação Ambiental, o ensino da Língua Inglesa, do mesmo modo necessita ser agregado à educação global, visto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este estudo tem como finalidade mostrar que a união da língua estrangeira inglês com o tema meio ambiente, além de ser provável, pode ser engrandecedor para o trabalho na sala de aula, na medida em que o educando possibilita fazer uso do idioma como meio para compreender a realidade na qual está inserido. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa exploratória, pelo fato que o mesmo busca levantar informações sobre certo objeto e qualitativa, por considerar elementos sociais e culturais sem restringir-se unicamente aos aspectos numéricos presentes nas pesquisas quantitativas. Foi feito um trabalho de campo onde foi elaborado um produto composto por uma Sequência Didática realizada de modo presencial em duasThe issue of teaching a second language is based on the assumption that it should be a motivating factor for the student to learn, and the pedagogical practice of the English teacher needs to be related to the student's understanding of the true importance of this learning process. In this scenario, the current study aims to investigate teaching and learning activities that involve the environmental issue in the acquisition of new vocabulary in English. Environmental Education, because it is not a subject of the Brazilian Basic Education school curriculum, often being subject to the constitution of the teaching staff and the School's Pedagogical Political Project, it is not exposed or, when it is done, it happens initially, fragmented, isolated in the knowledge of certain disciplines. Environmental Education, the teaching of the English language, likewise needs to be added to global education, seen through an interdisciplinary perspective. Thus, this study aims to show that the union of the foreign language English with the environment theme, in addition to being probable, can be enriching for work in the classroom, insofar as the student makes it possible to use the language as a means of to understand the reality in which it is inserted. The methodology used is based on exploratory research, as it seeks to gather information about a certain object and is qualitative, considering social and cultural elements without being restricted solely to the numerical aspects present in quantitative research. Fieldwork was carried out in which a product was prepared consisting of a Didactic Sequence carried out in person in two stages, the first being in the 3rd bimester of the year 2021 to present the intervention project to teachers and management team and the second stage in the 2nd quarter of 2022 with the application of the Didactic Sequence in five classes. With this perspective, the productUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Medeiros, Milton Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Medeiros, Wilton de AraújoSilva, Leicy Francisca daSilva, Barbra do Rosário SabotaLima, Danúbia Aparecida Santos2023-12-08T18:29:58Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, D. A. S. O Inglês como ferramenta Para Educação Ambiental : possibilidades na educação básica. 2023. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2023 .http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-12-08T18:38:03Zoai:tede2:tede/1358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-12-08T18:38:03Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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