O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Danúbia Aparecida Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1360
Resumo: A questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma disciplina do currículo escolar da Educação Básica brasileira, frequentemente, estando sujeito da constituição do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico da escola, não é exposta ou, quando é feita, acontece inicialmente, fragmentada, isolada no conhecimento de determinadas disciplinas. A Educação Ambiental, o ensino da Língua Inglesa, do mesmo modo necessita ser agregado à educação global, visto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este estudo tem como finalidade mostrar que a união da língua estrangeira inglês com o tema meio ambiente, além de ser provável, pode ser engrandecedor para o trabalho na sala de aula, na medida em que o educando possibilita fazer uso do idioma como meio para compreender a realidade na qual está inserido. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa exploratória, pelo fato que o mesmo busca levantar informações sobre certo objeto e qualitativa, por considerar elementos sociais e culturais sem restringir-se unicamente aos aspectos numéricos presentes nas pesquisas quantitativas. Foi feito um trabalho de campo onde foi elaborado um produto composto por uma Sequência Didática realizada de modo presencial em duas etapas, sendo a primeira no 3.o bimestre do ano de 2021 para apresentação do projeto de intervenção aos professores e equipe gestora e a segunda etapa no 2.o bimestre de 2022 com a aplicação da Sequência Didática em cinco aulas. Com essa perspectiva, o produto visou garantir as habilidades e competências garantidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
id UEG-2_df279e03d8ee7e7922a50cdcfdf9527c
oai_identifier_str oai:tede2:tede/1360
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básicaEnglish as a tool for environmental education : possibility in basic educationEducação ambientalLíngua inglesaInterdisciplinaridadeEnsino e aprendizagemEnvironmental EducationEnglish languageInterdisciplinarityTeaching and learningCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma disciplina do currículo escolar da Educação Básica brasileira, frequentemente, estando sujeito da constituição do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico da escola, não é exposta ou, quando é feita, acontece inicialmente, fragmentada, isolada no conhecimento de determinadas disciplinas. A Educação Ambiental, o ensino da Língua Inglesa, do mesmo modo necessita ser agregado à educação global, visto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este estudo tem como finalidade mostrar que a união da língua estrangeira inglês com o tema meio ambiente, além de ser provável, pode ser engrandecedor para o trabalho na sala de aula, na medida em que o educando possibilita fazer uso do idioma como meio para compreender a realidade na qual está inserido. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa exploratória, pelo fato que o mesmo busca levantar informações sobre certo objeto e qualitativa, por considerar elementos sociais e culturais sem restringir-se unicamente aos aspectos numéricos presentes nas pesquisas quantitativas. Foi feito um trabalho de campo onde foi elaborado um produto composto por uma Sequência Didática realizada de modo presencial em duas etapas, sendo a primeira no 3.o bimestre do ano de 2021 para apresentação do projeto de intervenção aos professores e equipe gestora e a segunda etapa no 2.o bimestre de 2022 com a aplicação da Sequência Didática em cinco aulas. Com essa perspectiva, o produto visou garantir as habilidades e competências garantidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).The issue of teaching a second language is based on the assumption that it should be a motivating factor for the student to learn, and the pedagogical practice of the English teacher needs to be related to the student's understanding of the true importance of this learning process. In this scenario, the current study aims to investigate teaching and learning activities that involve the environmental issue in the acquisition of new vocabulary in English. Environmental Education, because it is not a subject of the Brazilian Basic Education school curriculum, often being subject to the constitution of the teaching staff and the School's Pedagogical Political Project, it is not exposed or, when it is done, it happens initially, fragmented, isolated in the knowledge of certain disciplines. Environmental Education, the teaching of the English language, likewise needs to be added to global education, seen through an interdisciplinary perspective. Thus, this study aims to show that the union of the foreign language English with the environment theme, in addition to being probable, can be enriching for work in the classroom, insofar as the student makes it possible to use the language as a means of to understand the reality in which it is inserted. The methodology used is based on exploratory research, as it seeks to gather information about a certain object and is qualitative, considering social and cultural elements without being restricted solely to the numerical aspects present in quantitative research. Fieldwork was carried out in which a product was prepared consisting of a Didactic Sequence carried out in person in two stages, the first being in the 3rd bimester of the year 2021 to present the intervention project to teachers and management team and the second stage in the 2nd quarter of 2022 with the application of the Didactic Sequence in five classes. With this perspective, the product aimed to guarantee the skills and competences guaranteed in the National Common Curricular Base (BNCC).Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Medeiros, Wilton Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/3197860412240014Medeiros, Wilton de AraújoSilva, Leicy Francisca daSilva, Barbra do Rosário SabotaLima, Danúbia Aparecida Santos2023-12-11T17:43:52Z2022-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, D. A. S. O inglês como ferramenta para educação ambiental: possibilidades na educação básica. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-12-11T17:43:52Zoai:tede2:tede/1360Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-12-11T17:43:52Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
English as a tool for environmental education : possibility in basic education
title O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
spellingShingle O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
Lima, Danúbia Aparecida Santos
Educação ambiental
Língua inglesa
Interdisciplinaridade
Ensino e aprendizagem
Environmental Education
English language
Interdisciplinarity
Teaching and learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
title_full O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
title_fullStr O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
title_full_unstemmed O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
title_sort O inglês como ferramenta para educação ambiental : possibilidades na educação básica
author Lima, Danúbia Aparecida Santos
author_facet Lima, Danúbia Aparecida Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Medeiros, Wilton Araújo de
http://lattes.cnpq.br/3197860412240014
Medeiros, Wilton de Araújo
Silva, Leicy Francisca da
Silva, Barbra do Rosário Sabota
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Danúbia Aparecida Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Língua inglesa
Interdisciplinaridade
Ensino e aprendizagem
Environmental Education
English language
Interdisciplinarity
Teaching and learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Educação ambiental
Língua inglesa
Interdisciplinaridade
Ensino e aprendizagem
Environmental Education
English language
Interdisciplinarity
Teaching and learning
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A questão do ensino de uma segunda língua parte do pressuposto de que deve-se ser um fator motivador para o aluno aprender, e a prática pedagógica do professor de inglês precisa estar relacionada à compreensão do aluno sobre a verdadeira importância desse processo de aprendizagem. Nesse cenário, o atual estudo tem como objetivo investigar atividades de ensino e aprendizagem que envolvam a questão ambiental na aquisição de novos vocabulários em Inglês. A Educação Ambiental, por não ser uma disciplina do currículo escolar da Educação Básica brasileira, frequentemente, estando sujeito da constituição do corpo docente e do Projeto Político Pedagógico da escola, não é exposta ou, quando é feita, acontece inicialmente, fragmentada, isolada no conhecimento de determinadas disciplinas. A Educação Ambiental, o ensino da Língua Inglesa, do mesmo modo necessita ser agregado à educação global, visto por meio de uma perspectiva interdisciplinar. Assim, este estudo tem como finalidade mostrar que a união da língua estrangeira inglês com o tema meio ambiente, além de ser provável, pode ser engrandecedor para o trabalho na sala de aula, na medida em que o educando possibilita fazer uso do idioma como meio para compreender a realidade na qual está inserido. A metodologia utilizada se baseia em uma pesquisa exploratória, pelo fato que o mesmo busca levantar informações sobre certo objeto e qualitativa, por considerar elementos sociais e culturais sem restringir-se unicamente aos aspectos numéricos presentes nas pesquisas quantitativas. Foi feito um trabalho de campo onde foi elaborado um produto composto por uma Sequência Didática realizada de modo presencial em duas etapas, sendo a primeira no 3.o bimestre do ano de 2021 para apresentação do projeto de intervenção aos professores e equipe gestora e a segunda etapa no 2.o bimestre de 2022 com a aplicação da Sequência Didática em cinco aulas. Com essa perspectiva, o produto visou garantir as habilidades e competências garantidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
2023-12-11T17:43:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, D. A. S. O inglês como ferramenta para educação ambiental: possibilidades na educação básica. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1360
identifier_str_mv LIMA, D. A. S. O inglês como ferramenta para educação ambiental: possibilidades na educação básica. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET - Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, GO, 2022.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093997216399360